4 de ago. de 2011

Fetranspor propõe novo transporte coletivo para o Rio

 Cidade está sob olhares de todo o mundo e desenvolve melhorias no transporte coletivo


O Rio é a cidade do momento, graças a conquistas como uma das cidades de referência na Copa do Mundo de 2014 e sede das Olimpíadas de 2016. Para não fazer feito sob os holofotes mundiais, a metrópole carioca já começa a efetuar melhorias e inovações em seu sistema de transporte coletivo. A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros (Fetranspor) do estado apresentou as conquistas já realizadas e as metas para os próximos anos em um evento que culminou na apresentação de sua nova identidade visual.
O objetivo da Fetranspor é estar cada vez mais próximo do usuário final. Por isso, a empresa já investe em programas como o Bilhete Único Carioca, que facilita a vida de quem precisa pegar mais de um ônibus para chegar ao destino. Além disso, pensando no potencial do Rio de Janeiro como pólo turístico do Brasil, a entidade criou a Universidade Corporativa do Transporte, responsável por treinar os funcionários do setor. Até curso de inglês e espanhol, em parceria com a PUC-Rio, já está sendo oferecido para motoristas e cobradores.

Outra grande aposta para otimizar o transporte coletivo da cidade é a criação dos BRS (Bus Rapid Service, Serviço de Ônibus Rápido) e BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido). A primeira modalidade constitui em faixas exclusivas para ônibus em vias importantes da cidade. Já foram instalados em Copacabana, e serão levados para Ipanema, Leblon, Vila Isabel e Centro nos próximos meses. Já os BRTs são corredores expressos para o transporte de massas, e contarão com 85 ônibus articulados que rodarão respeitando as normas do padrão Euro 5, de redução de emissão de poluentes, em vigor a partir de janeiro de 2012. Cinco corredores serão concluídos até as Olimpíadas de 2016.

A campanha de lançamento da nova identidade da Fetranspor já começa a fazer parte da vida dos cariocas em agosto. “ Contudo, não se trata apenas de lançar uma nova marca. Queremos mostrar para os moradores do Rio que a cidade está pensando soluções eficientes para o transporte coletivo da cidade ”, afirmou Lélis Teixeira, presidente da Fetranspor. 


Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: