Salão de Frankfurt estará repleto de novidades que definirão o futuro do mercado de carros e MotorDream adianta as principais atrações que farão estreia mundial na Alemanha
por Bruno França
Com a sombra do último evento em 2009, que, abalado pela crise econômica mundial, teve baixa de 15% de público, o 64.º Internationale Automobil-Ausstellung – IAA –, conhecido como o Salão Internacional de Frankfurt, abre as portas à imprensa nos dias 13 e 14 de setembro, e ao público entre os dias 15 e 25. Alternando bianualmente com o Salão de Paris, a mostra é considerada como a mais importante no mundo automotivo e costuma servir de palco para muitas marcas que lá exibem suas principais novidades.
por Bruno França
Com a sombra do último evento em 2009, que, abalado pela crise econômica mundial, teve baixa de 15% de público, o 64.º Internationale Automobil-Ausstellung – IAA –, conhecido como o Salão Internacional de Frankfurt, abre as portas à imprensa nos dias 13 e 14 de setembro, e ao público entre os dias 15 e 25. Alternando bianualmente com o Salão de Paris, a mostra é considerada como a mais importante no mundo automotivo e costuma servir de palco para muitas marcas que lá exibem suas principais novidades.
Em Frankfurt, também é tradição que as marcas da casa brilhem mais que as forasteiras. As fabricantes alemãs, como BMW, Audi, Volkswagen e Porsche, não brincam em serviço quando o assunto é caprichar no salão. No caso das três primeiras, a aposta fica por conta dos conceitos elétricos. Na BMW, além de preparar a estréia do novo Série 1 e, possivelmente, também da próxima geração do Série 3, a marca tem como grande sensação o lançamento da nova gama de carros ecológicos, a linha ‘i’, com os conceitos i3, um compacto elétrico, e i8, um esportivo com motorização híbrida. Para não ficar atrás, a Audi, também aposta na exibição de um conceito de “vida elétrica”. O novo braço de sua linha e-Tron mostrará o Urban Concept. O modelo é feito a partir de fibra de carbono, com caráter esportivo e espaço para dois ocupantes.
Mais ousada que as concorrentes, a Volkswagen divulga em Frankfurt sua proposta de mobilidade urbana com o conceito Nils. O protótipo sugere um carro com espaço somente para o motorista. Feito de alumínio, o protótipo pesa somente 460 kg e é equipado com um propulsor elétrico de 35 cv e 13,2 kgfm de torque.
Porém, nem só de elétricos se faz um salão. Os esportivos também causam o furor do público e das montadoras. Na marca das quatro argolas a série “S”, linha que explora a esportividade, convida mais modelos para se juntarem ao clube. Os modelos da vez são o S6, junto à versão station wagon, S7 e S8. Ainda do lado alemão do motorshow, a Porsche estará com a nova geração do lendário 911. A grande novidade é a inédita transmissão manual de sete velocidades, desenvolvida para tentar ser tão rápida como o câmbio automatizado de sete marchas.
Os alemães não estão sozinhos nesse segmento. Seguidos de perto pela elegância e competência dos ingleses, a briga entre os tradicionais fabricantes de carros fica ainda mais acirrada. A Aston Martin, uma das marcas mais emblemáticas do cinema e famosa por ser o carro oficial do agente secreto 007, chegará ao salão a bordo do esportivo V12 Zagato, modelo baseado no Vantage, que vem com motor 6.0 litros de 510 cv de potência e 57 kgfm de torque. Com apenas 150 unidades produzidas, cada uma custará cerca de R$ 890 mil.
Também inglesa, a Jaguar revelará na Alemanha o conceito C-X16, aparentemente um cupê esportivo. A imprensa internacional aposta que ele será uma homenagem ao E-Type, um dos maiores clássicos da montadora.
No mesmo segmento de cupê esportivo, a Kia apresentará no Salão de Frankfurt o protótipo de quatro portas de alto luxo, baseado nos mesmos moldes de modelos como o Mercedes-Benz CLS e Audi A7. Para o Brasil, a marca aposta na vinda do novo Sportage bicombustível e do sedã de luxo Optima, ambos com motores 2.0 que gera 156 cv. No caso do sedã, o lançamento acontece um ano após sua exposição no Salão de São Paulo. Já a também coreana Hyundai marca presença com a nova geração do i30. O hatchback médio, sucesso no Brasil, deverá vir com um motor a gasolina 1.6 litro com 122 cv de potência e 15,5 kgfm de torque ou o 1.7 litro diesel.
Atenta à movimentação das rivais, a japonesa Honda também lançará o seu hatch para a Europa. O novo modelo do Civic, que concorre com o conterrâneo Toyota Auris – versão hatchback do Corolla – e com os alemães Volkswagen Golf e Opel Astra, tem por destaque o propulsor a diesel 2.2 i-DTEC, capaz de desenvolver 150 cv.. O carro começará a ser vendido em 2012 por 19 mil euros, cerca de R$ 44 mil.
Entre os automóveis de passeio, a italiana Fiat prepara grandes surpresas. Uma delas que também diz respeito aos brasileiros: o hatch compacto Punto, que dará as caras com visual reformado e parte da mecânica atualizada. Para os europeus o modelo recebe opção de motor TwinAir de dois cilindros e 85 cv. Lá, o modelo chega logo após o lançamento na Alemanha. No Brasil, a mudança está prevista para o primeiro trimestre de 2012, que manterá a mesma motorização 1.4 Fire, 1.6 e 1.8 da família E.torq. E também haverá a estreia do Fiat Panda, uma espécie de “primo rico” do novo Uno.
Também de olho no segmento de compactos, a Volkswagen lança aposta com um dos seus principais destaques: o Up! Com motorização 1.0 litro de apenas três cilindros, o carrinho será oferecido nas opções com 60 cv ou 75 cv.
Sempre muito esperada, a Ferrari lançará a versão conversível da 458 Itália. A marca italiana elaborou um novo tipo de difusor sobre o para-brisa que elimina a turbulência na cabine – com o teto aberto –, o “calcanhar de Aquiles” dos conversíveis, numa velocidade acima de 200 km/h. Já a parte mecânica da 458 Spider é exatamente a mesma da Italia. O motor é o 4.5 litros V8 com injeção direta de gasolina, capaz de gerar 570 cavalos de potência e 55 kgfm de torque.
Frankfurt, conhecida por ser um dos maiores centros financeiros da Europa, se torna a cada dois anos o centro das atenções no que se diz respeito a automóveis. No evento também são mostrados novos conceitos e tecnologias que logo estarão ao alcance do consumidor.
Destaques:
Audi A8 híbrido
Até o luxuoso Audi A8 aderiu à onda verde e agora conta com a versão híbrida. O modelo composto por motor 2.0 FFSI de 211 cv contará com outro elétrico com mais 34 cv. Combinados a potência do carro pula para 245 cv e torque de 49 kgfm, o suficiente para alcançar os 100 km/h em 7,7 segundos. O A8 poderá percorrer 3m utilizando apenas o motor elétrico. Já com os dois motores em ação a autonomia poderá superar os 400 km.
Audi A2
Mais uma atração da Audi promete agitar o salão. O antigo conceito do A2 está de volta e aparece no mesmo formato monovolume que o consagrou. O novo protótipo, semelhante ao A1, mede 3,80 metros de comprimento, 1.69 de largura e 1,49 de altura. Na primeira versão, o modelo pioneiro na construção em alumínio, contava com motor 1.2 TDI com autonomia de 33,3 Km/l, e mesmo assim não obteve sucesso nas vendas por ser considerado caro. Agora com a moda que dita os cuidados com o meio ambiente a Audi espera mudar esse cenário.
Audi Urban Concept
O novo conceito da marca de quatro argolas chamado de Urban, mostra as caras e promete ser uma das apostas da Audi no salão de Frankfurt. O modelo feito a partir de fibra de carbono tem caráter esportivo e espaço para dois ocupantes. A propulsão do protótipo fica por conta de dois motores elétricos abastecidos por baterias de íons lítio que irão alojadas na traseira do carro.
BMW i3
A nova gama de carros ecológicos da BMW começa a ganhar vida com o conceito i3. O modelo projetado para transitar nos grandes centros urbanos leva quatro ocupantes e possui um porta-malas com capacidade para 200 litros. Já a propulsão vem do motor elétrico de 170 cv e torque de 25,4 kgfm. O modelo terá uma autonomia de 160 km e promete levar cerca 6 horas para uma recarga completa.
Citroën Tubik
A Citroën enfim revelou o mistério sobre seu conceito ecologicamente correto a ser mostrado no Salão de Frankfurt. O Tubik é uma van de 9 lugares que utiliza o sistema Hybrid4 da PSA, com um motor à diesel tracionando as rodas dianteiras, e um elétrico responsável pela tração traseira. Não foram divulgadas informações técnicas para o propulsor do conceito, mas atualmente a tecnologia usa um motor 2.0 HDi a diesel com 163 cv e um elétrico com outros 37 cv, totalizando 200 cv e é usado no 3008 Hybrid4 e no recente DS5.
