Picape chega com novas suspensões e HPE parte de R$ 99.990. Conjunto é acertado e permite condução radical na terra e no asfalto.
Os valores sugeridos pela marca são R$ 99.990 (flex) e R$ 121.490 (diesel), ambas com câmbio automático. A marca disponibiliza versão manual da HPE apenas com motores a diesel, com preço de R$ 112.490. Com estes valores e sempre com tração 4x4 disponível, a L200 Triton HPE é a versão topo de linha da Triton, assim as concorrentes são os modelos mais luxuosos de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e Nissan Frontier (confira tabela abaixo), com câmbio automático.
Entre as rivais, a S10 e Hilux também oferecem opções flex, contudo, a picape movida com álcool e gasolina da Chevrolet só possui câmbio manual.
O que mudou
Ao olhar HPE é possível notar poucas diferenças em relação ao modelo 2012, como o caso do para-choque dianteiro e os faróis. Internamente, a picape recebeu novos bancos, no caso do modelo mais luxuoso da HPE, em couro. O pacote da versão top possui kit multimídia de tela sensível ao toque, com GPS, rádio, CD, DVD, Bluetooth, além de ar condicionado automático, direção hidráulica, piloto automático e comandos de áudio integrado ao volante, entre outros.
Seu acabamento fica em um meio termo entre o requintado e o espartano, mostrando sua vocação off-road. Em apresentação realizada em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, a versão HPE com motor a diesel foi avaliada pelo G1 no circuito de testes off-road da marca, utilizado para acertar as Triton que disputam a Cup. Neste trecho, a picape enfrentou com facilidade os obstáculos nada modestos, mostrando o bom funcionamento da nova suspensão.
Passando para o asfalto linear do Autódromo Velo Cittá, a Triton comprovou o que os executivos da marca haviam afirmado. Mesmo sem carga, a cabine da picape manteve interessante estabilidade. Em curvas de alta velocidade, o conjunto apresentou pequena rolagem, tratando-se de uma picape.
Dois motores, uma escolha
Apesar de não ser novidade, a gama de motores da Triton HPE oferece o mais tradicional motor diesel e o diferenciado V6 flex. Os dois funcionam bem, mas são nitidamente para públicos diferentes. Enquanto a versão flex trabalha melhor em altos giros, o modelo a diesel já entrega força em baixas rotações. Desse modo, se o uso for prioritariamente off-road, a escolha do diesel será vantajosa.
Com isso, a Triton poderá superar os obstáculos com mais facilidade, ao passo que o motor flex se sai melhor no piso de asfalto, ideal para quem pega muita estrada. Ambos propulsores fazem uso do câmbio automático de 4 velocidades – o motor diesel tem à disposição o manual de 5 velocidades também – com escassa quantidade de marchas.
Conjunto resistente e robusto
Além de saltar e superar obstáculos em alta velocidade, a Triton possui sistema chamado de LSD Hybrid no diferencial traseiro, no qual a tração é transferida para a roda que necessita de mais força. Assim, durante a avaliação, foi possível “desencalhar” a L200 quando uma das rodas não tinha o contato ideal com o solo. Seguindo os dispositivos tecnológicos, a L200 possui nova geração de freios ABS, com calibração exclusiva para terra.
Retorno da versão Savana
Outra grande novidade da Mitsubishi é L200 Triton Savana. A mais aventureira das picapes da marca volta agora à "família" Triton. De acordo com a empresa, a Savana possui carroceria reforçada em seis pontos garante e faz uso do mesmo motor diesel da HPE. Além disso, possui snorkel, que permite atravessar trechos alagados com até 800mm de profundidade, rack de teto, prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderência, e duas caixas para acessórios na caçamba.
A Savana é montada sobre a base da HPE, assim mantém as caraterísticas do modelo top, mas seu câmbio é o manual de cinco marchas. No início da gama está a versão GL, modelo que é somente disponível para frotistas. Como GL, GLX e GLS tem aptidões mais utilitárias, estes modelos tem a caçamba maior que a HPE e a Savana. Somando todos os modelos, a expectativa da marca é comercializar cerca de 2.000 unidades da Triton por mês.
Confira preços da linha Triton 2013, que chega às lojas em julho:
L200 Triton HPE Diesel AT - R$ 121.490
L200 Triton HPE Diesel MT - R$ 112.490
L200 Triton HPE Flex AT - R$ 99.990
L200 Triton Savana - R$ 112.490
L200 Triton GLS - R$ 95.990
L200 Triton GLX - R$ 87.490
L200 Triton GL (airbag, abs) - R$ 88.990
L200 Triton GL - R$ 83.990 (apenas para frotistas)
Fonte: G1
Disponível no(a): http://g1.globo.com/carros
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