Dafra lança Roadwin 250R para conquistar quem procura um visual esportivo
por Rodrigo Machado
Auto Press
O segmento de motos mini-esportivas é um daqueles que aposta mais no visual do que em qualquer outra coisa. Afinal, para fazer parte desse nicho de mercado, uma motocicleta recebe aquele visual característico das esportivas, cheio de carenagens e posição de pilotar agressiva. O motor pode até ser bem compacto e nem precisa render muita potência.
E
no Brasil, esse segmento nunca teve tantos integrantes. O primeiro
modelo moderno veio apenas em 2008, com a Kasinski Comet 250 GTR,
enquanto a Kawasaki Ninja 250R chegou no ano seguinte. Ao ver essa
brecha no mercado, a Dafra resolveu se movimentar. Através da parceria
com a fabricante sul-coreana Daelim Motors, a marca brasileira lança
agora no Brasil a Roadwin 250R, uma legítima integrante desta estirpe.
De quebra, o novo modelo põe a Dafra no segmento de 250 cc. por Rodrigo Machado
Auto Press
O segmento de motos mini-esportivas é um daqueles que aposta mais no visual do que em qualquer outra coisa. Afinal, para fazer parte desse nicho de mercado, uma motocicleta recebe aquele visual característico das esportivas, cheio de carenagens e posição de pilotar agressiva. O motor pode até ser bem compacto e nem precisa render muita potência.
Por enquanto, a Roadwin 250R é a moto mais barata do segmento. Comercializada por R$ 12.490, fica abaixo dos R$ 14.990 do modelo da Kasinski e dos R$ 15.540 da moto da Kawasaki. A líder de mercado Honda não deve demorar muito para entrar nessa briga. É esperada ainda para o primeiro semestre de 2012 a CBR 250.
O diferencial do preço em favor da Dafra logo é explicado por uma olhada rápida na ficha técnica. Isso porque ela traz um motor monocilíndrico de 247 cm³ com duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção eletrônica de combustível. No total, são 24 cv a 9 mil rpm e 1,92 kgfm a 7 mil giros e capacidade para levar a moto à 130 km/h. Enquanto isso, tanto Comet 250 GTR quanto Ninja 250R têm motores bicilíndricos com potência na casa dos 30 cv e torque acima dos 2 kgfm. A Dafra avisa que fez diversos testes no seu motor para poder adaptá-lo às especificações do combustível brasileiro e ao gosto do motociclista nacional.
Se o desempenho é comedido, pelo menos o visual é bem instigante. A Roadwin 250R tem uma dianteira marcante. Os faróis tem linhas retas e bem talhadas e a parte superior da moto ainda guarda um para-sol. De lado, o modelo se destaque pela grande carenagem, vazada em alguns pontos. Ela desce pela lateral em linhas bem retas e termina com a logo das duas marcas que fizeram o projeto na parte inferior. Para aumentar o impacto estético, as rodas tem faixas pintadas na cor da carroceria. A traseira é bem alta com lanternas em leds. O cano de escapamento segue uma reta paralela com a traseira. O painel de instrumentos é digital e também tem iluminação em leds azuis – que, de acordo com a Dafra, dá um toque extra de agressividade. Um toque importante se a estratégia é conquistar pela estética e não pela racionalidade.
Primeiras impressões
Esportividade psicológica
por Pedro Paulo Figueiredo
Auto Press
Indaiatuba/São Paulo – O visual da Roadwin 250R é, sem dúvida, o seu principal destaque. É uma moto bonita, imponente e que tenta copiar o desenho de modelos maiores e mais esportivas, mas com resultado bastante harmônico. E, ao menos na dirigibilidade, o comportamento dinâmico do novo modelo da Dafra acompanha bem a proposta. A posição de dirigir bem esportiva ajuda também no bom comportamento em curvas. A Roadwin ataca bem as mudanças de direção com ótima disposição.
Uma mini-esportiva também se beneficia de suas pequenas dimensões. Comparada com esportivas maiores, sempre dotadas de grande motores e, por isso, mais pesadas, ela se torna uma moto muito mais útil no trânsito urbano. O modelo tem boa agilidade e não parece ter problemas para ficar “rebolando” entre os carros nos imensos trânsitos das cidades brasileiras.
Em retas, não há muitas surpresas. O motor monocilíndrico de 24 cv move a moto com alguma destreza, mas nada que acompanhe o apelo esportivo que o desenho tenta explicitar. Em altas rotações, o desempenho até é razoável, mas em baixas, falta força. O rodar é relativamente confortável graças ao banco amplo e com boa espuma. O carona, no entanto, fica menos à vontade. O seu banco é muito duro e fica em posição muito elevada, longe do chão.

Ficha técnica
Dafra Roadwin 250R
Motor: A gasolina, quatro tempos, 247 cm³, monocilíndrico, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto.
Câmbio: Manual de cinco marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: 24 cv a 9.000 rpm.
Torque máximo: 1,92 kgfm a 7.000 rpm
Diâmetro e curso: 73,0 mm X 59,0 mm.
Taxa de compressão: 11,0:1
Suspensão: Garfo telescópico com 128 mm de curso. Traseira do tipo braço oscilante com um amortecedor, com 26 mm de curso.
Pneus: 110/70 R17 na frente e 130/70 R17 atrás.
Freios: Disco duplo, pinça com pistão duplo na frente e disco simples de 290 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples na traseira. ABS de série.
Dimensões: 2,02 metros de comprimento total, 0,78 m de largura, 1,18 m de altura, 1,39 m de distância entre-eixos e 0,78 m de altura do assento.
Peso: 173 kg.
Tanque do combustível: 15 litros.
Produção: Manaus, Brasil
Lançamento mundial: 2012.
Preço: R$ 12.490.


Esportividade psicológica
por Pedro Paulo Figueiredo
Auto Press
Indaiatuba/São Paulo – O visual da Roadwin 250R é, sem dúvida, o seu principal destaque. É uma moto bonita, imponente e que tenta copiar o desenho de modelos maiores e mais esportivas, mas com resultado bastante harmônico. E, ao menos na dirigibilidade, o comportamento dinâmico do novo modelo da Dafra acompanha bem a proposta. A posição de dirigir bem esportiva ajuda também no bom comportamento em curvas. A Roadwin ataca bem as mudanças de direção com ótima disposição.
Uma mini-esportiva também se beneficia de suas pequenas dimensões. Comparada com esportivas maiores, sempre dotadas de grande motores e, por isso, mais pesadas, ela se torna uma moto muito mais útil no trânsito urbano. O modelo tem boa agilidade e não parece ter problemas para ficar “rebolando” entre os carros nos imensos trânsitos das cidades brasileiras.
Em retas, não há muitas surpresas. O motor monocilíndrico de 24 cv move a moto com alguma destreza, mas nada que acompanhe o apelo esportivo que o desenho tenta explicitar. Em altas rotações, o desempenho até é razoável, mas em baixas, falta força. O rodar é relativamente confortável graças ao banco amplo e com boa espuma. O carona, no entanto, fica menos à vontade. O seu banco é muito duro e fica em posição muito elevada, longe do chão.
Ficha técnica
Dafra Roadwin 250R
Motor: A gasolina, quatro tempos, 247 cm³, monocilíndrico, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto.
Câmbio: Manual de cinco marchas com transmissão por corrente.
Potência máxima: 24 cv a 9.000 rpm.
Torque máximo: 1,92 kgfm a 7.000 rpm
Diâmetro e curso: 73,0 mm X 59,0 mm.
Taxa de compressão: 11,0:1
Suspensão: Garfo telescópico com 128 mm de curso. Traseira do tipo braço oscilante com um amortecedor, com 26 mm de curso.
Pneus: 110/70 R17 na frente e 130/70 R17 atrás.
Freios: Disco duplo, pinça com pistão duplo na frente e disco simples de 290 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples na traseira. ABS de série.
Dimensões: 2,02 metros de comprimento total, 0,78 m de largura, 1,18 m de altura, 1,39 m de distância entre-eixos e 0,78 m de altura do assento.
Peso: 173 kg.
Tanque do combustível: 15 litros.
Produção: Manaus, Brasil
Lançamento mundial: 2012.
Preço: R$ 12.490.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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