Veja dicas para tornar menos estressante a tarefa de destrancar o carro
do AutoCosmos/México
Quase todos já passaram por essa situação terrível, incômoda e irritante: por algum motivo o carro se trancou com as chaves dentro e agora é necessário tomar algumas providências para recuperá-la.
Inicialmente, procure a chave reserva do carro. Se estiver próximo de onde a outra chave estiver, a melhor e mais prática opção ainda é buscá-la.As seguradoras geralmente oferecem serviços de chaveiro 24h para seus clientes. Caso o carro esteja protegido por um seguro total, vale solicitar assistência para que o carro seja aberto por um especialista. Se a seguradora não dispuser de chaveiro, é possível chamar um reboque para levar o carro até a chave reserva, caso não seja possível deixar o veículo onde estiver. O reboque também pode ser chamado por conta do motorista.
Se não houver seguro e o carro for relativamente novo, as próprias fabricantes disponibilizam serviços de assistência enquanto durar a garantia dos veículos. Cheque se o seu carro está coberto por esse tipo de serviço.
Caso nenhuma das alternativas estiver ao alcance de quem esqueceu as chaves dentro do carro, as concessionárias da marca podem confeccionar uma chave temporária, que não dá a partida no carro mas já abrem as portas. Para isso, são necessários documentos que comprovem a propriedade do veículo e o número do chassi do carro. Entretanto, essa alternativa pode demorar um pouco, pois depende da disponibilidade da concessionária em realizar o serviço.
Entretanto, uma das alternativas mais simples ainda é chamar um chaveiro. O problema é que a maioria cobra preços razoavelmente altos para socorrer motoristas em apuros, e nem todos possuem ferramental ou conhecimento para trabalhar com as fechaduras dos carros mais modernos, que englobam diversos mecanismos de proteção anti-furto. E, como é muito comum que essas situações só ocorram quando estamos distantes de algum profissional, ou durante feriados e fins de semana, encontrar um chaveiro disposto a realizar o serviço.
Para evitar a desagradável odisséia para conseguir abrir um carro trancado por dentro, os motoristas podem tomar certas providências. Andar com uma chave reserva pode ser incômodo às vezes, ainda mais quando não se sai com uma bolsa ou mochila e a chave é mais um item para levar nos bolsos. Além de também estar sujeita a ser perdida ou até mesmo roubada.
Outra opção que pode agradar aos esquecidos é comprar um carro que dispense o uso da chave para abrir as portas ou dar a partida. Assim, a chave nunca sairá do bolso ou bolsa do motorista e não será esquecida dentro do carro. Dispositivos mais simples também podem facilitar. Alguns Ford trazem o antigo mas útil teclado numérico junto à maçaneta, que destranca as portas ao digitar o código correto.
Nos Estados Unidos, a GM oferece o sistema OnStar, que monitora o carro via satélite e em caso de problemas, a central de atendimento pode inclusive destrancar o carro remotamente. Hyundai e Mercedes-Benz oferecem serviços semelhantes com o Blue Link e o Mbrace respectivamente. Algumas empresas oferecem esse tipo de cobertura para outros carros, que inclusive permitem o dono monitorar seu carro através de um smartphone e destrancar o carro pelo aparelho em caso de problemas. Mas o melhor mesmo é tentar não se esquecer do essencial hábito de tirar a chave do contato ao desligar e sair do carro.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário