16 de set. de 2011

Nova fábrica da Nissan - Resende pula na frente

Foto: Divulgação
Nova fábrica da Nissan - Resende pula na frente Protocolo de intenções da marca japonesa já teria sido assinado com o governo estadual e a prefeitura de Resende, destino da unidade industrial no Rio de Janeiro


Segundo informações do jornal “Diário do Vale”, de Volta Redonda, a Nissan assinou na última quinta-feira (15/9) um protocolo de intenções com o governo do Rio de Janeiro para a instalação de uma fábrica em Resende, no Sul do Rio de Janeiro, próximo à divisa com o estado de São Paulo. O ato foi realizado no Palácio Guanabara, sede do governo, e não foi divulgado para a imprensa. A marca japonesa deve fazer o anúncio oficial no início de outubro. De acordo com a publicação, estiveram presentes o governador do Rio, Sérgio Cabral, o prefeito de Resende, José Rechuan, e o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços da cidade, Edgar Moreira Gomes, além de executivos da filial brasileira da Nissan. Para o anúncio oficial, é esperada a vinda de um executivo da matriz da empresa, localizada em Yokohama, no Japão. A fábrica terá capacidade para cerca de 200 mil veículos por ano e deve gerar, inicialmente, 4 mil empregos diretos. A Nissan já possui uma unidade em São José dos Pinhais, no estado do Paraná.

O interesse da Nissan no estado do Rio de Janeiro e as conversas da montadora com o governo estadual e a prefeitura de Resende já eram de conhecimento público. No final de agosto, uma comitiva de executivos da marca esteve na cidade e foi recebida pelo prefeito, que acompanhou o grupo até um terreno próximo às margens da rodovia Presidente Dutra, no pólo industrial do município, com dimensões que correspondem aos interesses da montadora. O diretor de operações da Nissan japonesa, Toshiyuki Shiga, estava entre os executivos brasileiros durante a visita.

Caso o anúncio oficial da segunda fábrica da Nissan no Brasil confirme o município de Resende como destino dos investimentos, a marca japonesa passará a ser a terceira empresa do setor automobilístico instalada na região. O grupo francês PSA Peugeot Citroën, do segmento de veículos de passeio, e o alemão MAN Latin America, do segmento de caminhões e ônibus, também possuem unidades na cidade.

O CEO da Nissan mundial, Carlos Ghosn, anunciou a segunda fábrica da marca no Brasil em junho e estabeleceu até o final do ano para fazer o anúncio oficial do local escolhido. A Nissan quer atingir 2% de participação no mercado brasileiro até o fim do ano – atualmente tem 1,7% – e chegar a 3% em 2012, por meio do hatch compacto March, que virá importado do México e será lançado como o “primeiro popular japonês”, em outubro. Globalmente, a marca nipônica estabeleceu o plano de metas Nissan Power 88, que almeja 8% de participação no mercado global e 8% de lucro operacional até o fim de 2016. ( Com informações do Diário do Vale )
Fonte: motordream
Disponível no(a)http://motordream.uol.com.br

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