9 de ago. de 2011

Rally dos Sertões 2011 larga de Goiânia rumo ao litoral nordestino

Fotos: Túlio Moreira/Carta Z Notícias
Rally dos Sertões 2011 larga de Goiânia rumo ao litoral nordestino

A temporada 2011 da competição off-road levanta poeira no coração do Brasil

Túlio Moreira


Goiânia/Goiás – Motos, pick-ups e caminhões... A paisagem de Goiânia, uma das capitais do Brasil Central, foi tomada por veículos modificados e “exóticos”, preparados para desenvolver a maior potência possível. São os primeiros momentos da 19º edição do Rally dos Sertões, que parte da capital de Goiás para enveredar por caminhos tortuosos e trilhas sinuosas por quatro mil quilômetros rumo ao sertão nordestino.
O ponto de chegada, marcado para o próximo dia 19, é a pequena cidade cearense de Caucaia, famosa pela praia do Cumbuco, destino turístico de fama internacional. Serão dez dias de desafios para os pilotos das motos, quadriciclos, carros e caminhões. Antes de partir para o tudo ou nada no sertão que separa o Brasil Central e o Oceano Atlântico, os competidores puderam se exibir no Autódromo Internacional de Goiânia durante a parte da manhã.

O Prólogo do Rally dos Sertões também foi o momento para os últimos ajustes mecânicos. O Autódromo de Goiânia foi invadido por consecutivas nuvens de poeira e exibições de manobras radicais e alta velocidade. À noite, será a vez do Super Prime, a tomada de posições para a largada que ocorre na manhã desta quarta-feira. O Super Prime define os oito melhores tempos de cada uma das categorias, em uma arena montada em uma das entradas de Goiânia.

Na parte da manhã, os caminhões roubaram a cena no “esquenta” da competição. Os veículos de quase cinco toneladas atingiam velocidades que ultrapassavam os 160 km/h – isso em estradas de terra com piso totalmente irregular, além de “surpresas” e obstáculos pelo caminho. “É impossível prever o que vamos encontrar pelo caminho, e se torna fundamental analisar cada situação. Atravessar ou não uma ponte pode decidir o sucesso da competição”, afirma André Azevedo, piloto de uma das equipes Mercedes-Benz.

A Mercedes-Benz conta com duas equipes – piloto, navegador e mecânico – que competem com o modelo Atego 1725 4x4. O caminhão vendido de série sofre modificações importantes, como a potência do motor – são 400 cv ante os 245 cv dos modelos de fábrica. Além disso, há ajustes na suspensão, freios e o acréscimo da gaiola de sobrevivência. Com o Atego, a Mercedes já conquistou 4 títulos e se coloca como uma das favoritas na categoria de caminhões.

O Rally dos Sertões atravessará cinco estados – Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará – em dez etapas que são vencidas pela velocidade. As equipes precisam terminar as etapas até as cinco horas da tarde de cada um dos dez dias de prova. Além de experiência, os pilotos, navegadores e mecânicos que se embrenham pelas rotas inesperadas do sertão brasileiro correm atrás de prestígio – e adrenalina.


Fonte: /motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

Nenhum comentário: