22 de jun. de 2011

Direto de Buenos Aires – as novidades do Salão (Parte I)

 Fotos: Mariela Romeo
Direto de Buenos Aires – as novidades do Salão (Parte I)

No contexto de um segmento em forte crescimento, a maioria das marcas atuantes no Mercosul marcou presença no Salão de Buenos Aires 2011

Do MegaAutos/Argentina
 


Buenos Aires/Argentina - Os estandes que ocupam três pavilhões do prédio na região de La Rural, na capital argentina, são fiéis representantes da estratégia comercial de cada fabricante. Numa grande exibição de produtos, as marcas procuram agradar, surpreender e mostrar novidades às centenas de milhares de visitantes que são esperados no Salão de Buenos Aires 2011 até o próximo 26 de junho. Nos quatro primeiros dias foram  250 mil visitantes, pelos cálculos dos organizadores. A mostra abriu na sexta-feira, 17, e apenas na segunda-feira, 20, feriado na Argentina, foram 80 mil visitantes.
As novidades são abundantes e muito variadas. A seguir, alguns dos modelos que mais se destacaram:



Alfa Romeo

8C Spider


Sem dúvida, uma das “jóias” da exposição. O único exemplar existente na Argentina da versão cabriolet do 8C Competizione se impõe à frente do stand da casa italiana, em uma área “colada” à do Grupo Fiat, dono da Alfa Romeo

Giulietta Quadrifoglio

A versão aprimorada do hatchback de 5 portas que a marca apresentou na Autoclásica 2010 ainda não teve sua comercialização oficial iniciada – espera-se que seja para o segundo semestre. O modelo exibido no ano passado levava um motor de 1.4 litro e 120 cv, enquanto que o exemplar presente em La Rural está equipado com um motor de 1.7 litro TBi com 235 cv.

Audi

A6


A nova geração do sedã médio-grande incorpora uma grande porcentagem de componentes de alumínio na carroceria, o que lhe proporciona um peso 15% menor que uma de aço. Conta com as mais novas soluções tecnológicas em termos de iluminação, uma suspensão esportiva e uma grande oferta de sistemas de assistência e multimídia. O programa de motores e transmissões de força também é amplo e variado.
A3 Cabriolet

A inédita variante conversível do compacto com maior volume de vendas da marca de quatro argolas se soma às versões de três e cinco portas e à ampla oferta de motores. Neste caso, o A3 Cabriolet está equipado com motor 1.8 TFSI de 160 cv, associado a uma caixa manual ou automática S tronic de 7 velocidades.
R8 Spyder

Outra versão cabriolet que surpreende no stand da Audi é a do superesportivo com motor V10 de 5.2 litros FSI quattro de 525 cv. A carroceria aberta é de alumínio leve e um grande número de elementos em material composto de fibra de carbono. A capota é de tecido leve com acionamento automático.
TT RS e RS5

Novas versões da família identificada com as letras RS. As dos cupês da marca alemã foram especialmente desenhadas pela filial da Audi, quattro GmbH. Os modelos se destacam por seu apelo altamente esportivo: com motor de 2.5 litros e 340 cv no primeiro caso, e um V8 de 4.2 litros de 450 cv no segundo.

Chevrolet

Cobalt Concept

O modelo foi apresentado no Salão de Buenos Aires como lançamento a nível mundial. Será o próximo sedã global e foi desenhado no Centro Tecnológico da GM América do Sul, em São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Entre os principais atributos que  marcam suas linhas, estão o teto totalmente envidraçado, o interior amplo e a utilização de leds nos faróis e lanternas dianteiros e traseiros.
Colorado Rally Concept

Esta é uma versão adaptada e equipada para competição, mas antecipa a próxima geração de pick-ups da marca norte-americana, que substituirá a atual S-10. O modelo exposto tem janelas de acrílico com entradas de ar, cabine dupla, tração nas quatro rodas e rodas de alumínio de 18 polegadas.
Volt

Primeiro veículo elétrico de “alcance estendido” da marca, já comercializado nos Estados Unidos. O Volt é equipado por um motor elétrico alimentado por uma bateria recarregável de íons de lítio que lhe permite percorrer 60 km só com eletricidade. O modelo leva também outro motor, a combustão de gasolina, com 1.4 litro e que alimenta um gerador elétrico. Com um tanque de combustível de 34 litros, o conjunto estende sua autonomia em até 550 quilômetros adicionais. 
Cruze Hatchback

É a versão cinco portas do sedã médio que já é vendido na Argentina desde o fim do ano passado. Ainda não está definida a gama de motores que equipará o Cruze Hatchback no país, mas tudo indica que a versão a gasolina de 1.8 litro e 141 cv que equipa o sedã atual estará presente.
Prisma

O novo sedã compacto que será vendido a partir de agosto na Argentina irá se posicionar acima do Classic – posição onde até pouco tempo estava localizado o Aveo. O Prisma virá equipado com um motor 1.4 litro de 92 cv e contará com um câmbio manual de 5 velocidades. O sedã estará disponível em dois níveis de acabamento: LS e LT.
Aveo RS

O hatchback esportivo de linhas agressivas, destinado para o nicho de consumidores amantes da esportividade. Está equipado com motor Ecotec 1.4 Turbo de 138 cv e câmbio manual de 6 velocidades.

Citroën

DS4

É o segundo expoente da gama DS, que identifica o perfil esportivo e de alta qualidade destinado a conquistar consumidores do segmento “premium”. A presença do DS4 é uma “pré-estreia”, já que o lançamento comercial é esperado apenas para 2012. O modelo conta com a silhueta do tipo “cupê de 4 portas”, já presente em alguns sedãs medianos do segmento “premium”. Neste caso, por suas dimensões – 4,27m de comprimento e 1,81m de largura –, trata-se do primeiro compacto a adotar este estilo.
C3 Picasso

Versão “não aventureira” ou “mais civilizada” do C3 Aircross que já roda nas vias argentinas. O monovolume compacto será oficialmente colocado a venda após sua exibição no Salão e será oferecido com a mesma motorização de 1.6 litro e 110 cv, e as mesmas opções de equipamento do Aircross.

Fiat

Bravo

Novo hatch do segmento médio-compacto, que desembarcará em breve na Argentina. Os exemplares do estande são parte de uma “série exclusiva desenvolvida especificamente para o Salão de Buenos Aires”, como garante a Fiat.  Está equipada com o novo motor 1.4 MultiAir Turbo de 140 cv, com sistema Start&Stop de série. A Fiat afirma ainda que estuda oferecer uma versão com motor 1.6 diesel Multijet com 120 cv.
Qubo e Qubo Cargo

Minivan polivalente que também está próxima de chegar ao mercado argentino. A Fiat afirma que o veículo não é apenas para a utilização como transporte, mas sim um modelo versátil e funcional, ou, na classificação da marca, “free space”.
Dobló Adventure

Versão off road do monovolume de passageiros que é comercializado no Brasil e que ainda não está disponível no mercado argentino. A chegada dessa versão aventureira está prevista para o primeiro semestre de 2012.

Ford

Nova Ranger

É uma das principais novidades deste Salão de Buenos Aires e uma mostro da concorrência acirrada que se colocou no segmento das pick-ups desde o lançamento da Amarok pela VW. A marca norte-americana investirá 387 milhões de reais para começar a produzir o modelo na planta de Pacheco no começo de 2012, com a expectativa de iniciar as vendas no segundo semestre. Trata-se do primeiro modelo global da Ford que será fabricado na Argentina. A unidade exibida no Salão veio da Austrália – único país onde se fábrica o modelo atualmente, e onde foi apresentada no começo do ano.

Mondeo com motor Ecoboost

A outra grande novidade é a incorporação do motor Ecoboost no novo Mondeo, o sedã médio-grande da marca que já é vendido no mercado argentino com motores 2.5 litros gasolina e 2.0 diesel. A atualização incorpora um motor mais econômico, de 2.0 litros, ainda que com maior potência, 240 cv.

O mesmo stand chama a atenção para o conceito Iosis Max, que antecipa as linhas futuras da corrente de design “Kinetic Design”, assim como outro conceito, o Start, que se projeta como o “city car” do futuro.

Fonte: motordream.
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: