Para o Instituto Alana, a fabricante italiana apela para a vulnerabilidade infantil em campanhas direcionadas ao consumo
A estratégia da Fiat para conquistar
os clientes desde a infância está na mira do Instituto Alana. A ONG é a
criadora do projeto Criança e Consumo, que tem como objetivo identificar
e denunciar abusos envolvendo a publicidade voltada aos pequenos.
Recentemente a fabricante italiana, em parceria com a Bandeirantes
Brinquedos, lançou uma linha que inclui carrinhos em miniatura e até
versões que podem ser dirigidas pelos baixinhos ou acionadas por
controle remoto. A gama de brinquedos também inclui uma versão do
clássico jogo Bando Imobiliário, onde é possível adquirir ações da
empresa. Para o instituto, trata-se de abuso da vulnerabilidade
infantil.
A própria empresa já havia divulgado
amplamente que pretende mesmo atingir o público infantil. O objetivo é
fazer com que as crianças se aproximem da marca e influenciem as
escolhas dos pais. O Instituto Alana enviou um ofício no qual explica à
fabricante as consequências da exploração das crianças, que não seriam
capazes de perceber a agressividade da estratégia. A ONG colocou-se à
disposição da marca italiana para contribuir sobre o tema da proteção
infantil nas relações de consumo. A Fiat, no entanto, ainda não
respondeu o ofício.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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