27 de abr. de 2011

Teste: Opel Corsa ecoFLEX tem foco no ambiente

Fotos: Divulgação

Teste: Opel Corsa ecoFLEX tem foco no ambiente

Hatch ganha tapa no visual para linha 2011 e fica mais moderno para encarar concorrência
por Bruno Castanheira
Apesar de ter começado sua história no Brasil apenas em 1994, o Corsa já vinha de uma longa tradição na Europa, onde foi lançado em 1982 e já contabiliza mais de 11 milhões de unidades vendidas no velho mundo.
Apenas a atual geração, à frente da vendida por aqui, já vendeu mais de dois milhões, sendo 347 mil em 2010. Em Portugal, as vendas do Corsa em 2010 subiram expressivos 49% em relação a 2009, e recentemente foi entregue a unidade número 500.000 no país.

Desenvolvido pela Opel alemã, e produzido nas fábricas de Zaragoza, Espanha, e Eisenach, Alemanha, o Corsa ganhou apelo com recente facelift, ficando mais integrado com a recente linha de design da Opel. Agora tem até 15 opções de cores para a carroceria e os novos faróis mais repuxados marcam a diferença entre o modelo anterior. Além dele, são novos o parachoque dianteiro, grade frontal e rodas. A traseira se manteve intocada.


Por dentro, a nova decoração tem mais combinações disponíveis para atender ao gosto do freguês, podendo ter cores vivas, como azul ou laranja, para quebrar a monotonia dos interiores cinza. Os itens tecnológicos também aumentaram, com faróis direcionais, controle de estabilidade, teto solar elétrico e rádio com tela sensível ao toque com GPS e entradas auxiliares. O interessante sistema FlexFix permite a colocação de bicicletas no parachoque traseiro através de uma extensão embutida não disponível apenas na versão ecoFLEX.

O habitáculo é agradável e os materiais têm boa qualidade, além da boa posição de dirigir e espaço interno generoso. O único senão vai para o isolamento acústico que poderia ser melhor.


Ao volante

A versão ecoFLEX tem foco na redução do consumo e emissões de poluentes. Para isso é a primeira da gama Corsa a receber sistema stop&start, que pode ser desativada em dias muito frios ou se o motorista assim desejar. Ele é um dos maiores responsáveis pelo baixo consumo em ciclo urbano. Também ajuda o indicador de troca de marcha no painel, que prioriza trocas em baixas rotações.

Junto com a reestilização, o ecoFLEX ganhou muitas melhorias em relação ao original de 2007. A potência aumentou 20 cv - eram só 75 cv - e consumo e emissões reduziram em 22%, segundo a Opel.


O motor está disponível apenas para o nível de acabamento Enjoy, e traz câmbio de cinco marchas ao invés do de seis disponível em todas as outras. Entretanto, as marchas são muito bem escalonadas e os engates são precisos. A tecnologia ecoFLEX exibe no Corsa sua melhor aplicação entre os modelos da marca alemã.

De certo que o pequeno 1.3 CDTI a diesel não é dos mais viogorosos para empurrar o modelo, mas atende bem à maior parte das solicitações do motorista. Rodar sólido e facilidade de conduzir são características do compacto cujas dimensões enxutas também ajudam na hora de estacionar.

Disponível em Portugal com três ou cinco portas, três opções de câmbio e cinco motores, o novo Corsa tem preços a partir dos 14.700 euros - R$ 33.800 - para o básico 1.2 Twinport e vão até os R$ 63.700 para o esportivo OPC. A unidade testada fica nos R$ 43 mil, cobrados pelo modelo mais eficiente da gama Corsa.

Fonte: motordream.
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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