Modelos foram eleitos pelo próprio centro de estilo italiano; confira as fotos
Da redação
Sergio Pininfarina e a Ferrari Testarossa, um dos projetos preferidos do centro de estilo italiano
Nos anos 1950, quando Enzo Ferrari e Battista "Pinin" Farina anunciaram que trabalhariam em parceria, a opinião geral foi de que aquilo não funcionaria. Nos bastidores, todos diziam que era "como colocar duas Prima Donna na mesma ópera". Pois poucas vezes uma previsão foi tão errada. A parceria deu origem a cerca de 200 Ferrari desenhadas pelo estúdio Pininfarina.
Diz a história que o primeiro encontro entre Ferrari e Pinin foi marcado por um grande impasse. Em 1951, Enzo Ferrari teria dito que gostaria de encontrar Battista. Mas o compatriota teria de ir a Modena, sede da Ferrari. "Pinin", como era conhecido, teria retrucado: "Estou muito disposto a encontrá-lo. Mas preferia que ele viesse primeiro a Turim" - mesmo sabendo que Enzo raramente deixava Modena.
Foi Sergio Pininfarina, filho de Battista, quem achou a solução: sugeriu a reunião em território neutro. Assim, a primeira conversa ocorreu em um restaurante em Tortona, meio do caminho entre Turim e Modena. Em sua autobiografia, Pinin resumiu o encontro: "Em certo momento, ficou claro que um de nós estava procurando por uma bela e famosa mulher para vestir e o outro por um estilista de primeira linha, que fizesse roupas atraentes".
Autoesporte presta homenagem a essa bela passagem da indústria automobilística e a Sergio Pininfarina, que faleceu esta semana, aos 85 anos, reunindo as 10 Ferrari apontadas pela própria Pininfarina como as que melhor expressam a ideia de design automotivo em sua forma mais completa e equilibrada - tal como o centro de estilo, listamos os automóveis em ordem cronológica.
Vale lembrar que a Pininfarina também colaborou com as italianas Alfa Romeo, Fiat, Lancia e Maserati, com a americana General Motors e a francesa Peugeot - entre outras. A "casa de design" foi a primeira da Itália a trabalhar com uma marca chinesa, em 1996. A Pininfarina criou modelos para Hafei, Chery, Brilliance e JAC. O Chery Cielo, vendido aqui, é um exemplo da parceria.
250 SWB 1960
250 GT Berlinetta Lusso 1963
330 GTC 1966
206 Dino 1967
Daytona 1968
BB 1971
Testarossa 1984
456 GT 1992
F355 1994
550 Maranello 1996
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a): http://revistaautoesporte.globo.com
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário