4 de jun. de 2011

Briga de muscles: Hemi 426 vs. 440 Six Pack



Pense num motor mítico para um Dodge nascido na época de ouro dos muscle cars. É instintivo: “Hemi!”. Sete litros (426 polegadas cúbicas), 425 cavalos (declarados, mas em algumas versões, a verdade estava mais próxima dos 550 cv) e a sensualidade daquele par de cabeçotes com tampas gigantescas, perfuradas bem no meio pelos cabos de velas – quem dizer que sua estética não conta pontos, bem, está mentindo.
Mas e se eu disser que este não é o meu big block favorito da Chrysler?


A verdade é que um dos maiores inimigos do Hemi estava na própria casa, jogado à sombra da fama do gigante laranja: o infame 440 Six Pack – batismo alcóolatra (são aquelas embalagens com seis long necks) justificado pela presença de três carburadores de corpo duplo. Cerca de massivos 50 quilos mais leve que o 426 e seus enormes cabeçotes de câmaras hemisféricas, o 440 tinha outra característica que o tornava muito mais interessante para os street racers: sua curva de torque. Compare:
Hemi 426: 425 hp a 5000 rpm, torque 67,7 kgfm a 4000 rpm
440 Six : 390 hp a 4700 rpm, torque 67,7 kgfm a 3200 rpm
Como vocês podem ver, o regime de rotação máxima dos dois é bem parecido. Trezentos RPM é basicamente um comando de válvulas um degrau mais nervoso (step, termo usado pelos americanos, geralmente são 3 graus a mais na especificação do comando a 0.050″); mas vejam a diferença monstruosa no torque! Os dois geram 67,7 kgfm, mas o 440 traz esta rotação muito antes – 800 rpm mais cedo, para ser mais exato! Sabe o que isso quer dizer? Que você pode instalar um comando de válvulas mais agressivo e ter o mesmo rendimento de um 426, com 50 kg a menos no nariz do carro. Ou simplesmente curtir ele na configuração original, tendo o direito de passar as marchas mais cedo e ter o mesmo desempenho. Hell Yeah!
Mas claro, isso só vale para as ruas. O “problema”, que fez a fama do Hemi 426, é que ele tem uma capacidade inacreditável de gerar potência em giros mais altos – ou seja, para competição profissional, ele era praticamente imbatível. Os mesmos dutos e as câmaras hemisféricas, que atrapalham um pouco o Hemi em rotações mais baixas, possibilitam um volume e velocidade de fluxo fora do normal em rotações mais altas – de 6000 rotações para cima. Entenda o ritmo do 440 ao longo das rotações como linear, e do 426 como exponencial: em arrancadas, não é incomum vermos big blocks gritando a 8500, 9000rpm. E a este giro, não tem como um 440 acompanhar um Hemi.

Este é o ronco de um Hemi a mais ou menos 8000 giros. Tenha um par de fraldas novas à mão.
O curioso é que o 440 possui, proporcionalmente, mais diâmetro de cilindro em relação ao curso, se comparado ao 426. Isso, sem dúvida alguma, favorece o comportamento em rotações mais altas… mas não tem jeito, o fluxo do Hemi é imbatível.
Diâmetro x Curso 426 Hemi: 108mm x 95,3mm (4,25″ x 3,75″)
Diâmetro x Curso 440 Six : 110mm x 95,3mm (4,32″ x 3,75″)

440 Six Pack original, no dinamômetro. Bloody roots!
Por essas e por outras (peças para um 426 Hemi custam ao menos 30% mais, por exemplo), eu fico com o 440 Six Pack como “O” big block Mopar. É aquela coisa entre querer um mito ou querer chegar na frente. E se você tem muita, muita grana mesmo, pode comprar um bloco de alumínio da Keith Black (só ele custa 5000 doletas), e cortar fora mais uns 50 quilos da balança: um V8 old school todo em alumínio, que tal? Torre mais algumas milhas em um par de cabeçotes de alumínio da Indy Racing Engines, monte tudo com peças top, e tenha um motor de 650 cv – aspirado!
Agora, posso embaralhar de vez a cabeça de vocês? Hoje, o nível de aprimoramento dos turbos roletados permite que um mísero 318 (o menor V8 “moderno” da Chrysler, que equipa os nossos Chargers e Darts) renda algo entre 500 e 700cv a urbanos 6000-6500 rpm. Mas se você, como eu, não é muito chegado em espirros; pode equipar o seu motor com um kit para aumentar a sua cilindrada, criando o famoso “stroker”: litragem de big block em corpinho de small. Mas isso é conversa para outro post.

Este louco combinou um motor stroker ao turbo roletado T6 Precision GT47-88. O resultado? 626 hp a 6500 rpm. Nas rodas!
Para encerrar, uma dica aos sonhadores: se você tem R$ 26 mil sobrando (acredite, você gasta mais que isso importando tudo), um conhecido está vendendo um 440 praticamente completo, com peças de performance ainda na caixa. Leia a descrição do anúncio, e coce os cotovelos!
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BALANCEIRO ROLETADO.
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Fonte: jalopnik.com.br
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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