Conforto para viajar e andar na cidade ou força bruta para atravessar qualquer terreno? Uma dúvida que sempre fica na mente e algo que sempre me perguntam após as avaliações foi solucionada na última semana. A Land Rover convidou os jornalistas para o lançamento da transmissão de oito marchas e também a nova geração do motor biturbo à diesel.
O evento começou em São Paulo, no Hotel Transamérica, por volta das sete horas da manhã. Em frente ao saguão as máquinas aguardavam a hora a partida. Nosso destino seria o charmoso Haras Larissa, na cidade de Monte Mor, onde está localizado o Land Rover Experience Centre.
Tenho o hábito salutar de ler o manual do proprietário dos carros que tenho a oportunidade de avaliar por alguns dias. É uma forma de conhecer suas características principais, além das funções básicas como computador de bordo, localização de airbags e comandos gerais para manter o bom funcionamento.
No caso da Land Rover a parte com todas as funções fora-de-estrada havia me deixado bastante curioso. Existem botões para várias coisas e eu já planejava fazer uma visita à pista com o objetivo de botar os utilitários de luxo na terra. Chegou a hora!
A primeira parte do evento foi no asfalto. O motor TDV6 ganhou 11 cv, entregando agora 256 cv de força e torque de 61,1 kgfm a partir dos 2.000 giros. Nada mal. O resultado da nova transmissão de oito marchas é uma economia ainda maior de combustível em velocidade de cruzeiro com rotação baixa. Outras novidades incluem paddle shifts no volante e a aposentadoria da alavanca de câmbio, substituída por um círculo seletor bastante funcional.
Um deles, que ativa a reduzida para terrenos de baixa aderência, transforma o luxuoso SUV em um verdadeiro trator, com todo o torque disponível a serviço do pé direito. Na seqüência uma descida íngreme e ativamos o HDC (controle de descida) para comprovar que o sistema luta – com sucesso – contra a gravidade e o peso do veículo.
Seguimos pela trilha com ar-condicionado ligado e, pra quem preferir, áudio de primeira linha nas caixas de som. O último desafio é a chamada “Ponte”, onde o carro estaciona no final de uma estrutura de madeira e – literalmente – despenca. É divertido e repetimos a dose.
Após voltarmos ao ponto de saída, foi a vez da Land Rover Discovery 4 mostrar suas qualidades, em um circuito montado especialmente para ela. No primeiro desafio – com a opção de terreno pedregoso ativada – a carroceria chega a ficar bastante inclinada. Algo que deixaria nossas mães assustadas.
O próximo obstáculo deixou o carro com duas rodas fora do chão, mas com bastante controle. Em seguida subimos uma rampa íngreme e descemos com a ajuda do HDC. O penúltimo incluía a passagem em um local que simula uma trilha cheia de pedras. Haja torque!
Para fechar o desafio atravessamos uma área alagada, criando uma onda bem na frente do capô. A tarde já estava se despedindo quando saímos da água e voltamos a São Paulo. Cada jornalista ainda dividiu o carro com outro colega. Atrás de nós, ficou a visão do sol se pondo e algumas lembranças bem divertidas na memória.
Viagem a convite da Land Rover
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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