Alguns carros são como super-heróis: passam a vida escondidos como Clark Kent, mas em momentos críticos ou necessários são capazes de surpreender com poderes desconhecidos mesmo entre quem acha que entende. Aqui estão dez automóveis mais rápidos que se imagina.
Ford Courier Mk V
Sugerido por: countach
Por que surpreende? O triste visual do Fiesta de 10 anos atrás faz com que a Courier seja esquecida e subestimada. Mas ela é a única picape pequena que não se vale do artifício da caçamba curta e profunda para aumentar sua capacidade de carga. Some isso ao valente motor Zetec Rocam de 1,6 litro e 109 cv (usando etanol) e às ótimas características de dirigibilidade dessa plataforma, e você tem uma picape que surpreende na hora de andar forte e dá conta de muito mais areia que alguns caminhõezinhos.
Mercedes Classe A W168
Sugerido por: diegotmc
Por que surpreende? O Mercedes Classe A foi rejeitado e virou mico, o que faz dele um candidato ideal para essa lista. A versão 160 entrega desempenho condizente com seu 1.6 de 102 cv para um carro de 1085 kg, chegando aos 100 km/h em satisfatórios 10,5 segundos. Mas é a 190 que você deve pensar antes de provocar. Com motor 1.9 de 125 cv, taxa de 11:1, e apenas 10kg a mais que seu irmão menor, o A190 leva 9,5 segundos para chegar a 100 km/h e segue acelerando até os 195 km/h – velocidade máxima limitada pela ECU. Nada mal para uma minivan de mamãe. Só tome cuidado para não tombar…
Ford Escort Mk VI
Sugerido por: @Esgalha
Por que surpreende? Com o fim da infame Autolatrina Autolatina, a Ford do Brasil finalmente pôde usar os modernos motores Zetec. Na ocasião do lançamento, as três versões – sedã, hatchback e perua – eram equipados somente com o 1,8, 16 válvulas, de 118 cv. Nos testes da revista Quatro Rodas, o sedã chegou a 201 km/h, o hatch a 198 km/h e a perua a 190 km/h. A aceleração de zero a cem do hatchback era feita em 10,09 s, enquanto o esportivo Gol GTI 16v – de 140 cv – precisou de 10,2 s. Uma pena a Ford nunca ter feito a versão RS 2000, equipada com o motor do Mondeo, porém com 150 cv.
Renault Clio II
Sugerido por: GearHeadBanger
Por que surpreende? No Brasil o Clio nunca teve uma versão apimentada como as francesas RS e V6, mas aqueles que tentaram se divertir com alguma das versões multiválvulas não se decepcionaram. O 1.0 tem um comportamento dinâmico divertido, e seu motor pede giro alto para liberar os modestos 77 cv. Já ao volante do 1.6, você conseguirá chegar aos 100 km/h antes de contar até 10 e passar dos 190 km/h, algo raro em carros dessa cilindrada.
Kia Cerato
Sugerido por: danilo
Por que surpreende? A primeira geração do Kia Cerato era relativamente barata, mas não tinha nenhum atrativo estético, e por isso não vendeu quase nada. Os poucos que o compraram acabaram descobrindo um motor 1.6 de 16 válvulas capaz de fazer frente a muitos rivais mais potentes. Que outro carro 1.6 chega a 193 km/h e acelera de zero a cem em 10,5 s? Alguns. Mas qual deles tem o porte e espaço de um Toyota Corolla ou Honda Civic?
Chevrolet Omega Fittipaldi
Sugerido por: EduardoCI
Por que surpreende? Quando você vê um Omega Fittipaldi dirigido com vontade, acaba com o queixo caído (especialmente se o piloto for o próprio Emerson). É um Holden capaz de levar as crianças (e os políticos) para a escola e viajar assistindo DVD equipado com um V6 de 292 cv capaz de acelerar de zero a cem em 6,8 segundos e andar a 235 km/h, com tração traseira e distirbuição de peso bastante equilbrada. O Camaro é baseado nele. Lembre-se disso ao pedir passagem.
Hyundai Azera
Sugerido por: fkas
Por que surpreende? Aqui a surpresa é a mesma do Cerato. Por baixo de uma carroceria totalmente sem sal, um motor generoso que torna o carro bem mais rápido que você poderia imaginar. No caso do Azera um V6 de 260 cv que leva o coreano aos 100 km/h em 7 segundos e cruza as estradas a 225 km/h.
Volkswagen Polo Mk IV
Sugerido por: pedroamadei
Por que surpreende? O Polo nacional só deslanchou depois do facelift de 2007, por isso é o modelo anterior que entra em nossa lista. Quase ninguém deu bola para o ele em seus primeiros anos, muito menos para o hatch 2.0, que era deixado de lado em favor do Golf. O público estava preocupado em compará-lo com seu irmão maior e criticar a potência baixa do EA113 (116 cv), e talvez por isso não notou a qualidade de construção e os quase 250 kg a menos. Além disso, ele tinha válvulas acionadas por balancins roletados, o que dá mais agilidade em arrancadas e retomadas. Se o Golf era elogiado por seu desempenho mesmo com um motor tido como obsoleto, o que esperar de um carro menor e mais leve, equipado com um cabeçote nervosinho?
Citroen Xantia
Sugerido por: Rafael Araujo
Por que surpreende? A cara de carro francês excêntrico esconde a incrível capacidade de acelerar forte e se manter estável do Citroën Xantia. Se a versão de entrada, com 128 cv não inspira muito nas retas, saiba que a revista Quatro Rodas descobriu que o Xantia suporta uma aceleração lateral de 1,01 g antes de desgarrar – algo próximo do Honda NSX e Escort RS Cosworth. Havia ainda a versão V6, que não traz nenhum indício de seus 193 cv e mantém a excelente estabilidade de supercarro.
Tempra Stile
Sugerido por: Michel
Por que surpreende? Muito antes de se falar em downsizing como meio de reduzir a emissão de poluentes, a Fiat adotou a técnica em seu modelo topo-de-linha, o Tempra Stile. Com um motor turbo de dois litros, tinha 165 cv de potência que fizeram dele o carro nacional mais rápido de sua época, chegando a 210 km/h, precisando de apenas nove segundos para acelerar de zero a 100 km/h. E fazia isso com a mesma cara de paisagem das versões de entrada, sem nenhuma maquiagem.
Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/
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