10 de abr. de 2012

Achados meio perdidos: um DMC-12 direto do passado



Quando o DeLorean DMC-12 atingiu 88 milhas por hora diante das lentes do diretor Bob Zemeckis, ele se tornou um dos maiores ícones da história do cinema – a ponto de nem precisamos citar o nome do filme. No ano passado ele finalmente completou 30 anos, passando a ter sua importação liberada no Brasil. Como já se esperava, os primeiros modelos começaram a aparecer nos classificados.

O DeLorean dispensa apresentações, mas convém lembrar que desempenho nunca foi seu forte – especialmente a versão americana, estrangulada para atender a legislação de emissões. O motor PRV (de Peugeot, Renault e Volvo) de 2,8 litros produzia apenas 150 cv na especificação europeia, suficiente para um carro familiar de 1230 kg, mas não para um esportivo europeu desse porte.

A produção começou em 21 de janeiro de 1981, na Irlanda do Norte, e cerca de 9000 unidades foram produzidas ao longo de pouco mais de um ano – antes da falência da DeLorean Motor Company, no fim de 1982. Estima-se que apenas 6500 unidades tenham resistido às três décadas que nos separam daquela época, o que torna o modelo a venda uma bela raridade. Recentemente um empresário americano comprou a produção restante da massa falida da DeLorean e passou a finalizar os carros em Houston, no Texas, e por isso alguns modelos são zero-quilômetro apesar de terem 30 anos.
Segundo o vendedor, o exemplar à venda no Brasil foi fabricado em 1981, rodou 65.000 km, e é “100% original”, sem nenhum tipo de restauração. Com a afirmação do vendedor (e pelas condições dos bancos) percebe-se que não se trata de um DMC-12 americano.

A única questão que nos intriga é o motor, que é anunciado como turbo, mas são conhecidos apenas três DMC-12 com turbinas instaladas em seu motor: os chassis 502 e 530, que serviram de protótipos a uma preparadora que planejava uma versão biturbo, e um terceiro, de númeração desconhecida, comprada por um colecionador na década de 90. Será este brasileiro?

Do contrário, o turbo tira um pouco da graça da placa preta, reservada a carros com um mínimo de 80% de originalidade e também afeta o preço de 147.000 reais. Algumas importadoras independentes anunciam o modelo zero-quilômetro montado nos EUA a partir de 120.000 reais, uma oferta atraente a quem não se importa em comprar o DeLorean americano.
Fonte: jalopnik
 Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.