Em sua terceira geração, o SUV comprova que utilitário pode se comportar como um Porsche
Por Péricles Malheiros | Fotos: Christian CastanhoLanternas e carroceria estão mais esbeltas na linha 2011 |
Console central elevado entrega para quem estão ao volante o ambiente de cockpit |
Quadro de instrumentos está completo |
A suspensão ativa (pneumática) mantém a carroceria nivelada, minimizando a tendência de inclinação nas curvas longas. No console central, o piloto encontra as teclas de regulagem de altura das suspensões, bem como as que determinam o "estilo" de funcionamento: confortável, normal ou esportivo. Por questão de segurança, o sistema impede seleções incompatíveis, como altura máxima em conjunto com o modo esportivo. Ao atingir uma velocidade em que essa mescla se tornaria perigosa, o dispositivo automaticamente assume a tarefa de selecionar a melhor configuração.
Na cabine, molduras metalizadas e couro nobre criam uma atmosfera requintada e esportiva. Por todos os cantos é possível notar uma preocupação extrema com o acabamento: costuras perfeitas, frisos e apliques bem encaixados e vãos mínimos e alinhados. Tudo à altura de um Porsche - um Porsche topo de linha de 555 000 reais.
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO Rápido aos estímulos do volante, o Cayenne se comporta como um esportivo. Nem de longe lembra um SUV com mais de 2 toneladas.
★★★★★
MOTOR E CÂMBIO O motor é empolgante até no som que produz. O câmbio Tiptronic com oito marchas explora melhor os 500 cv do V8 que o antigo, de seis, mas não tem trocas tão rápidas quanto o PDK, automatizado e com dupla embreagem.
★★★★
CARROCERIA A nova geração tem desenho menos bruto que o da anterior. Ainda assim, o Cayenne 2011 impõe respeito e não trai o estilo que o consagrou.
★★★★
VIDA A BORDO Completo e espaçoso, o Cayenne tem muito luxo e esportividade. Borboletas atrás do volante seriam bemvindas no lugar das atuais teclas na sua superfície.
★★★★
SEGURANÇA Melhorou ainda mais neste quesito com o piloto automático inteligente e o sistema que alerta sobre a presença de carros nos pontos cegos.
★★★★★
SEU BOLSO Poucos utilitários de perfil esportivo conseguem proporcionar tanta exclusividade e emoções ao volante, mas o Cayenne Turbo é caro.
★★★
OS RIVAIS
Mercedes-Benz ML 63 AMG
Preparado pela AMG, divisão esportiva da Mercedes, o ML tem motor V8 de 510 cv e custa 247 000 dólares.
BMW X5 M 4.4 V8
A letra M também indica uma preparação oficial. O X5 é o mais potente dos SUV alemães: seu V8 4.4 biturbo gera até 555 cv.
VEREDICTO
O Cayenne Turbo é o carro ideal para mudar o conceito de quem acha que SUV não combina com alto desempenho. Apesar do porte avantajado, ele une como poucos desenho elegante, esportividade, conforto e segurança.
Motor: Diant., long., biturbo, V8, 32V
Cilindrada: 4 806 cm3
Diâmetro x curso: 96 x 83 mm
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 500 cv
Torque: 71,4 mkgf
Câmbio: Aut. seq. / 8 marchas / tração integral
Dimensões: Comprimento/entre-eixos/Altura/largura (cm); 485 / 290 / 170 / 194
Peso: 2 170
Peso/potência: 4,34
Peso/torque: 30,39
Porta-malas/caçamba: 670
Tanque: 100
Suspensão dianteira: ativa, braços duplos transversais
Suspensão traseira: ativa, multilink
Freios: discos ventilados
Direção: hidráulica / 2,7 voltas
Pneus: 295/35 R21
Consumo urbano: 6,4
Consumo rodoviário: 9,6
0 a 100 km/h: 5,3
0 a 1000 m: 24,2
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D): 2,4
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D): 2,6
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D): 3,2
Velocidade máxima: 258
Frenagem: 120/80/60 km/h a 0 (m); 52,9 / 23,5 / 14,3
Ruído interno 1ª rpm máx: 68,1
Ruído interno 80 / 120 km/h: 56,3 / 63,1
Fonte:quatrorodas
Disponível no(a):http://quatrorodas.abril.com.br/
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