por Túlio Moreira
A aliança Renault-Nissan inaugurou um novo complexo industrial em Tânger, cidade localizada no norte do Marrocos. A unidade despendeu investimentos de 1 bilhão de euros e tem capacidade planejada para produzir 400 mil veículos por ano – é a maior fábrica do Norte da África. A capacidade inicial será de 170 mil unidades anuais. A cerimônia de inauguração foi chefiada pelo rei Mohammed VI e contou com a presença do presidente mundial da aliança, Carlos Ghosn.
A nova fábrica será capitaneada pela Renault e deve produzir inicialmente dois modelos da marca Dacia: a minivan Lodgy – baseada no Logan e também prevista para o mercado brasileiro – e um comercial leve que também terá versão para passageiros. A fábrica foi construída em uma posição estratégia no país africano. O porto de Tânger está localizado entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Com isso, a Renault-Nissan poderá usufruir de uma ampla rede de fornecedores.
A fábrica de Tânger foi construída sob a nova política ecológica do grupo automotivo, que prevê a redução em até 98% dos impactos ambientais de uma unidade industrial convencional. A aliança Renault-Nissan já possui uma fábrica marroquina, localizada na famosa cidade de Casablanca. Batizada de Somaca, esta unidade produz o sedã Dacia Logan e a multivan Renault Kangoo. O grupo francês iniciou suas operações no Marrocos em 1928 e é líder de mercado com a Dacia – número 1 – e a Renault – segunda colocada. Juntas, as marcas detêm 37% do mercado marroquino.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário