Chevrolet põe internet a bordo do Agile, mas a timidez na execução ofusca a boa ideia
por Igor Macário
Auto Press
A Chevrolet parece ter escolhido o Agile como carro oficial das séries especiais da marca. Enquanto toda a linha acima dele passa por uma renovação total, o hatch "altinho" – cuja segunda geração ainda deve demorar pelo menos três anos para ser lançada – tenta se manter atualizado com versões exclusivas e de produção limitada para continuar atraente. A mais recente é a série Wi-Fi, mostrada ainda no fim de 2011. Com ela, a marca da gravata dourada é a primeira fabricante nacional a oferecer acesso à internet sem fio no interior de um carro – ainda que em parceria com a operadora de telefonia móvel Tim.
por Igor Macário
Auto Press
A Chevrolet parece ter escolhido o Agile como carro oficial das séries especiais da marca. Enquanto toda a linha acima dele passa por uma renovação total, o hatch "altinho" – cuja segunda geração ainda deve demorar pelo menos três anos para ser lançada – tenta se manter atualizado com versões exclusivas e de produção limitada para continuar atraente. A mais recente é a série Wi-Fi, mostrada ainda no fim de 2011. Com ela, a marca da gravata dourada é a primeira fabricante nacional a oferecer acesso à internet sem fio no interior de um carro – ainda que em parceria com a operadora de telefonia móvel Tim.
Por R$ 200 a mais, o Agile LTZ ganha o pacote Wi-Fi, que traz um modem 3G – não integrado ao painel – e conexão gratuita por um ano. Ao menos, o aparelho pode ser levado para qualquer lugar e funcionar independente do carro. Na prática, a série especial oferece ao comprador da versão topo de linha o serviço de internet a um preço promocional – comprado separadamente, o modem 3G custa mais que o cobrado pela marca, sem contar com os custos da contratação do serviço. Junto com o modem, vai um chip 3G com um ano de acesso ilimitado garantido pela parceria entre a GM e a operadora.
De resto, o Agile Wi-Fi é o mesmo já conhecido desde o lançamento. O motor é o 1.4 litro Econo.flex de 102 cv e 13,5 kgfm com etanol, o único oferecido para todas as versões do modelo. Segundo a marca, ele é suficiente para empurrar o Agile de zero a 100 km/h em 12,8 segundos e à velocidade máxima de 165 km/h, compatíveis com a proposta do carro. O câmbio é sempre o manual de cinco marchas. Não sendo por uma eventual necessidade de recarga no roteador 3G – pela conexão USB do som –, o interior não é nada "especial".
Ao menos, a versão LTZ vem bem equipada, com itens importantes como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos e sistema de som de série. A linha 2012 ainda recebeu airbags frontais e freios ABS também entre os equipamentos básicos – na versão LT apenas as bolsas infláveis estão disponíveis. Por fora, apenas dois pequenos emblemas com o símbolo padrão de rede sem fio estampam as colunas traseiras e mostram que se trata de uma das mil unidades produzidas da versão.
A ideia de disponibilizar uma função cada vez mais importante no universo automotivo é louvável, mas acaba contrastando com a simplicidade geral do Agile. A maneira como a Chevrolet oferece o serviço permite a total desvinculação entre o carro e a função de ser um ponto de internet sem fio.
A real vantagem é que adquirir um modem/roteador wireless 3G e bancar um ano de acesso à rede mundial de computadores de forma independente custa bem mais que os R$ 200 propostos pela marca. Pelo menos, os R$ 43.806 cobrados pelo Agile LTZ o colocam em pé de igualdade com os principais concorrentes, quando equipados à altura da lista de itens de série do hatch da Chevrolet.
Impressões ao navegar
Janela para o mundo
Ao volante, nenhuma mudança no Agile Wi-Fi – que mantém os predicados do modelo de origem. Já que o modem de conexão sem fio que acompanha a série especial sequer é acoplado ao carro, nem mesmo o sistema de som foi alterado. Um navegador por GPS que usasse a internet a bordo bem que poderia ganhar espaço no painel do hatch. Por fora, apenas um adesivo nas colunas traseiras identifica a versão. A posição de dirigir se mantém peculiar, com o volante ligeiramente torto para a direita. O modelo conta com ajustes primários de altura do banco e do volante, que tentam dar ao motorista um melhor posto de condução.
O motor 1.4 8V de 102 cv com etanol também segue o mesmo. Ele consegue empurrar o modelo com alguma disposição na cidade, claro habitat natural do carro. Os 13,5 kgfm de torque aparecerem apenas a 3.200 rpm, o que resulta em arrancadas um tanto morosas, mesmo com o câmbio razoavelmente curto. O desempenho até é honesto, mas o Agile definitivamente não é indicado para motoristas apressados. O propulsor se torna áspero e ruidoso acima das 3.500 rpm, o que compromete bastante a performance na estrada. Manter velocidades de cruzeiro acima dos 110 km/h se torna um martírio, já que há pouca reserva de potência e o ruído invade a cabine sem piedade.
O interior até é bem resolvido, com comandos fáceis de usar e intuitivos. Ao menos, era de se esperar que na série especial Wi-Fi houvesse um lugar reservado ao roteador sem fio, que acaba ficando solto pelos porta-trecos do carro. O modem, ao menos, é eficiente e de uso fácil. Conectar um dispositivo móvel ao sistema não demora mais de um minuto e a velocidade da conexão é boa – não dá para baixar um filme inteiro, mas quebra o galho.
E a independência do 3G em relação ao carro, permite que ele seja utilizado em qualquer ambiente, o que aumenta drasticamente sua versatilidade. O modelo poderia ter ainda mais diferenciais, como as práticas mesinhas do tipo "avião" atrás dos encostos dos bancos dianteiros, capazes de segurar computadores portáteis ou tablets.
A suspensão dá conta do recado e até consegue isolar o habitáculo dos solavancos causados pelo castigado asfalto brasileiro. Há um bocado de rolagem nas curvas mais fechadas, o que não chega a assustar o motorista. O maior problema – causado pela altura do carro – são os ventos laterais, que fazem o Agile balançar e ter dificuldades para manter a trajetória, precisando até de correções ao volante. O modelo Wi-Fi é agradável de usar no dia a dia na cidade, mas ele não consegue esconder suas modestas origens.
Ficha Técnica
Chevrolet Agile LTZ Wi-Fi 1.4 8V
Motor: Etanol e gasolina, dianteiro, transversal, 1.389 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 97 cv com gasolina e 102 cv com etanol a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 12,8 s.
Velocidade máxima: 165 km/h.
Torque máximo: 13,2 kgfm com gasolina e 13,5 kgfm com etanol a 3.200 rpm.
Diâmetro e curso: 77,6 mm x 73,4 mm. Taxa de compressão: 12,4:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira interdependente, com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 185/60 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e discos à tambor atrás.
Carroceria: Hatch compacto em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 3,99 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,54 m de altura e 2,54 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo como opcional.
Peso: 1.085 kg em ordem de marcha, com 425 kg de carga útil.
Capacidade do porta-malas: 327 litros.
Tanque de combustível: 54 litros.
Produção: São Caetano do Sul, Brasil
Lançamento no Brasil: 2011.
Itens de série: Ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, modem 3G, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, direção hidráulica, rodas de liga leve de 15 polegadas, airbags frontais, freios ABS, controlador de velocidade de cruzeiro e sensor crepuscular.
Preço: R$ 44.006
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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