1 de jan. de 2011

Vazam informações sobre o novo grand tourer da Ferrari

 
O substituto para a Ferrari 612 Scaglietti será apresentado no Salão de Genebra em Março. Clientes VIP da Ferrari já viram o novíssimo GT, e ficaram impressionados, mesmo que ele seja a primeira Ferrari com tração integral – o que pode soar como heresia. Eis o que mais sabemos:
Recentemente, o chefão da Ferrari Luca di Montezemolo declarou que a companhia iria apresentar uma “nova Ferrari muito diferente” neste ano em Genebra. Já dá para ver o quão diferente a nova Ferrari será.
O recém-vazado plano de produção para os próximos cinco anos da Ferrari identifica o substituto para a 612 Scaglietti como F151. Os primeiros rumores sobre este código, lá em 2008, apontavam para um SUV (argh!). Já sabemos que tais rumores foram desmentidos pela possibilidade de um diferencial por trás das rodas dianteiras. Sim, o F151 receberá o aguardadíssimo sistema de tração integral de alto desempenho da Ferrari. De acordo com alguns relatos, o sistema “acionável” controlado eletronicamente emprega uma segunda embreagem para ativar as rodas dianteiras quando as rodas traseiras deslizarem (ou seja, quando a velocidade de rotação das rodas dianteira e traseira não corresponderem).
Como tal sistema será acionado apenas quando necessário — diferente do sistema da Lamborghini, ativo o tempo todo — o resultado seria um melhor aproveitamento geral do trem de força. Segundo internos, o sistema só funcionaria em pequenas doses, em alta velocidade (acima de 145 km/h), graças às relações fixas do diferencial, tanto no virabrequim quanto nas laterais das rodas tracionadas.
Quem fez parte do grupinho que viu o F151 diz que o que levará potência para todas aquelas rodas será um novo V12 de 6.3L e injeção direta, gerando 680 cv. Naturalmente, a transmissão será a DCT de sete velocidades da Ferrari. Tudo aponta para um perfil de desempenho mais agressivo do que o da atual 612, com itens de conforto similares como espaço sob medida para bagagem e espaço para as pernas dos passageiros no banco de trás (mesmo que sejam adultos). No entanto, podemos esperar um tempo de 0-100 de 3.7 segundos e uma velocidade máxima de 335 km/h.


E que tal o visual? Será que o novo modelo trará as mesmas linhas da 612 atual? Nem tanto. Será mais leve do que os atuais 1840 kg, incorporando mais alumínio no subchassi. Mais durão e mais comunicativo, com certeza, porém com conforto ao rodar à altura do grand tourer topo de linha da marca. Sobre o estilo, provavelmente trará formas mais esguias, a abertura traseira com um quê de shooting-brake (pense no Porsche Panamera — não, não pense!) para facilitar o acesso à bagagem, garrafas de vinho, latas extra grandes de caviar, essas coisas.
Fora isso, existe mais uma possibilidade: o sistema híbrido da Ferrari, o chamado HY-KERS. Estamos bastante certos de que um modelo não híbrido chegará antes (ano-modelo 2012), mas é bem provável que a Ferrari mostre em Genebra um híbrido capaz de entrar em produção. Esse sistema, que combina o V12 com um motor elétrico nas rodas dianteiras, poderá aparecer após um ou dois anos. É esperar para ver.

Fonte: jalopnik
Disponivel em:http://www.jalopnik.com.br

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