30 de mar. de 2012

Teste: Chevrolet Agile Wi-Fi aposta na conexão do marketing

Fotos: Pedro Paulo Figueiredo/CZN
Teste: Chevrolet Agile Wi-Fi aposta na conexão do marketing
Chevrolet põe internet a bordo do Agile, mas a timidez na execução ofusca a boa ideia

por Igor Macário
Auto Press


A Chevrolet parece ter escolhido o Agile como carro oficial das séries especiais da marca. Enquanto toda a linha acima dele passa por uma renovação total, o hatch "altinho" – cuja segunda geração ainda deve demorar pelo menos três anos para ser lançada – tenta se manter atualizado com versões exclusivas e de produção limitada para continuar atraente. A mais recente é a série Wi-Fi, mostrada ainda no fim de 2011. Com ela, a marca da gravata dourada é a primeira fabricante nacional a oferecer acesso à internet sem fio no interior de um carro – ainda que em parceria com a operadora de telefonia móvel Tim.

Por R$ 200 a mais, o Agile LTZ ganha o pacote Wi-Fi, que traz um modem 3G – não integrado ao painel – e conexão gratuita por um ano. Ao menos, o aparelho pode ser levado para qualquer lugar e funcionar independente do carro. Na prática, a série especial oferece ao comprador da versão topo de linha o serviço de internet a um preço promocional – comprado separadamente, o modem 3G custa mais que o cobrado pela marca, sem contar com os custos da contratação do serviço. Junto com o modem, vai um chip 3G com um ano de acesso ilimitado garantido pela parceria entre a GM e a operadora.



De resto, o Agile Wi-Fi é o mesmo já conhecido desde o lançamento. O motor é o 1.4 litro Econo.flex de 102 cv e 13,5 kgfm com etanol, o único oferecido para todas as versões do modelo. Segundo a marca, ele é suficiente para empurrar o Agile de zero a 100 km/h em 12,8 segundos e à velocidade máxima de 165 km/h, compatíveis com a proposta do carro. O câmbio é sempre o manual de cinco marchas. Não sendo por uma eventual necessidade de recarga no roteador 3G – pela conexão USB do som –, o interior não é nada "especial".

Ao menos, a versão LTZ vem bem equipada, com itens importantes como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos e sistema de som de série. A linha 2012 ainda recebeu airbags frontais e freios ABS também entre os equipamentos básicos – na versão LT apenas as bolsas infláveis estão disponíveis. Por fora, apenas dois pequenos emblemas com o símbolo padrão de rede sem fio estampam as colunas traseiras e mostram que se trata de uma das mil unidades produzidas da versão.



A ideia de disponibilizar uma função cada vez mais importante no universo automotivo é louvável, mas acaba contrastando com a simplicidade geral do Agile. A maneira como a Chevrolet oferece o serviço permite a total desvinculação entre o carro e a função de ser um ponto de internet sem fio.

A real vantagem é que adquirir um modem/roteador wireless 3G e bancar um ano de acesso à rede mundial de computadores de forma independente custa bem mais que os R$ 200 propostos pela marca. Pelo menos, os R$ 43.806 cobrados pelo Agile LTZ o colocam em pé de igualdade com os principais concorrentes, quando equipados à altura da lista de itens de série do hatch da Chevrolet.



Impressões ao navegar

Janela para o mundo

Ao volante, nenhuma mudança no Agile Wi-Fi – que mantém os predicados do modelo de origem. Já que o modem de conexão sem fio que acompanha a série especial sequer é acoplado ao carro, nem mesmo o sistema de som foi alterado. Um navegador por GPS que usasse a internet a bordo bem que poderia ganhar espaço no painel do hatch. Por fora, apenas um adesivo nas colunas traseiras identifica a versão. A posição de dirigir se mantém peculiar, com o volante ligeiramente torto para a direita. O modelo conta com ajustes primários de altura do banco e do volante, que tentam dar ao motorista um melhor posto de condução.

