22 de jul. de 2011

Fiat prepara linha na Itaipu Binacional para a chegada de novo carro elétrico

Segundo a companhia energética, adaptações são feitas para outubro. Ao todo, 58 unidades do Palio foram vendidas e mais 9 serão produzidas.

Priscila Dal Poggetto , em São Paulo
Palio Weekend Elétrico (Foto: Divulgação)
Palio Weekend Elétrico (Foto: Divulgação)
O Fiat Palio Weekend Elétrico será substituído, em breve, pelo novo modelo que a montadora italiana lançará no mercado brasileiro em outubro para venda exclusiva a empresas. De acordo com o coordenador brasileiro do projeto de veículos elétricos da Itaipu Binacional, Celso Novais, desde o início das operações da linha já foram produzidas 58 unidades.
Agora, restam mais nove unidades para serem montadas antes da substituição. O projeto começou em 2006 e os carros são cedidos a empresas parceiras desde 2007.
Novais não fala sobre detalhes do novo projeto, nem se a bateria será mudada — a usada atualmente é composta por sais como cloretos de sódio e de níquel — e nem qual será o modelo. No entanto, como concessionários consultados pelo G1 confirmam que a nova geração do Palio chega em outubro, a chance de ser essa a nova plataforma tem lógica.
A segunda geração do Fiat Palio ganhou a aparência de um “mini” Punto. A nova geração vai concorrer com os futuros lançamentos Nissan March, Toyota Etios e Hyundai HB, além de recuperar o público perdido para o Fiat Uno.
Celso Novais afirma que 28 unidades do Palio Weekend Elétrico rodam em Itaipu. As outras circulam em outras empresas. Os carros estão espalhados em Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. “Mais dois modelos serão entregues agora. Um foi comprado pela embaixada da Itália e o outro por uma empresa do setor elétrico de Recife”, afirma Novais.
Motor de 20 cavalos
O propulsor do Palio Elétrico gera potência máxima de 15 Kw (20 cv) e torque máximo de 50 Nm (5,1 kgfm). A bateria tem autonomia de 120 quilômetros, de acordo com a Fiat. A velocidade máxima é de 100 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 28 segundos. O conjunto de freios do Palio foi recalibrado para o projeto, assim como a suspensão, que aguenta bem o peso do carro. O modelo custa cerca de R$ 140 mil.

Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros/

Nenhum comentário: