J2, J3 Sport e caminhão T140 chegam nos próximos meses ao Brasil
Hairton Ponciano Voz, de Hefei (China)
JAC J2 abrirá temporada de lançamentos da marca no Brasil
A convite da JAC Motors,
visitamos a fábrica da marca chinesa em Hafei, na China, com a
oportunidade de avaliarmos rapidamente três lançamentos da marca para o
Brasil nos próximos meses.
J2 acrescenta jovialidade à linha JAC
O menor modelo da marca, o compacto
J2,
deve estrear no Brasil em novembro, logo após ser mostrado no salão do
automóvel. De acordo com Habib, ele custará cerca de R$ 35 mil, e o
empresário calcula que irá vender mais ou menos 1.500 unidades mensais
do veículo. Na China, ele custa cerca de R$ 14.000, mas aqui os
automóveis são bem mais baratos do que no Brasil. O
Chery QQ, por exemplo, sai por menos de R$ 9 mil.
J2 tem o mesmo motor 1.4 16V do J3
O
modelo tem linhas modernas e, embora seja pequeno por fora, oferece bom
espaço para ocupantes. É o JAC mais estiloso. O ponto fraco é o
porta-malas, bem reduzido (menor que o do
Ford Ka). O motor é o mesmo 1.4 16V do
J3,
de 108 cavalos. Avaliado rapidamente numa pequena pista de testes da
fábrica, o carro mostrou vivacidade nas acelerações. O câmbio também tem
bons engates, como no
J3. A suspensão macia faz o
carro balançar um pouco além do ideal nas curvas, um comportamento
típico de automóveis chineses. Mas, até o lançamento nacional, a
engenharia deve fazer alguns ajustes no carro. Os engenheiros
brasileiros que estão trabalhando na China acompanharam o test drive da
imprensa brasileira, e mostraram-se muito interessados em saber a
impressão dos jornalistas, evidenciando preocupação em adaptar o
comportamento do carro ao gosto nacional.
Porta-malas do J2 é menor que o do Ford Ka
Assim como ocorre do lado de fora, o interior do
J2
também é belo. O painel é pequeno (e o conta-giros é minúsculo), mas o
hatch tem desenho jovial. A engenheira brasileira Marina Queiroz é uma
das profissionais deslocadas para a China, com a missão de modificar o
veículo destinado ao Brasil. Responsável pelo interior do
J2,
ela substituiu o acabamento vermelho dos bancos, painel e laterais por
um tom mais sóbrio. Entre as alterações, o carro a ser vendido no país
terá apliques de plástico imitando fibra de carbono. O quadro de
instrumentos movimenta-se com a coluna de direção, quando o motorista
busca um ajuste melhor. O ponto negativo é que a trava é muito dura. O
porta-luvas não tem tampa, e é possível notar rebarbas no painel -
sintoma comum em veículos chineses. Da mesma forma como os demais
modelos da linha JAC, o
J2 também virá completo, o que inclui ABS, duplo, airbag, etc.
Painel de instrumentos do J2 movimenta-se com a coluna de direção nos ajustes
J3 Sport, com motor 1.5 flex
A versão esportiva do
J3
será lançada no salão do Anhembi, em outubro. Ela marca a estreia do
motor 1.5 16V flex no hatch. Trata-se do mesmo motor do sedã
J5, só que adaptado para uso com etanol e gasolina. O
J3 Sport tem
potência estimada em 127 cv, de acordo do Sérgio Habib. Avaliado em
Hefei, o hatch apresentou arrancadas vigorosas. Habib diz que os testes
sinalizaram aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. A impressão é
que o carro deve mesmo andar muito próximo disso.
J3 terá versão flex com sistema de partida a frio por aquecimento do combustível
Além do desempenho satisfatório (muito parecido com o do
Nissan March 1.6), outra novidade é que o motor dispensa o sistema de partida a frio. Porém, diferentemente do
Peugeot 308 1.6 Flex Start, no
J3
o aquecimento é feito na vela de ignição, e não no combustível, como no
Peugeot. O dispositivo é fornecido pela Delphi. Habib, no entanto,
anuncia que a JAC vai recomendar uso de uma mistura de pelo menos 10% de
gasolina em caso de temperatura ambiente abaixo de 5 graus.
Afora as mudanças mecânicas, o
J3 Sport
traz alterações na coloração do quadro de instrumentos (vermelha, em
vez do azul) e na costura dos bancos (vermelha). Um facelift do
J3 está previsto para março do ano que vem, e prevê mudanças na frente, traseira e interior.
JAC T140 quer conquistar espaço dos comerciais no Brasil
Caminhão T140 chega em outubro
O caminhão urbano
T140 também deve começar a ser vendido em outubro, e marca a entrada da JAC no segmento comercial. O
T140 vem para concorrer com
Hyundai HR,
Kia Bongo e
Iveco. Trata-se de um modelo para capacidade de até 3.500 quilos, e portanto dentro das normas de veículos urbanos de carga (VUC).
O
modelo tem motor Cummins 2.8, de 140 cavalos. Segundo Habib, ele também
virá com garantia de três anos, a mesma dos automóveis da marca. Como
curiosidade, a JAC é uma tradicional fabricante de caminhões, e que só
recentemente (há pouco mais de dez anos) entrou no negócio de
automóveis.
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):
http://revistaautoesporte.globo.com/
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