29 de mai. de 2012

Achados meio perdidos: um muscle car à brasileira



No começo da década de 90, os Puma GTB acabaram desvalorizados e sucateados até o começo da atual onda dos carros antigos, quando seu visual de pony americano atraiu muita gente disposta a usá-lo como base para um projeto insano. É o caso deste GTB 1977 de Piracicaba.

Talvez para aproveitar o parentesco do conjunto original GM, o proprietário deste GTB optou por usar o trem de força do Camaro da década de 70, combinando um V8 small block 305 a uma caixa automática Powerglide de apenas duas marchas, porém muito robusta – uma preparação tradicional nas drag strips americanas. A alimentação do motor fica por conta do carburador Holley 4150 Nascar de corpo quádruplo e de um blower 4.71, que fazem o velho small-block despejar 550 cv no diferencial Dana 44.

As rodas parecem uma solução interessante, que foge do manjadíssimo trio Weld-Cragar-American Racing: são rodas de 16 polegadas do BMW Série 7 E38, com a borda retrabalhada na traseira (deep dish). O interior sergue a linha dos pro-street, com alguma modernização como os bancos com regulagem elétrica  - também cedidos pelo sedã alemão – e a coluna de direção ajustável.
A descrição do anúncio revela um projeto bem cuidado, com instalação elétrica modernizada, sistema de arrefecimento compatível com o novo trem-de-força, uma pintura aparentemente bem feita e alguns mimos modernos como abertura elétrica das portas e faróis de xenônio que podem parecer um pouco deslocados em um veículo com o estilo dos anos 70.

O proprietário pede 58.000 reais e parece aberto a propostas de troca. O preço fica na faixa dos antigos V8 originais – Maverick e Dodges – mas bem acima dos GTB que temos encontrado a venda ultimamente. Além disso, o Chevrolet 305 usado no carro é conhecido nos EUA pelo maldoso apelido “âncora de barco”, por não ser muito potente e ter sido usado em aplicações marítimas, mas aparentemente o compressor e a carburação deram um jeito nisso.
Se você estiver a fim de gastar uma boa grana para derreter alguns pneus com estilo peculiar, pode valer a pena. Ou não?

Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário: