17 de nov. de 2011

Híbridos são mais seguros para ocupantes e inseguros para pedestres

Foto: Divulgação
Híbridos são mais seguros para ocupantes e inseguros para pedestres
Pesquisa mostra que versões híbridas protegem mais os ocupantes que similares apenas a gasolina, mas pedestres estão mais vulneráveis
Um estudo realizado pelo IIHS - Instituto das Seguradoras para Segurança Viária, na sigla em inglês - dos Estados Unidos constatou que os veículos híbridos são cerca de 25% mais seguros que seus similares a gasolina em caso de acidentes.
A maior segurança das versões 'verdes' se dá pelo fato de serem mais pesados e necessitarem de reforços estruturais para suportarem os motores elétricos e conjuntos de baterias, o que os acaba tornando mais seguros. O autor da pesquisa é Matt Moore, vice-presidente do Instituto de Dados Viários norte-americano.

Os carros vendidos apenas em versões híbridas ou elétricas, como o Chevrolet Volt, Nissan Leaf, Toyota Prius e Honda Insight, foram desconsiderados da pesquisa por não existir um modelo idêntico, mas à gasolina, para a comparação.

No entanto, os mesmos híbridos tendem a ser 20% mais perigosos, ou mais passíveis de se envolverem em acidentes com atropelamentos. Quando rodam em baixas velocidades, em modo totalmente elétrico, não emitem ruídos que alertam pedestres, podendo causar acidentes.

O 'problema' chegou a exigir das fabricantes que instalassem em seus carros sonorizadores, para emitir algum ruído que possa alertar os transeuntes da passagem de algum híbrido. O elétrico Nissan Leaf já tem esse dispositivo, que funciona em algumas velocidades mais baixas quando o carro puder estar cruzando ruas movimentadas ou faixas de pedestres. Segundo o autor do estudo, apenas o Japão possui uma legislação específica que obriga esse tipo de sinalização para híbridos e elétricos. Os Estados Unidos no momento caminham para essa solução, ainda que não possam especificar como e que tipo de ruído será emitido, o que fica a cargo apenas das fabricantes.


Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: