por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Auto Press
A exemplo do que também ocorre nos Estados Unidos, o ritmo do “renascimento” da Chrysler no Brasil impressiona. As vendas do primeiro quadrimestre foram 48,3% maiores que as do mesmo período do ano passado. Para 2012, a meta da empresa automotiva norte-americana, atualmente controlada pelo Grupo Fiat, é vender 11.500 unidades no mercado nacional. Para obter tal performance, o fabricante pretende chegar ao final do ano com 50 pontos de vendas no Brasil – o dobro do que tinha no início de 2011. Além disso, o Grupo Chrysler promete novidades em suas quatro marcas: Chrysler, Dodge, Jeep e Ram. Agora, o novato nas revendas é o renovado 300C. O sedã grande da Chrysler será oferecido no Brasil por R$ 179.900, mais o frete. Apesar do preço elevado, a expectativa da empresa é comercializar mil unidades em 2012, ou cerca de 130 emplacamentos mensais.
Fabricado em Brampton, no Canadá, o novo 300C é uma reestilização do sedã apresentado em 2004, com plataforma de origem Daimler – na época, o grupo alemão controlava o fabricante norte-americano e a arquitetura do sedã da Chrysler foi “herdada” do Classe E. A pretensão da Chrysler é que o 300C se situe numa faixa intermediária dos sedãs médios e grandes de BMW e Mercedes-Benz, para brigar tanto com Série 3 e Classe C quanto com Série 5 e Classe E.
Para encarar tal concorrência, a Chrysler tratou de valorizar o 300C. Com linhas angulosas e esculpidas, o sedã tende a parecer ainda maior do que já é. A grade com lâminas cromadas dá a sensação de ter sido entalhada a partir de um grande bloco de metal. Ao lado dela aparecem os faróis estilosos, formados por refletores bi-xenônio adaptativos e leds em forma de “C”. O para-brisa foi inclinado para trás e as colunas dianteiras estão mais finas.
No perfil, chama a atenção a linha de cintura elevada, ascendente para a traseira. O conjunto ótico traseiro também traz leds e a esportividade é ressaltada pelo defletor integrado à tampa do porta-malas e as duas ponteiras ovais de escapamento.
No interior, os revestimento de couro são perfurados e não faltam superfícies suaves ao toque. A iluminação dos mostradores do novo quadro de instrumentos é em tons de azul. Dentro do quadro, uma tela de 3,5 polegadas do computador de bordo exibe diversas funções do veículo. No centro do painel se destaca a vistosa tela multimídia sensível ao toque de 8,4 polegadas. Por meio dela, é possível controlar o rádio CD/DVD/MP3 player, com tecnologia Bluetooth e comandos de voz, e ainda o navegador GPS da Garmin. O sistema de som é da Alpine, com amplificador de 506 W e dez alto-falantes.
Entre as "mordomias" oferecidas pelo 300C há auxílio de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado “dual-zone”, bancos dianteiros com ajustes elétricos, computador de bordo, coluna de direção com regulagem elétrica de altura e profundidade, controles do sistema de áudio no volante, espelhos retrovisores com luzes direcionais integradas, pedais reguláveis eletricamente, persiana traseira com acionamento elétrico, porta-copos dianteiros climatizados, sistema de entrada e partida sem chaves e teto solar panorâmico duplo, entre outras. Em termos de segurança, lá estão airbags frontais, laterais e tipo cortina, controle eletrônico de estabilidade, freios a disco ventilados nas quatro rodas com ABS, monitoramento da pressão dos pneus e vidros laminados nas portas dianteiras.
Sob o capô está a grande estrela da engenharia do Grupo Chrysler: o indefectível motor Pentastar V6 de 3.6 litros, já utilizado por aqui no Dodge Journey, nos Jeep Wrangler e Grand Cherokee e no Chrysler Town & Country. O moderno motorzão disponibiliza 37 cv a mais que o V6 anterior, que tinha 3,5 litros. Todo em alumínio, entrega 286 cv de potência a 6.350 rpm e rotundos 34,7 kgfm de torque a 4.650 rpm.
Com o 300C, a marca Chrysler espera ganhar um pouco mais de visibilidade no Brasil. Das marcas do Grupo Chrysler, a mais vendida por aqui deverá continuar a ser a Jeep, com 40% do total projetado para 2012. Em segundo lugar, empatadas, vêm Dodge e Ram, com 25% cada. Na “lanterna” da expectativa de comercialização aparece a marca Chrysler, com 10% dos emplacamentos, divididos entre a elitizada minivan familiar Town & Country e, a partir de agora, o imponente 300C.
Impressões ao dirigir
Insuspeita leveza
Guarujá/SP - No sinuoso e quase sempre molhado asfalto da Rodovia dos Imigrantes, estrada serrana que liga a capital paulista ao litoral, o 300C teve algumas boas oportunidades de mostrar seus atributos. Seu estilo evoca uma imagem de força e robustez, com seu design anguloso e esculpido, mas sua aparência algo “pesadona” contrasta com a extraordinária leveza do volante. O fato da tração ser apenas nas rodas traseiras tira da dianteira a sensação de torque e a direção eletrohidráulica ainda reforça uma sensação de leveza que não se encontra nem em compactos que pesam a metade dos 1.814 quilos 300C.
Mas tal ausência de peso no volante nem de longe pode ser confundida com imprecisão ou insegurança. O “sedãzão” reage de forma precisa aos comandos do volante e não foi possível perceber sinais de flutuação nas retas, mesmo em altas velocidades. Nas curvas, o comportamento também agradou e o sedã da Chrysler deixou a agradável impressão de estabilidade que sempre se espera de um sedã de tal porte.
Os pneus 225/60 R18, a renovada suspensão independente nas quatro rodas com dispositivo nivelador e os controles eletrônicos de tração também colaboram para manter o 300C sempre bem postado. O peso do carro é distribuído de forma praticamente igual entre os eixos dianteiro e traseiro, o que contribui para o bom equilíbrio dinâmico do modelo.
Tal sensação de leveza sem dúvida é reforçada pelo inequívoco vigor do motor Pentastar V6 de 286 cavalos, que move as quase duas toneladas de sedã com impetuosa facilidade. E o bom trabalho do motor é ainda otimizado pelo moderno câmbio automático ZF de oito velocidades, que leva a força do motor às rodas traseiras sem trancos ou solavancos, de forma contínua e eficiente. O resultado dessa parceria são retomadas vigorosas de velocidade, que se convertem na prática em ultrapassagens ágeis e seguras. O bom isolamento acústico também reforça a sensação de que o sedã é capaz de oferecer torque e potência de sobra, sem ter de se esfalfar para isso.
Ficha Técnica
Chrysler 300C
Motor: A gasolina, dianteiro, 3.604 cm³, seis cilindros em V, quatro válvulas por cilindro e duplo comando variável. Injeção eletrônica multiponto seqüencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de oito velocidades à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 286 cv a 6.350 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 8,5 s.
Velocidade máxima: 210 km/h.
Torque máximo: 34,7 kgfm a 4.650 rpm.
Diâmetro e curso: 96,0 mm x 83,0 mm. Taxa de compressão: 10,2:1.
Suspensão: Dianteira independente com braços superiores do tipo A, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira independente, com cinco braços longitudinais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora e subchassi. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.
Pneus: 225/60 R18.
Freios: Discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 5,04 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,48 m de altura e 3,05 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.814 kg.
Capacidade do porta-malas: 462 litros.
Tanque de combustível: 72 litros.
Produção: Brampton, Canadá.
Lançamento mundial: 2011.
Lançamento no Brasil: 2012.
Itens de série: Ar-condicionado de duas zonas, vidros elétricos, travas elétricas, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, bancos dianteiros com ajustes elétricos, computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS, airbag frontais, laterais e de cabeça, regulagem de altura para o volante, retrovisores elétricos, faróis de bi-xenônio, persiana traseira com acionamento elétrico.
Preço: R$ 179.900.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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