22 de jul. de 2011

Saab adia retomada de produção por falta de acordo com fornecedores

Expectativa inicial de retomada no dia 9 de agosto foi descartada. Empresa SwePart Verktyg pede a tribunal a falência da Saab Tools.

saab (Foto: Bjorn Larsson Rosvall / AP)
Saab adia retomada de produção
(Foto: Bjorn Larsson Rosvall / AP)
A Swedish Automobile, proprietária da montadora Saab Automobile, anunciou que as discussões com os fornecedores para a retomada da produção de carros da marca ainda não chegaram a um acordo. Sem a negociação fechada, a previsão de retomada no dia 9 de agosto foi descartada. Em consequência, um dos fabricantes de autopeças prejudicados pela crise da Saab chegou a pedir, nesta sexta-feira (22), a declaração de falência da divisão de ferramentas da companhia, a Saab Automobile Tools.

A companhia precisa obter crédito para financiar em curto prazo o pagamento dos fornecedores, para que consiga reativar a fábrica de Trollhättan. De acordo com a Swedish Automobile, o início da produção será adiado até que um “compromisso total” sobre os planos de entrega de peças seja assinado.
“Eu sou positivo sobre o progresso que fizemos sobre as condições de pagamento dos nossos fornecedores. O que precisamos agora é um compromisso total no fornecimento de peças em nossa fábrica para ser capaz de reiniciar a produção e garantir uma operação estável”, afirmou em nota o vice-presidente de produção e compras da Saab, Gunnar Brunius.
Pedido de anúncio de falência aumenta crise
Entre os fornecedores não remunerados está a empresa SwePart Verktyg AB,  que perdeu a paciência, nesta sexta-feira, e pediu ao Tribunal Distrital que a subsidiária da montadora sueca Saab Ferramentas anunciasse falência.
Esta é a primeira vez que um dos fornecedores da Saab faz tal tipo de movimento. A matriz emitiu uma breve declaração dizendo que vai tentar resolver o problema o mais rapidamente possível.
"A Swedish Automobile confirma que um dos fornecedores da Saab Automobile Tools entrou com pedido de falência da Saab Tools, uma subsidiária da Saab Automobile. O Tribunal Distrital recebeu o depósito, mas ainda não proferiu sentença que se espera em algumas semanas. A Saab Tools avalia atualmente a questão e visa resolver o problema o mais rapidamente possível", diz a nota oficial.
Crise da Saab
A Saab, que pertencia à General Motors, foi vendida em 2010 por US$ 400 milhões para a fabricante de carros de luxo holandesa Swedish Automobile  (que chamava, na época Spyker), quando a montadora norte-americana tentava sair de sua pior crise. Foram meses de negociação e a marca quase foi extinta.
Em março, a Saab suspendeu a produção porque não tinha como pagar os fornecedores. Em maio, a companhia anunciou uma parceria de 30 milhões de euros com o grupo chinês Pang Da Automobile e a fabricante de veículos Zhejiang Youngman Passenger Car Group, o que permitiu a retomada das atividades ao final de maio. No entanto, em junho a produção foi novamente interrompida por falta de peças.
No começo de julho, o governo sueco autorizou a companhia a vender a maioria de seus ativos imobiliários. A operação renderá à montadora, que precisa de capital, 255 milhões de coronas (US$ 40 milhões). Com o acordo preliminar anunciado no início do mês, a Saab Automobile, perto da falência há meses, cederá 50,1% de sua companhia imobiliária Saab Automobile Property por 255 milhões de coronas.

Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros

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