Ferrari 458 Itália Spider
A Ferrari lança na Alemanha a versão conversível da 458 italia. Para resolver o principal problema de carros conversíveis – a pressão do vento sobre a cabine em velocidades altas - a montadora italiana desenvolveu uma sistema de capota rígida retrátil que abre e fecha em 14 segundos e elimina a turbulência. Já na motorização a versão Spider continua com as mesmas configurações da Itália “normal” com o motor 4.5 V8 com injeção direta de gasolina e capaz de gerar 570 cavalos de potência e 55 kgfm de torque.
Fiat Panda
A terceira versão do tão esperado Panda tem sua avant-premiere em Frankfurt. O primo do nosso novo Uno mede 3,65 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 1,55 m de altura e recebeu novo design, com linhas mais leves e grade redesenhada. Debaixo do capô, o Panda terá três opções de motor a gasolina, incluindo duas novas unidades de dois cilindros TwinAir turbo – 85 cv e 65 cv aspirado -, além de uma versão 1.2 com 69 cv de potência. Completa a gama de motores uma unidade a diesel 1.3 Multijet com 75 cv e tecnologia start&stop.
Fiat Punto
O Punto também recebe algumas atualizações no visual, além de novidade na motorização. Na Europa, o modelo recebe opção de motor TwinAir de dois cilindros e 85 cv, com torque máximo de 15 kgfm. O lançamento está previsto para dezembro e, por aqui, ele estará disponível no primeiro trimestre de 2012. No visual, o carro ganhou novo para-choque dianteiro, lanternas novas e novas cores de pintura. Quanto à motorização, a versão de entrada do Fiat Punto irá receber o 1.4 8V EVO. Haverá ainda versões com os novos motores 1.6 e 1.8 E.torQ MultiAir, que fazem parte da nova linha da fabricante.
Ford Evos
A Ford a produção de um novo conceito. Chamado de Evos, o protótipo será no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Com tecnologia híbrida plug-in, as baterias do motor elétrico podem ser abastecidas pela rede elétrica convencional. Isso quer dizer que basta ligar seu carro na tomada ao chegar em casa. Entretanto, a marca ainda não divulgou detalhes técnicos do sistema, que até então se encontrava em fase de pesquisa. Segundo Derrick Kuzak, vice-presidente do Grupo de Desenvolvimento de Produtos Globais da Ford, seu conceito será transmitido para as próximas gerações.
Peugeot HX1
A Peugeot revelou detalhes do conceito HX1, um dos modelos mais aguardados para este ano da marca francesa, que será exibido este mês no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Com a motorização Hybrid4, que faz do veículo um 4x4, a van para seis passageiros poderá ter sua aerodinâmica alterada com o veículo em movimento ao passar dos 100km/h, quando flaps saltarão da traseira, das laterais e até nas rodas para melhorar o passagem de ar em volta do carro quando atingir velocidades maiores. O motor 2.2 a gasolina gera 204 cv, enquanto o par elétrico desenvolve mais 95 cv, podendo rodar até 30 km a partir da sua propulsão. O consumo médio gira em torno de 31,5 Km/l. O conceito tem 4,95 metros de comprimento, 1,99 de largura e mais 1,37 m de altura.
Porsche 911
O lendário carro da Porsche, o 911, ganhará uma nova versão em 2012. Inicialmente, haverá mudanças apenas nas versões Carrera e Carrera S. Quanto as dimensões o bólido ficou maior. Agora o modelo mede 4,49 m de comprimento, 1,87 m de largura, e 1,29 de altura. Sob o capô o motor reduziu sua capacidade da atual 3.6 para 3.4 litros, enquanto sua potência pulou de 346 para 350 cv. Mais a grande novidade fica por conta
Volkswagen Nils
Mais ousada que a concorrente a Volkswagen divulgará em Frankfurt sua proposta de mobilidade urbana para o futuro. Enquanto algumas montadoras apresentam conceitos de dois lugares a montadora alemã revelou o seu protótipo para apenas o motorista. Seria o futuro? O Nils, como é chamado, é feito de alumínio e pesa somente 460 kg. Quanto à motorização, o carrinho é equipado com propulsor elétrico de 35 cv e 13,2 kgfm de torque. As baterias, feitas de íons e lítio, podem ser recarregadas em duas horas.
Fonte:motordream
Disponível no(a)http://motordream.uol.com.br
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