10 de fev. de 2011
O Hyundai Veloster Rally Car, em detalhes
O Hyundai Veloster Rally Car, revelado no Salão de Chicago é realmente um carro incrível. Como conseguiram colocar tantas coisas legais em algo tão pequeno? Aqui você encontrará fotos e explicações detalhadas do novo bólido de rali da marca coreana, e uma surpresinha no final. Dica: envolve poeira, muita poeira.
Vamos começar com o que torna o Veloster um Veloster: é bem pequeno. A versão normal pesa algo entre um Mini Cooper e um Clubman, e tem aquele entre-eixos curto que costuma tornar os carros de rali tão divertidos.
Embora compartilhe com seu carro de base a forma e o tamanho, o Veloster de corrida continua bastante distante daquele que será lançado esse ano. A começar pelo motor Theta 2.0, que recebeu um turbocompressor HKS e transmissão sequencial X-trac de seis marchas. O motor 1.6 da versão normal infelizmente não entrega os 507 cv, nem os 82 kgf.m de torque. E não terá tração integral, também. Será que realmente estamos falando do mesmo carro?
Rodas 18’’ HRE calçadas por Pneus Hankook com medidas 245/40 R18 levam a potência ao chão, enquanto discos de freio Alcon de 14’’ e pinças de seis pistões se encarregam de parar o míssil portátil.
A carroceria é feita de uma mistura de fibra de carbono e Kevlar, ajudando a aliviar o peso ao mesmo tempo que mantém a rigidez. O Veloster Rally Car pesa meros 1 204 kg, entre um Ecosport e um Gol Rallye (ok, isso foi sacanagem).
O carro competirá no Campeonato de Ralicross 2011, que começa no dia 26 de março em Irwindale Speedway, Califórnia, e termina no final de outubro, no N.J. Motorsports Park, em New Jersey.
Nada de entrada para iPod! Só um banco concha, um monte de botões, alavantas inquebráveis e suportes da gaiola por todos os lados.
A pintura azul e branca é familiar para os fãs da Hyundai, já que é a cor escolhida pela marca em seus carros de rali pelo mundo, incluindo o hyundai Tiburon de Paul Choinere e o Genesis que deu show na Serra do Rio do Rastro. E ele parece estar comendo uma laranja.
Tudo o que não fosse parte do chassi ou metal puro foi jogado em um banho alcalino por cinco dias para remover toda a borracha e os adesivos.
Nenhuma série especial comercializável para homologação foi anunciado, mas se a Hyundai apresentou o cavalar sedã Genesis R-Spec, não descartaríamos a possibilidade de uma versão mais potente ou esportiva do Veloster em um futuro não tão distante. Faz tanto sentido que é quase obrigatório.
E tudo isso em um Hyundai. Quem diria, hein?
Agora, a melhor parte: um vídeo divulgado na página no Youtube da Hyundai que mostra ninguém menos que Rhys Millen acelerando o Veloster Rally Car sem dó no deserto. É curtinho, mas vale a pena.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
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