Todos se lembram dos Alfas, BMWs e Corvettes. Mas existem ainda as máquinas que nunca receberam a atenção que mereciam no mundo automotivo. Alguns permanecem vivos na memória dos fãs mais ardorosos, outros nem isso, estes são dez dos melhores carros esquecidos pelo resto do mundo.
Datsun 1500/1600/2000
Por que é um belo esquecido? Os compactos roadsters da Datsun eram muito bem feitos, mas vivem sob duas sombras poderosas: a dos equivalentes britânicos e os modelos Z que se seguiram. Isso é injusto. Estes conversíveis foram uns dos primeiros carros mundialmente competitivos dos nipônicos, não deviam nada à concorrência e até os superavam em alguns quesitos.
E algumas pessoas gostam de falar que são clones do MGB. Mas eles foram projetados antes do britânico ser construído.
Jeep Comanche
Por que é um belo esquecido? Todos querem uma picape Jeep. “É óbvio!” dizem eles. Por que ainda não fizeram algo assim? A novidade: já fizeram (mais de uma vez, se você desenterrar a interessante história da empresa) O Comanche – visualmente um Cherokee com uma caçamba no lugar de bancos para a criançada – é até hoje uma das picapes com o tamanho mais perfeito já construídas, apesar de nunca ser lembrada na hora em que se falam de gerações anteriores – e menores – de Hilux, Frontier, L200, Ranger, S10 e outros… Bem que poderia voltar às ruas.
Toyota Corolla FX16 GT-S
Por que é um belo esquecido? O hachi roku pode ser o centro das atenções, mas haviam outros bons Corollas nos velhos tempos. O FX16 era um sério concorrente do Golf GTI, com um comportamento dinâmico afiado, o mesmo motor 4A-GE 1.6 de quatro cilindros, 16 válvulas e apetite por altas rotações do primeiro MR2 e um câmbio manual de precisão suíça. É um lembrete de que a Toyota sabe criar coisas divertidas quando quer; ela só precisa se lembrar disso, da mesma maneira como nós precisamos.
Suzuki Kizashi
Por que é um belo esquecido? Nossa escolha para o carro em produção mais injustamente ignorado, o Kizashi tem tudo o que se pode esperar e se destaca em meio a mesmice dos sedãs atuais. Ele deixa de lado as frescuras e o V6 de seus concorrentes em favor de reflexos, um quatro cilindros com 180 cavalos que lembra os produtos da marca com apenas duas rodas, e um visual que é interessante sem ser espalhafatoso.
Suzuki Swift GTi
Por que é um belo esquecido? O pocket-racer mais compacto que um Civic foi o carro certo na hora certa para o começo da década de 90: eficiente, simples e ágil. Volta e meia a Suzuki nos dá um bom motivo para torcer que ela continue no mercado de carros, e que de preferência não guarde seus melhores modelos para o Japão ou a Europa.
Mercury Capri 1979-1986
Por que é um belo esquecido? Todos os Capris costumam ser vistos como seres marginais pelos fãs de carro, mas o irmão de plataforma do Mustang Fox não merece este tratamento. O que um dia foi uma interpretação interessante da plataforma (e um candidato sério nos campeonatos da IMSA na década de 80), com direito à versão Charcoal Turbo RS com diferencial traseiro de deslizamento limitado, infelizmente foi esquecido com o tempo.
Borgward Isabella
Por que é um belo esquecido? Se você se lembra desta criação, provavelmente é por causa do charmoso nome Mitteleuropa. A própria Borgward foi relegada aos livros de história; a fabricante de Bremen foi apenas mais uma das dúzias de empresas europeias que ou foram absorvidas ou sumiram de cena. Na época, entretanto, o (a?) Isabella era um meio de transporte avançado e bastante civilizado, com uma então bastante moderna estrutura monocoque, suspensão independente e alta qualidade de construção.
DeTomaso Vallelunga
Por que é um belo esquecido? Fale “DeTomaso” e a maioria das pessoas vai pensar “Pantera”. Até aí tudo bem. Converse mais um pouco e talvez você arranque um “Mangusta”. Depois disso, só os mais bem informados vão lembrar de outros produtos da DeTomaso, especialmente esta pequena criatura – um dos primeiros esportivos de motor central já vendidos. Incrivelmente belo e tristemente esquecido – mas não por nós, que o incluímos em nossa Garagem dos Sonhos.
Ford Thunderbolt
Por que é um belo esquecido? Um dos primeiros muscle cars, e também um dos mais rápidos. O Thunderbolt está entre os mais celebrados dos modelos Ford mais cultuados, um Fairlane com carroceria de alumínio e um monstruoso V8 427 (7.0) produzido especificamente para homologação em arrancadas. Se você passa muito tempo em rodas da oval azul, provavelmente já ouviu falar dele aqui; fora isso, é uma pequena nota de rodapé para a crença de que a GM é a casa dos muscle cars.
Iso Grifo
Por que é um belo esquecido? Pegue a mecânica potente e confiável do Corvette, a disfarce com uma carroceria feita a mão pelo jovem Giugiaro na Bertone e veja o público ir à loucura, certo? Infelizmente, não foi bem assim que aconteceu. Estes estonteantes e velozes GTs italianos podiam encarar seus conterrâneos famosos em velocidade e visual, mas sua reputação nunca chegou no mesmo patamar. Apenas quatrocentos foram construídos. Até hoje está às margens da história dos GTs, mas quem o conhece, sabe o seu valor.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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