18 de nov. de 2011

Ford explica demanda por tecnologias de segurança veicular


Ford em evento de demonstração de tecnologias de segurança
Alguns admitem, outros não. Mas, o fato é que é demais de comum andar pelas ruas e ver as pessoas falando ao celular, trocando mensagens de texto, fazendo lanches rápidos e até se maquiando enquanto dirigem. Essas práticas não são exclusivas dos brasileiros e, todo mundo sabe, são passíveis de causar acidentes e grandes confusões no trânsito em qualquer parte do mundo.
Uma pesquisa feita pela Ford na Europa revelou que os motoristas daquele continente se comportam da mesma forma e que, além disso, a maioria não sente confiança quanto às suas próprias habilidades ao volante. A fiscalização existe aqui e lá, assim como as escolas de atualização. E, felizmente, os recursos de segurança veicular foram pensados para diminuir os riscos que estas distrações costumam causar para estes motoristas e seus passageiros. Afinal, a demanda está aí…
A pesquisa conduzida pela Ford envolveu 4.300 motoristas da Espanha, Itália, França, Alemanha e Bretanha. No balanço geral, 62% dos condutores europeus se declararam não confiantes para passar por um teste de direção nos dias de hoje. Os alemães, na verdade, são os menos seguros (só 30% afirmaram dispor de tal confiança), enquanto que os italianos “mezza, mezza”, tiveram 50%, com o maior percentual do continente.
“A informação proveniente desta pesquisa mostra urgência na necessidade de melhorar nossos níveis de concentração ao volante”, disse Stuart Southgate, diretor de Segurança Automotiva da Ford Europa.
Ele explica que a realização deste estudo de segurança rodoviária faz parte das ações da Ford que promovem test drives e orientação sobre segurança automotiva em eventos com objetivo de obter informações sobre o comportamento dos condutores e também para avaliar as características de segurança que os motoristas mais apreciam nos carros.
Confira a seguir mais alguns destaques da pesquisa feita naquela região:
Os alemães são os que mais usam telefones móveis enquanto dirigem, com quase metade dos questionados admitindo fazer chamadas em trânsito. Por outro lado, apenas 6% dos motoristas britânicos disseram que usavam seus celulares ao volante.
Quando questionados se achavam mais seguro ter homens ou mulheres ao volante, 50% dos entrevistados franceses disseram considerar que as mulheres são motoristas mais prudentes. Já 22% dos alemães, preferem homens ao volante, enquanto 21% optam por mulheres e os demais não vêem diferença sigificativa.
E quando se trata de sistemas de segurança nos automóveis, a pesquisa revelou que os airbags são a característica mais valorizada, com 25% dos votos. Em segundo lugar com 21%, ficaram as tecnologias de prevenção de colisão em baixas velocidades, como o sistema Ford Active City Stop. Já falamos sobre este recurso que monitora a pista à frente e freia automaticamente no caso de uma colisão iminente, bem como de outras tecnologias de segurança ativa da Ford para prevenir acidentes (relembre aqui).
Mas, afinal, você se considera apto ou não a enfrentar um daqueles exames básicos de baliza, estacionamento e ladeira? Parece moleza, certo? Só não vale atender o celular no meio do teste, hein?

Fonte: ford.jalopnik
Disponível no(a):http://ford.jalopnik.com.br

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