Modelo nacional vai enfrentar temperaturas entre 60º C e 15ºC negativos
Fiat Palio Weekend elétrico nos Estados Unidos junto com os veículos de apoio: longa jornada passará por 15 países |
O veículo escolhido é um Fiat Palio Weekend elétrico, produzido em parceria com a Itaipu binacional e adaptado para receber motorização elétrica. O time brasileiro também produzirá um documentário do projeto, que incluirá um apanhado cultural e geográfico dos povos encontrados pelo percurso, aferindo também as condições da rota Panamericana - a rodovia que interliga as Américas do Norte, Central e a do Sul.
Utilizar um veículo 100% elétrico foi ideia do jornalista Paulo Rollo, diretor do projeto. Após meses buscando pela Europa, Estados Unidos, Japão e Índia, Paulo acabou por descobrir uma solução "doméstica": numa iniciativa pioneira, a Itaipu Binacional se associou à empresa de energia suiça KWO, assumindo juntos o desafio de produzir um carro elétrico no Brasil. Convidaram então a Fiat e o projeto se iniciou. Ao lado do PTI (Parque Tecnológico de itaipu) a Itaipu é referencia e berço de projetos inovadores de tecnologia para o Brasil. O Palio elétrico é um destes frutos. Lançado o desafio, a Itaipu aceitou participar do projeto cedendo um Palio Weekend elétrico para a longa viagem.
No percurso pelos 15 países o carro enfrentará uma enorme diversidade geográfica e climática. A mais desafiadora será, certamente, a variedade de pisos sobre os quais terá que rodar: de asfalto perfeito a pavimentos extremamente precários, passando por terra, cascalho e até sobre gelo e neve. Simultaneamente, terá que encarar altitudes desde o nível do mar até os cinco mil metros, na Cordilheira dos Andes. A variação de temperatura será de impressionantes 60º C: desde os 15ºC negativos da Patagônia até os 45ºC da zona equatorial.
Para aumentar a autonomia, o Palio elétrico foi desprovido de tudo o que consome energia não vital para o seu funcionamento. "Não teremos ar-condicionado, direção hidráulica, som ou vidros elétricos. Estamos em um projeto que tem um objetivo importante, que é provar a capacidade desta tecnologia, que pode ser tão importante para todos nós em um futuro muito próximo. Então, temos que fazer pequenos sacrifícios em nome de atingir este objetivo", diz o jornalista que chefia o projeto.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário