Marca do oval azul quer continuar na preferência da polícia norte-americana
por Túlio Moreira
Por mais de 15 anos, o Ford Crown Victoria foi o preferido absoluto dos policiais norte-americanos. O modelo, carinhosamente apelidado de Crown Vic, chegou a representar cerca de 70% da frota de viaturas policiais dos Estados Unidos. Aposentado desde setembro do ano passado, quando a última unidade saiu da linha de montagem no Canadá, o imenso sedã deixou a polícia norte-americana em crise sobre qual modelo deve fazer parte das próximas aquisições.
A Ford está tentando compensar a ausência do Crown Victoria com novas
opções para as operações policiais. No Salão de Chicago, que começa
amanhã (10) e segue até o dia 19 deste mês, a marca do oval azul vai
destacar seus modelos preparados especialmente para missões que envolvem
perseguição, patrulha e, invariavelmente, colisões e acidentes. A
principal novidade é o Police Interceptor, sedã baseado no Taurus de
sexta geração. As primeiras unidades saíram da fábrica em Chicago no mês
passado, e o lançamento oficial acontece no motorshow.por Túlio Moreira
Por mais de 15 anos, o Ford Crown Victoria foi o preferido absoluto dos policiais norte-americanos. O modelo, carinhosamente apelidado de Crown Vic, chegou a representar cerca de 70% da frota de viaturas policiais dos Estados Unidos. Aposentado desde setembro do ano passado, quando a última unidade saiu da linha de montagem no Canadá, o imenso sedã deixou a polícia norte-americana em crise sobre qual modelo deve fazer parte das próximas aquisições.
O Police Interceptor terá duas opções de motorização. A palavra de ordem é colocar a polícia norte-americana em dia com as discussões sobre eficiência energética. Por isso, o V8 4.6 litros do Crown Vic dará lugar a um propulsor V6 3.5 litros de 263 cv, que funciona com E85 – o combustível feito com 85% de etanol –, ou o novo EcoBoost V6 3.5 litros twin-turbo com injeção direta de combustível, que rende nada menos que 365 cv de potência. A transmissão automática de seis velocidades substitui a antiga caixa automática com quatro relações.
A Ford destaca também que realizou testes de resistência com os departamentos de polícia do estado de Michigan e da cidade de Los Angeles. Os freios foram aumentados e reforçados, para melhorar a eficiência em situações extremas. Além disso, os policiais contarão com tecnologia de ponta em relação a recursos. A lista inclui câmera de ré, sistema de detecção de objetos próximos ao veículo, controle eletrônico de estabilidade e uma exclusiva versão da central multimídia Sync, que permite contatar informações da polícia utilizando comandos de voz.
A outra novidade é que todos esses recursos poderão ser aplicados em uma variante com carroceria SUV do Police Interceptor. A Ford ainda não revelou muitos detalhes sobre esta versão, mas o Police Interceptor utilitário esportivo terá como base a quinta geração do Explorer, que também é fabricado em Chicago. Assim como o Taurus, o Explorer de patrulha terá modificações na suspensão e nos freios, além de outros ajustes especiais. As dobradiças das portas traseiras, por exemplo, são modificadas para abrir mais 10 graus em relação às convencionais, facilitando o trabalho de abordagem dos agentes.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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