O motor 1.4 8V de 102 cv com etanol também segue o mesmo. Ele consegue empurrar o modelo com alguma disposição na cidade, claro habitat natural do carro. Os 13,5 kgfm de torque aparecerem apenas a 3.200 rpm, o que resulta em arrancadas um tanto morosas, mesmo com o câmbio razoavelmente curto. O desempenho até é honesto, mas o Agile definitivamente não é indicado para motoristas apressados. O propulsor se torna áspero e ruidoso acima das 3.500 rpm, o que compromete bastante a performance na estrada. Manter velocidades de cruzeiro acima dos 110 km/h se torna um martírio, já que há pouca reserva de potência e o ruído invade a cabine sem piedade.



O interior até é bem resolvido, com comandos fáceis de usar e intuitivos. Ao menos, era de se esperar que na série especial Wi-Fi houvesse um lugar reservado ao roteador sem fio, que acaba ficando solto pelos porta-trecos do carro. O modem, ao menos, é eficiente e de uso fácil. Conectar um dispositivo móvel ao sistema não demora mais de um minuto e a velocidade da conexão é boa – não dá para baixar um filme inteiro, mas quebra o galho.

E a independência do 3G em relação ao carro, permite que ele seja utilizado em qualquer ambiente, o que aumenta drasticamente sua versatilidade. O modelo poderia ter ainda mais diferenciais, como as práticas mesinhas do tipo "avião" atrás dos encostos dos bancos dianteiros, capazes de segurar computadores portáteis ou tablets.
No resto da cabine, o aparelho de som – com bem-vindas conexões bluetooth e USB – é em posição baixa demais e obriga o motorista a ter de se movimentar do banco para alcançar todos os botões, além de ser necessário tirar os olhos da estrada para efetuar todas as funções. Um comando no volante seria útil. Por ser baseado na versão topo de linha LTZ, os bancos são revestidos em um agradável veludo, mas poderiam acomodar melhor os ocupantes com apoio mais eficiente para as coxas, problema tanto nos bancos da frente quanto no traseiro.

A suspensão dá conta do recado e até consegue isolar o habitáculo dos solavancos causados pelo castigado asfalto brasileiro. Há um bocado de rolagem nas curvas mais fechadas, o que não chega a assustar o motorista. O maior problema – causado pela altura do carro –  são os ventos laterais, que fazem o Agile balançar e ter dificuldades para manter a trajetória, precisando até de correções ao volante. O modelo Wi-Fi é agradável de usar no dia a dia na cidade, mas ele não consegue esconder suas modestas origens.



Ficha Técnica

Chevrolet Agile LTZ Wi-Fi 1.4 8V

Motor: Etanol e gasolina, dianteiro, transversal, 1.389 cm³, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 97 cv com gasolina e 102 cv com etanol a 6 mil rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 12,8 s.
Velocidade máxima: 165 km/h.
Torque máximo: 13,2 kgfm com gasolina e 13,5 kgfm com etanol a 3.200 rpm.
Diâmetro e curso: 77,6 mm x 73,4 mm. Taxa de compressão: 12,4:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira interdependente, com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 185/60 R15.
Freios: Discos ventilados na frente e discos à tambor atrás.
Carroceria: Hatch compacto em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 3,99 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,54 m de altura e 2,54 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo como opcional.
Peso: 1.085 kg em ordem de marcha, com 425 kg de carga útil.
Capacidade do porta-malas: 327 litros.
Tanque de combustível: 54 litros.
Produção: São Caetano do Sul, Brasil
Lançamento no Brasil: 2011.
Itens de série: Ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, modem 3G, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, direção hidráulica, rodas de liga leve de 15 polegadas, airbags frontais, freios ABS, controlador de velocidade de cruzeiro e sensor crepuscular.
Preço: R$ 44.006

Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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