15 de set. de 2011

Honda confirma novo superesportivo NSX

Fotos: Divulgação
Honda confirma novo superesportivo NSX
O CEO da marca nipônica garante que a “Ferrari japonesa”, vendida entre 1990 e 2005, ganhará nova geração, ainda sem cronograma estabelecido

O CEO da Honda, Takanobu Ito, afirmou que levará adiante a ideia de produzir uma nova geração do superesportivo NSX, considerado por muitos como a “Ferrari japonesa”. O modelo original foi vendido entre 1990 e 2005, em duas gerações. O esportivo de dois lugares e motor traseiro-central se destacava pela carroceria totalmente fabricada em alumínio, característica que contribuía para reduzir em até 200 kg o peso do carro.
A Honda já havia demonstrado interesse em reviver o NSX ao apresentar o conceito Acura Advanced Sports Car, no Salão de Detroit de 2007. O projeto de produzir um esportivo com motor V10 deveria acontecer no ano seguinte, mas os planos foram interrompidos por causa da recessão desencadeada pela crise financeira global.

De acordo com o executivo japonês, o novo NSX será mais focado na relação entre potência-peso, mas deverá respeitar a filosofia de sustentabilidade defendida pela Honda atualmente. Para Ito, o próximo superesportivo será também uma oportunidade de provar que a marca nipônica não deixou para trás a imagem de esportividade apenas porque mudou o foco para a eficiência no consumo de combustível em seus últimos lançamentos.

O CEO da Honda não determinou prazos para o novo projeto, mas está mesmo disposto a capitanear a ideia. O engenheiro ajudou a desenvolver a carroceria de alumínio do NSX no início de sua carreira. O superesportivo original era equipado com motor V6 de 290 cv – para um modelo de 1.350 kg, uma notável relação potência-peso à época.

A história do superesportivo nipônico também teve participação do piloto brasileiro Ayrton Senna, que realizou testes com o modelo no circuito de Suzuka, no Japão, e convenceu os engenheiros da Honda de que o chassi do NSX precisava ser reforçado. Em agradecimento à contribuição de Senna, a marca japonesa o presenteou com duas unidades do bólido – o exemplar de 1993, com a lendária placa BSS-8888 (que faz referência ao nome ‘Beco’ – apelido de infância – Senna Silva e à data 1988, ano de seu primeiro título na Fórmula 1), ainda está em posse da família do piloto.



Fonte: motordream
Disponível no(a)http://motordream.uol.com.br

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