Viver no Leste Europeu pode significar, muitas vezes, ter que aprender como lidar com impostos bizarros. Um dos jeitos de lidar com as extorsivas taxas de importação é bastante comum nos países da antiga União Soviética: cortar seu carro ao meio. Um Audi dividido em dois de repente deixa de ser um Audi e passa a ser dois lotes de peças, pagando menos impostos.
Pelo meno duas companhias russas – discretamente batizadas de Autoconsult e Autobest – prestam o serviço de enviar carros pela metade dos EUA para o Leste Europeu, e uma divisão pela metade é, na verdade, a opção mais cara. Por questões de disponibilidade de contêineres, quanto menos dinheiro se tem, maior será o número de peças em que seu carro novinho em folha será dividido. Se quer gastar pouco, o que você conseguirá será um belo desmanche, e uma quantidade desconcertante de peças que você terá que montar como se fosse um quebra-cabeça.
O custo do procedimento com níveis intermediários de destruição custa em torno de 2.300 dólares no site da Autobest, e inclui a compra do carro na Flórida, cortá-lo, enviá-lo em um contêiner para a Europa, e então refazer os registros das peças em oficinas da Bielorrússia.
Uma prática estranha, mas considerando que até mesmo a Hungria – membro da União Europeia – sofre com o odiado regadó (uma “taxa de registro”), que cobra a ridícula quantia de 16 mil dólares sobre qualquer carro usado com motor maior que 3,0 litros – quer dizer, qualquer carro interessante que se pode encontrar na Alemanha ou Itália, membros da mesma União Europeia. Esse valor é frequentemente várias vezes maior do que o valor do carro.
Nossa situação não é muito diferente. Será que já podemos considerar essa solução para trazer nossos amados clássicos para Terra Brasilis?
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
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