Versão T4 do S60 traz menos itens de série, mas oferece luxo na faixa dos R$ 100 mil |
O S60 chegou em março por R$ 169.900, com motor 3.0 turbo, cheio de tecnologias e recursos de segurança. Mas o modelo de entrada da Volvo não é muito de exclusividades. De olho nos luxuosos na faixa de R$ 100 mil – que já conta com BMW 320i (R$ 113.530) e Mercedes C180 (R$ 116.900) –, a marca sueca desembarcou duas versões mais baratas do descolado sedã: a T5 por R$ 129.900 e a T4, por R$ 102.900. Esta última chega com motor 1.6 turbo de 180 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, para deixar o sonho de ter um sueco de luxo mais perto. Levamos a novidade para pista.
Uma coisa precisa ficar clara desde o início: não há corte de preço sem sacrifícios. E isso fica evidente logo na primeira visita à cabine do S60 T4. Os bancos são de tecido, o que já cria um contraste inesperado com o desenho de luxo. Mais estranho ainda é sentar no posto do motorista e ter que fazer o ajuste manualmente. Nada de botões ou controles elétricos, apenas a roldana plástica (para regular o encosto) difícil de manusear por estar espremida entre o banco e a carroceria, do lado esquerdo do condutor. Parece que o projeto do carro nem previa que o motorista precisasse colocar a mão ali.
Rodas são de alumínio balder 17"; Faróis bi-xenon com lavador, só na versão T6 |
Falando desse jeito, parece que o S60 ficou tão despido. Não é bem assim. O sedã segue com um dos visuais mais elegantes do segmento e, apesar de compacto, consegue entregar conforto como poucos. O sistema multimídia conta com controle bem funcional, graças ao software adotado pela Volvo. Mas ganharia mais pontos ser a tela fosse um pouco maior que a 5 polegadas. O S60 T4 ainda traz Bluetooth, controle no volante e oito alto-falantes.
Pena que o equilíbrio entre consumo e desempenho não seja melhor. O S60 T4 até se esforça, mas é pesado e a largada parece um pouco lenta no trânsito, até o turbo se manifestar. Pisando fundo, na pista, ele foi bem: fez de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, e a retomada de velocidade de 40 a 80 km/h aconteceu em 4,3 segundos. O câmbio trabalha bem e faz trocas suaves, o que torna qualquer viagem confortável, embora não seja tão rápido nas mudanças quanto o DSG da Volkswagen.
O Volvo S60 T4 pode, enfim, ajudar alguns a realizar o tal sonho do sueco de luxo. O preço é atraente, menor até que o do Honda Civic Si. Mas um pouco mais de equipamentos não faria mal à receita, mesmo que isso tivesse um ligeiro custo extra.
Fonte: Revista Auto Esporte
Disponível no(a): http://revistaautoesporte.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário