Marca francesa enxerga a relação entre o compacto e o mercado brasileiro como meio de reduzir a dependência da Europa
Quando a PSA Peugeot Citroën decidiu
lançar o DS3 no Brasil, o objetivo era reduzir a dependência do mercado
Europeu, que já anda fraco há meses. No entanto, a decisão do governo
brasileiro de aumentar o IPI sobre carros importados, no final do ano
passado, fez com que a fabricante francesa fisasse um pouco no freio.
Tanto que o modelo, da linha de luxo da marca, chegou ao país apenas em
maio, com alguns meses de atraso. Apesar da apreensão, o hatch compacto
chamou a atenção, tanto pela estética quanto pelo desempenho, e voltou a
animar os franceses.
A linha DS é vista pela marca como a
melhor maneira para aumentar a visibilidade da PSA no Brasil e na
América do Sul. Desta forma, a empresa poderá cumprir o objetivo de
alcançar o equilíbrio, vendendo 50% de seus carros na Europa e a outra
metade nos demais mercados globais até 2015.
Para facilitar as coisas, a Citroën
já cogita construir o DS3 na unidade de Porto Real, do Rio de Janeiro. A
fábrica é responsável pela produção do Peugeot 207, do Citroën C3 e do
Xsara Picasso. O desejo da marca em produzir o hatch de luxo em solo
brasileiro foi revelado ao site Automotive Business por um porta-voz da
empresa. no entanto, não foi estipulado um prazo para que tenha início. A
planta no estado fluminense é capaz de entrecar 160.000 unidades
anuais.
As vendas da Citroën no Brasil
subiram 7% no ano passado, chegando às 90.032 unidades emplacadas. Os
números deram aos franceses a cota de 2,6 pontos percentuais do mercado
nacional. As vendas da linha DS representaram 15% dos pedidos na Europa e
10% da comercialização global. No Brasil, com a alta taxa de IPI para
os importados, o DS3 custa R$ 79.900 - o carro é importado da França.
Especula-se que o hatch compacto comece a ser produzido em Porto Real
antes de 2015, quando a empresa espera estar livre da dependência do
mercado europeu.
O DS3 desenvolve 165 cv a 6 mil giros
e 24,5 kgfm de torque entre 1.400 e 4.500 rpm, com um overbooster que
adiciona 2 kgfm por 25 segundos quando a acelerador é pressionado acima
de 90% do curso total. O câmbio é mecânico, de 6 marchas, com controles
de tração e estabilidade. O arsenal do DS3 ainda inclui seis airbags,
ABS com EBD, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, entre
outros itens.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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