Alemão da RBR lidera desde o início e não é ameaçado por rivais. Hamilton perde desempenho e cai para sétimo. Massa faz boa prova e chega em quinto
Parecia um replay do GP da Austrália, a primeira corrida da temporada 2011. Após Melbourne, o GP da Malásia foi palco de mais um passeio de Sebastian Vettel com sua RBR. O alemão, campeão da Fórmula 1 em 2010, dominou a corrida, que acabou não tendo a esperada chuva, desde o início e não foi ameaçado pelos rivais no circuito de Sepang. De quebra, ele ainda viu Lewis Hamilton, então vice-líder do campeonato, ter problemas de pneus no fim e cair para a sétima posição. Jenson Button, companheiro do inglês na McLaren, acabou no segundo posto.
Nick Heidfeld, da Renault-Lotus, fez uma ótima corrida e chegou em terceiro, completando o pódio. O alemão resistiu à forte pressão de Mark Webber, da RBR, nas últimas voltas. O australiano, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) na prova, teve de se contentar com a quarta posição. Com bom desempenho, Felipe Massa foi o quinto, apesar de um erro da Ferrari em seu primeiro pit stop. O brasileiro chegou logo à frente do companheiro Fernando Alonso, sexto colocado após ter de trocar o bico no fim por um toque em Hamilton.
Outro destaque da corrida foi o desempenho do japonês Kamui Kobayashi, que foi o oitavo. O piloto da Sauber travou uma animada disputa contra Michael Schumacher desde o início da prova e passou o heptacampeão algumas vezes. O alemão da Mercedes ficou em nono, uma posição à frente do escocês Paul di Resta, da Force India, que pontuou pela segunda vez em sua segunda corrida na Fórmula 1.
A corrida
Os preparativos para a largada do GP da Malásia, no circuito de Sepang, começaram com uma forte possibilidade de chuva durante a corrida. O céu nublado e alguns pingos já com os carros no grid deixaram as equipes ligadas para possíveis trocas de pneus ainda na primeira parte da prova. Mas a volta de apresentação foi autorizada com tempo seco, com todos os pilotos com os slicks.
Na largada, Vettel conseguiu manter a ponta apesar da pressão de Hamilton na primeira curva. Entretanto, o inglês ficou encaixotado pelo alemão, o que permitiu a ultrapassagem de Heidfeld, que assumiu a segunda posição. Button ficou em quarto, embora muito pressionado por Petrov. Massa saltou bem e passou Alonso no início. O brasileiro era o sexto, uma posição à frente do espanhol. Outro destaque foi Michael Schumacher, que subiu de 11º para oitavo na primeira volta.
Com Heidfeld em segundo, Vettel teve pista livre para abrir uma tranquila vantagem na primeira parte da corrida, antes do pit stop. Hamilton, por sua vez, tentava pressionar o alemão da Renault-Lotus, mas sem muito sucesso. Em sexto, Massa tentava chegar em Button, mas conseguia se manter à frente de Alonso sem muito trabalho. Mais atrás, Barrichello sofria com um pneu furado, que o fez perder muito tempo e o forçou a fazer uma parada precoce nos boxes.
Na sexta volta, Massa conseguiu a ultrapassagem sobre Petrov e subiu para quinto. O russo ficou entre os dois pilotos da Ferrari, mas cometeu um erro no fim da volta e acabou superado também por Alonso. Webber, que tinha caído na largada, tentava iniciar sua reação, mas esbarrava em Kobayashi. O japonês chegou a perder a nona posição, mas recuperou em seguida ao dar o troco.
A primeira rodada de pit stops começou na 11ª volta, com Webber. Hamilton entrou duas passagens depois, uma antes de Vettel. Mais atrás, Heidfeld, Massa e Button fizeram suas paradas simultaneamente, mas o brasileiro ficou prejudicado por um erro da Ferrari na troca da roda dianteira esquerda e perdeu muito tempo. O brasileiro acabou superado pelo companheiro Alonso.
Na frente, Vettel mantinha uma boa vantagem para Hamilton, que ganhou a segunda posição de Heidfeld após a sequência de pit stops. O inglês começou a andar no mesmo ritmo do alemão da RBR, mas a vantagem permanecia na casa dos cinco segundos. Alonso ultrapassou Button e assumiu o quarto posto, com o campeão de 2009 sofrendo com o desempenho de sua McLaren.
Tentando se recuperar, Massa superou Webber na 22ª volta e assumiu a sexta posição. O australiano fez o segundo pit stop em seguida, assim como Button. Mais atrás, Barrichello, após três pit stops, finalmente abandonou a corrida, após a quebra do câmbio da Williams. Sergio Pérez, destaque do GP da Austrália, também desistiu por problemas mecânicos.
Hamilton fez sua segunda parada na 24ª volta e apostou em uma tática diferente: colocou os pneus duros. Vettel entrou na seguinte e manteve os macios em seu carro. A McLaren tentava apostar em ter os compostos mais rápidos no carro do inglês na parte final da corrida. Só que o campeão de 2008 perdeu rendimento na parte intermediária da corrida, o que permitiu a chegada de Button e Alonso.
Nick Heidfeld, da Renault-Lotus, fez uma ótima corrida e chegou em terceiro, completando o pódio. O alemão resistiu à forte pressão de Mark Webber, da RBR, nas últimas voltas. O australiano, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) na prova, teve de se contentar com a quarta posição. Com bom desempenho, Felipe Massa foi o quinto, apesar de um erro da Ferrari em seu primeiro pit stop. O brasileiro chegou logo à frente do companheiro Fernando Alonso, sexto colocado após ter de trocar o bico no fim por um toque em Hamilton.
Outro destaque da corrida foi o desempenho do japonês Kamui Kobayashi, que foi o oitavo. O piloto da Sauber travou uma animada disputa contra Michael Schumacher desde o início da prova e passou o heptacampeão algumas vezes. O alemão da Mercedes ficou em nono, uma posição à frente do escocês Paul di Resta, da Force India, que pontuou pela segunda vez em sua segunda corrida na Fórmula 1.
A corrida
Os preparativos para a largada do GP da Malásia, no circuito de Sepang, começaram com uma forte possibilidade de chuva durante a corrida. O céu nublado e alguns pingos já com os carros no grid deixaram as equipes ligadas para possíveis trocas de pneus ainda na primeira parte da prova. Mas a volta de apresentação foi autorizada com tempo seco, com todos os pilotos com os slicks.
Na largada, Vettel conseguiu manter a ponta apesar da pressão de Hamilton na primeira curva. Entretanto, o inglês ficou encaixotado pelo alemão, o que permitiu a ultrapassagem de Heidfeld, que assumiu a segunda posição. Button ficou em quarto, embora muito pressionado por Petrov. Massa saltou bem e passou Alonso no início. O brasileiro era o sexto, uma posição à frente do espanhol. Outro destaque foi Michael Schumacher, que subiu de 11º para oitavo na primeira volta.
Com Heidfeld em segundo, Vettel teve pista livre para abrir uma tranquila vantagem na primeira parte da corrida, antes do pit stop. Hamilton, por sua vez, tentava pressionar o alemão da Renault-Lotus, mas sem muito sucesso. Em sexto, Massa tentava chegar em Button, mas conseguia se manter à frente de Alonso sem muito trabalho. Mais atrás, Barrichello sofria com um pneu furado, que o fez perder muito tempo e o forçou a fazer uma parada precoce nos boxes.
Na sexta volta, Massa conseguiu a ultrapassagem sobre Petrov e subiu para quinto. O russo ficou entre os dois pilotos da Ferrari, mas cometeu um erro no fim da volta e acabou superado também por Alonso. Webber, que tinha caído na largada, tentava iniciar sua reação, mas esbarrava em Kobayashi. O japonês chegou a perder a nona posição, mas recuperou em seguida ao dar o troco.
A primeira rodada de pit stops começou na 11ª volta, com Webber. Hamilton entrou duas passagens depois, uma antes de Vettel. Mais atrás, Heidfeld, Massa e Button fizeram suas paradas simultaneamente, mas o brasileiro ficou prejudicado por um erro da Ferrari na troca da roda dianteira esquerda e perdeu muito tempo. O brasileiro acabou superado pelo companheiro Alonso.
Na frente, Vettel mantinha uma boa vantagem para Hamilton, que ganhou a segunda posição de Heidfeld após a sequência de pit stops. O inglês começou a andar no mesmo ritmo do alemão da RBR, mas a vantagem permanecia na casa dos cinco segundos. Alonso ultrapassou Button e assumiu o quarto posto, com o campeão de 2009 sofrendo com o desempenho de sua McLaren.
Tentando se recuperar, Massa superou Webber na 22ª volta e assumiu a sexta posição. O australiano fez o segundo pit stop em seguida, assim como Button. Mais atrás, Barrichello, após três pit stops, finalmente abandonou a corrida, após a quebra do câmbio da Williams. Sergio Pérez, destaque do GP da Austrália, também desistiu por problemas mecânicos.
Hamilton fez sua segunda parada na 24ª volta e apostou em uma tática diferente: colocou os pneus duros. Vettel entrou na seguinte e manteve os macios em seu carro. A McLaren tentava apostar em ter os compostos mais rápidos no carro do inglês na parte final da corrida. Só que o campeão de 2008 perdeu rendimento na parte intermediária da corrida, o que permitiu a chegada de Button e Alonso.
Fonte: globo.com/
Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/
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