4 de jul. de 2012

ONG notifica Fiat sobre marketing abusivo para crianças

 Fotos: Divulgação
ONG notifica Fiat sobre marketing abusivo para crianças
Para o Instituto Alana, a fabricante italiana apela para a vulnerabilidade infantil em campanhas direcionadas ao consumo

 
A estratégia da Fiat para conquistar os clientes desde a infância está na mira do Instituto Alana. A ONG é a criadora do projeto Criança e Consumo, que tem como objetivo identificar e denunciar abusos envolvendo a publicidade voltada aos pequenos. Recentemente a fabricante italiana, em parceria com a Bandeirantes Brinquedos, lançou uma linha que inclui carrinhos em miniatura e até versões que podem ser dirigidas pelos baixinhos ou acionadas por controle remoto. A gama de brinquedos também inclui uma versão do clássico jogo Bando Imobiliário, onde é possível adquirir ações da empresa. Para o instituto, trata-se de abuso da vulnerabilidade infantil.
 
A própria empresa já havia divulgado amplamente que pretende mesmo atingir o público infantil. O objetivo é fazer com que as crianças se aproximem da marca e influenciem as escolhas dos pais. O Instituto Alana enviou um ofício no qual explica à fabricante as consequências da exploração das crianças, que não seriam capazes de perceber a agressividade da estratégia. A ONG colocou-se à disposição da marca italiana para contribuir sobre o tema da proteção infantil nas relações de consumo. A Fiat, no entanto, ainda não respondeu o ofício.

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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