6 de jul. de 2012

Citroën pode produzir o DS3 no Brasil

Fotos: Eduardo Rocha/CZN
Citroën pode produzir o DS3 no Brasil
Marca francesa enxerga a relação entre o compacto e o mercado brasileiro como meio de reduzir a dependência da Europa

 
Quando a PSA Peugeot Citroën decidiu lançar o DS3 no Brasil, o objetivo era reduzir a dependência do mercado Europeu, que já anda fraco há meses. No entanto, a decisão do governo brasileiro de aumentar o IPI sobre carros importados, no final do ano passado, fez com que a fabricante francesa fisasse um pouco no freio. Tanto que o modelo, da linha de luxo da marca, chegou ao país apenas em maio, com alguns meses de atraso. Apesar da apreensão, o hatch compacto chamou a atenção, tanto pela estética quanto pelo desempenho, e voltou a animar os franceses.
 
A linha DS é vista pela marca como a melhor maneira para aumentar a visibilidade da PSA no Brasil e na América do Sul. Desta forma, a empresa poderá cumprir o objetivo de alcançar o equilíbrio, vendendo 50% de seus carros na Europa e a outra metade nos demais mercados globais até 2015.
 
Para facilitar as coisas, a Citroën já cogita construir o DS3 na unidade de Porto Real, do Rio de Janeiro. A fábrica é responsável pela produção do Peugeot 207, do Citroën C3 e do Xsara Picasso. O desejo da marca em produzir o hatch de luxo em solo brasileiro foi revelado ao site Automotive Business por um porta-voz da empresa. no entanto, não foi estipulado um prazo para que tenha início. A planta no estado fluminense é capaz de entrecar 160.000 unidades anuais.
 
As vendas da Citroën no Brasil subiram 7% no ano passado, chegando às 90.032 unidades emplacadas. Os números deram aos franceses a cota de 2,6 pontos percentuais do mercado nacional. As vendas da linha DS representaram 15% dos pedidos na Europa e 10% da comercialização global. No Brasil, com a alta taxa de IPI para os importados, o DS3 custa R$ 79.900 - o carro é importado da França. Especula-se que o hatch compacto comece a ser produzido em Porto Real antes de 2015, quando a empresa espera estar livre da dependência do mercado europeu.
 
O DS3 desenvolve 165 cv a 6 mil giros e 24,5 kgfm de torque entre 1.400 e 4.500 rpm, com um overbooster que adiciona 2 kgfm por 25 segundos quando a acelerador é pressionado acima de 90% do curso total. O câmbio é mecânico, de 6 marchas, com controles de tração e estabilidade. O arsenal do DS3 ainda inclui seis airbags, ABS com EBD, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, entre outros itens.
 
 
 

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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