6 de ago. de 2011

Teste: Audi Q3 é utilitário de prestígio

 Fotos: Divulgação
Teste: Audi Q3 é utilitário de prestígio

O Q3 chega por 42 mil euros, cerca de R$ 95 mil. É o modelo de entrada para a linha SUV da Audi

por Bruno Castanheira
do Automotor/Portugal


O modelo de entrada para a linha de utilitários esportivos da Audi finalmente chega a Portugal. Depois dos Q5 e Q7, eis que o Q3, o mini-SUV da marca das quatro argolas, dá o ar da graça. O utilitário compacto é produzido na fábrica de Martorell, perto de Barcelona, e chegará ao mercado português em outubro, em três versões. Em dezembro, é a vez da configuração mais acessível, equipada com motor 2.0 litros TDI de 140 cv, com tração dianteira.
Na bagagem, o utilitário transportará uma carga de grande prestígio, muita tecnologia e eficácia elevada para (tentar) seduzir o consumidor português. Pela frente, o Q3 terá a árdua tarefa de conquistar o terreno dominado por seus dois principais rivais: o BMW X1 e o Range Rover Evoque. Se o sucesso mais pequeno modelo X da BMW é indiscutível, o futuro baby-Range também promete dar muito o que falar: sua produção começou no início de julho para deslanchar a entrega das 18 mil encomendas já registradas.

Ainda que seja fácil confundir o modelo com o Q5, o Q3 reúne elementos específicos que o diferem dos SUV de maior porte produzidos pela Audi. É o caso da linha descendente do teto na coluna C e do desenho dos conjuntos óticos, que estão dotados de tecnologia de iluminação com leds – nos dianteiros apenas para as luzes diurnas e caso se opte pelos faróis de xênon. A imponente grade frontal, envolvida por uma moldura cromada, é uma das características mais definidas deste SUV compacto.

Com 4,38 m de comprimento, 1,8 m de largura e 1,6 m de altura (valor que não inclui as barras no teto), o Q3 tem aspecto robusto, musculado e proporcional. As rodas disponíveis de série terão 17 polegadas no mercado português. Entre os itens opcionais, estão as de 18 e 19 polegadas, além de barras verticais cromadas na grade frontal, saídas de escape cromadas, proteções inferiores da cor da carroceria e aplicações cromadas nos faróis de neblina.

O Q3 está disponível com 11 cores exteriores, cinco tipos de calotas e ainda outros dois pacotes (que incluem as rodas de 18’’): o esportivo S Line e ainda o off-road, que traz proteções da carroceria e aplicações de cor específica. No habitáculo, destaca-se, além da qualidade elevada de acabamento, o bom nível do porta-malas, que varia de 460 a 1365 litros, de acordo com o rebatimento dos bancos traseiros.

Para aprimorar o interior e exterior do veículo, ainda é possível optar por itens como bancos de couro, sistema de navegação, receptor de televisão digital, bancos esportivos, sistema de som Bose Surround, cruise control, sensores de luz e chuva, teto solar em vidro, faróis de xênon e sistema de assistência ao estacionamento.

Até a Audi instalar o motor de cinco cilindros em linha 2.5 litros TFSI de 300 cv no Q3 (versão prevista para breve), são quatro os motores que compõem a oferta do utilitário compacto. Todos dispõem de quatro cilindros, injeção direta, sobrealimentação, sistema start/stop e travagem regenerativa. A oferta de motores a gasolina é constituída por duas unidades do 2.0 litros TFSI com tração nas quatro rodas: 170 cv com caixa manual de seis velocidades e 211 cv com caixa S tronic de sete relações. Quanto ao diesel, são duas variantes do 2.0 TDI: 140 cv com tração dianteira e caixa manual, e 177 cv com tração integral e caixa S tronic.

Atualmente na sua quarta geração, o sistema quattro de tração integral que equipa o Q3 recorre a um acoplamento central Haldex (que nada mais é que uma embreagem multidisco) para gerir, de forma automática, a distribuição do torque entre a frente e a traseira. Este mini-SUV também dispõe de suspensão McPherson com triângulos inferiores na frente e esquema fourlink na traseira. Além do amortecimento variável, o Q3 pode ser equipado também com o sistema Audi Drive Select: através dos modos Comfort, Auto, Dynamic e Efficiency, o condutor poderá selecionar a configuração que melhor se adaptar ao seu estilo de direção, otimizando as respostas da direção, do acelerador e das relações da caixa S tronic.

Tecnologia também não falta: iluminação adaptativa, pacote de iluminação interior, assistente de ângulo-morto, assistente à manutenção na faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de limite de velocidade excedido, sistema Multi Media Interface (disponível com vários módulos, inclui, na versão topo de linha, navegação com ecrã a cores de 7 polegadas, Bluetooth, controle de voz, disco rígido de 60 GB, imagens 3D e duas entradas para cartões SD).

Na primeira centena de quilômetros percorridos pela equipe de Automotor nos arredores de Zurique, na Suíça, ao volante da versão 2.0 litros TDI quattro S tronic, foi possível sentir a facilidade de condução, o conforto e a eficácia deste SUV compacto. As prestações se mostram boas e o funcionamento da caixa de dupla embreagem, dotada de borboletas no volante, convincente.

No Brasil, o Audi Q3 chega em fevereiro, custando por volta de R$ 140 mil.

Ficha técnica

Audi Q3 2.0 TDI quattro S tronic

Motor: 4 cilindros em linha, a diesel, transversal, dianteiro
Cilindrada: 1968
Potência máxima: 177 cv a 4.200 rpm
Torque máximo: 38,74 a 2.500 rpm
Velocidade máxima: 212 km/h
0-100 km/h: 8,2 s
Consumo (km/l; extra-urb./comb./urb.): 18,8/16,9/14,2
Emissões de CO2 (g/km): 156
Preço: 51 mil euros – R$ 114 mil
À venda (Portugal): outubro de 2011


Fonte:/motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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