No entanto, o que parecem ser ações para agregar valor à categoria, na verdade está mais para medidas emergenciais para buscarem pretendentes. Muitas equipes ainda não fecharam suas vagas e apenas seis pilotos estão inscritos para temporada 2012. Qual é então o problema da GP3?
Inicialmente criada para rivalizar com as F3 pelo mundo, a GP3 sempre teve um grid bem cheio. Os dois campeões da categoria, o mexicano Esteban Gutiérrez e o finlandês Valtteri Bottas, são super bem conceituados no mundo do automobilismo e ambos são hoje pilotos de testes de equipes de F1 (Sauber e Williams, respectivamente). Quando se olha para os custos para disputar as duas categorias, os preços acabam sendo muito similares (números tirados de um estudo feito pela F2 sobre os custos de diversas categorias em 2011).
Enquanto as F3 ficam restritas, na maioria das vezes, apenas a um país e vez ou outra visitam outros circuitos, a GP3 segue a F1 pela Europa, tendo a vantagem de já prepará-los nos circuitos usados pela categoria máxima. A experiência com os pneus Pirelli também é fundamental, já que é ela a fornecedora oficial para os carros da F1. Olhando assim é até difícil entender porque há dificuldade de atrair os jovens pilotos.
Primeiro é preciso citar a grave crise econômica a qual passa a Europa, que levou, por exemplo, a Peugeot se retirar das competições neste ano. A F3 seria igualmente afetada, pois também depende de investimentos financeiros. O problema é que a GP3 “tem pouco treino e pouca corrida. É uma categoria limitada”, como definiu o piloto Lucas Foresti, que já andou por lá.
Enquanto a F3 inglesa, a rival mais desejada, terá 29 etapas em 2012, a GP3 terá apenas 16, quase a metade. Como o piloto gastará praticamente a mesma coisa para correr em uma ou outra, ele acaba decidindo por aquela que realmente lhe dará oportunidade de trabalhar e desenvolver suas habilidades. O que deveria ser visto como uma vantagem, que é correr junto com a F1, acaba se transformando num fardo, já que a categoria tem agora só oito etapas na Europa e ainda por cima, acaba limitando bastante o tempo de atividades em pista para as preliminares.
Organização da GP3, deixa os meninos trabalharem!
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário