19 de set. de 2011

Fora da SuperFinal, Alceu Feldmann conquista a primeira vitória na Stock

Largando no fim do grid, paranaense aposta em estratégia diferente e surpreende favoritos; Marcos Gomes é segundo e Thiago Camilo abandona

Por GLOBOESPORTE.COM Santa Cruz do Sul, RS
Stock Car: Alceu Feldmann recebe a bandeira quadriculada em Santa Cruz do Sul (Foto: Fábio Oliveira) 
Alceu Feldmann surpreendeu os concorrentes ao título e venceu em Santa Cruz do Sul (Foto: Fábio Oliveira)
 Com todas as atenções voltadas para os dez pilotos que disputam a SuperFinal, um azarão roubou a cena na etapa de abertura da fase decisiva da temporada 2011 da Stock Car. Um dos mais experientes competidores da categoria, Alceu Feldmann apostou em uma estratégia diferente e resistiu à pressão dos favoritos para vencer pela primeira vez.
O piloto do carro 100 fez sua parada obrigatória ainda na primeira volta e ganhou a liderança quando o resto do pelotão foi para os pits. O “pulo do gato” para quem, como ele, havia largado em 26º lugar. Dois pilotos que brigam pelo título, Marcos Gomes e Cacá Bueno, completaram o pódio, enquanto Thiago Camilo, que chegara a Santa Cruz do Sul como líder do campeonato, abandonou com uma quebra no eixo.
Uma punição foi aplicada aos dois primeiros colocados. Segundo o regulamento, os carros devem terminar a prova com, no mínimo, três litros de combustível, quando chegam aos boxes. Quando os mesmos terminam a corrida e param na pista, o tanque deve conter, no mínimo, seis litros de etanol. Desta forma, Alceu Feldmann e Marcos Gomes não foram desclassificados, mas perderam os pontos conquistados em Santa Cruz do Sul. No entanto, os pilotos classificados na sequência, como o terceiro colocado Cacá Bueno, não herdaram os pontos dos dois primeiros, mantendo suas respectivas posições. Alguns chefes de equipes prometeram recorrer da decisão.

- Coloquei bastante combustível para tentar ir até o final e fiz mais duas ultrapassagens, mas o ponto determinante foi parar antes do safety car. Não tenho nada a reclamar da temporada agora, vai ficar marcada como o ano da minha primeira vitória na categoria. Corri com o regulamento, acho que se tivesse outro piloto na minha situação faria o mesmo. É igual ao time de futebol que joga o tempo inteiro na defesa e ganha – comparou o piloto do carro 100, que é o segundo com mais largadas no atual grid da Stock Car, atrás apenas de Nonô Figueiredo.
Começo da prova foi com safety car
Mesmo com os pilotos optando por correr com pneus slick, a largada foi dada com o carro de segurança puxando a fila. Isso porque a pista ainda estava úmida por conta da chuva que havia caído durante a manhã – o que fez a organização autorizar, inclusive, um treino extra de dez minutos pouco antes da prova, para que todos se ambientassem com as novas condições. A bandeira verde só apareceu na terceira volta, quando o bicampeão Giuliano Losacco foi tocado por Átila Abreu e acertou a barreira de pneus, provocando nova bandeira amarela. Antes da nova intervenção do safety car, Ricardo Zonta e Alceu Feldmann, que haviam largado nas últimas filas, aproveitaram para ir aos boxes reabastecer.
A corrida, então, ficou mais três voltas sob intervenção, enquanto o asfalto continuava secando. Após a relargada, quase todos os pilotos foram para os boxes fazer suas paradas obrigatórias, incluindo o pole Cacá Bueno. Antes mesmo de fazer sua parada, o líder do campeonato Thiago Camilo quebrou o câmbio e abandonou a corrida. Marcos Gomes, que esperou mais duas voltas para fazer seu pit stop, levou a melhor e superou Cacá Bueno e Valdeno Brito, que já haviam parado.
Sozinhos na frente, Zonta e Feldmann lideravam a prova, aproveitando a boa distância para os demais competidores. Na 19ª volta, Alceu fez a manobra decisiva sobre o carro 10 e ficou com a primeira posição. A partir de então, o piloto da A. Mattheis teve que conter os ataques de Zonta, que vinha mais rápido. No entanto, o ex-piloto de Fórmula 1 precisou fazer uma nova parada para colocar mais combustível e a ameaça à primeira vitória de Feldmann passou a vir dos favoritos. Marcos Gomes, tirando quase um segundo por volta, chegava cada vez mais perto. Mas não o suficiente. Por menos de dois segundos, o paranaense cruzou a linha na primeira posição e faturou sua primeira vitória na Stock Car.
Com o abandono de Thiago Camilo, Max Wilson passou à liderança do campeonato com o quinto lugar deste domingo. Já Cacá Bueno passou à vice-liderança na tabela. Vencedor de três provas neste ano, Camilo caiu para o quinto lugar. No entanto, na fase decisiva, cada piloto terá direito a descartar seu pior resultado nas quatro provas finais.
Veja os dez primeiros em Santa Cruz do Sul:
1- Alceu Feldmann, A. Mattheis - 32 voltas
2- Marcos Gomes, Full Time - a 1s843
3- Cacá Bueno, RBR Mattheis - a 11s429
4- Ricardo Maurício, RC Competições - a 12s481
5- Max Wilson, RC Competições - a 13s712
6- Valdeno Brito, FTS - a 14s720
7- Popó Bueno, A. Mattheis - a 15s560
8- Nonô Figueiredo, FTS - a 21s593
9- Felipe Maluhy, ProGP - a 26s391
10- Luciano Burti, Boettger - a 27s202

Fonte: stock-car
Disponível no(a)http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/

Nenhum comentário: