3 de mar. de 2011

Saleen Focus S121 N2O: um Ford veloz e furioso, mas que perdeu o foco


O nosso Ford Focus nunca teve a imagem de esportivo. Nos Estados Unidos, porém, é um dos automóveis favoritos para preparação. Assim como Carrol Shelby antes dele, Steve Saleen  é um ex-piloto que fez fama construindo carros preparados, com uma predileção pela marca do blue oval. Já imaginou onde isso foi parar?


Steve Saleen começou sua carreira pilotando Porsches em eventos fechados. Migrou para a Fórmula Atlantic e eventualmente para a SCCA Trans-Am, onde seu Mustang preparado deu início a uma verdadeira febre pelo pony car da Ford que duraria mais de duas décadas, e que ajudaria a reaquecer esse setor entusiasta da indústria americana. O resto é história.
No entanto, Saleen não ateve suas modificações — e nem seus onipresentes emblemas — ao Mustang. Outros modelos Ford receberam um trato em suas mãos, incluindo a picape Ford F150 e esse Ford Focus 2005. Assim como o modelo brasileiro, o Focus americano substituiu o Escort (embora o Escort deles fosse totalmente diferente do resto do mundo). Se aqui o carro ganhou fama de confiável e confortável, para os ianques ele também é um dos compactos mais divertidos de se dirigir. Em 2005 o modelo sofreu um face-lift que não tivemos. O que é até positivo, já que enquanto a reestilização deles deixou o Focus com cara de bobo, o nosso ganharia (com um ligeiro atraso) uma nova geração de fato. Então a Saleen cunhou a versão S121 e a S121 N2O, da qual esse exemplar faz parte, para tentar resolver isso. Mas eu acho que eles exageraram na dose…

O motor do S121 é o velho conhecido Ford Duratec twin-cam de 2,0 litros, que graças a um coletor de admissão maior à frente do sensor MAP e alguns upgrades no sistema de escapamento, gera 150 cv, pouco mais de vinte acima do original. O carro das fotos é um S121 N2O e, como o nome indica, tem como grande diferencial o gás do riso. Cada jato proporciona mais 75 cavalinhos adestrados pelo transeixo de cinco velocidades rumo às rodas dianteiras. O carro vem com um cilindro de 4,5 kg, para impressionar todo mundo no posto de gasolina sábado à noite. A relação final é 3.82:1.
O NOS pode ser ativado ao toque de um botão, entrando em ação aos 3000 rpm, e continua sendo injetado até 200 rpm antes do corte de giro. Isso proporciona desempenho quando desejado, mas sem explodir o seu motor quando não se quer tanta potência.

Além de toda a parafernalha para ir mais rápido embaixo do capô e no porta-malas, o S121 recebeu suspensão desenvolvida pela Racecraft. Ela inclui molas de ajuste linear, barras estabilizadoras mais grossas e uma barra anti-torção sob o capô. Quanto aos freios, a Saleen aumentou o diâmetro do disco dianteiro em 18 mm, e como são estes que fazem a maior parte do trabalho, os tambores traseiros de 8 polegadas foram mantidos. As rodas de 17” de liga leve se abrigam em para-lamas widebody de fibra de vidro, integrados aos para-choques exclusivos (e exagerados) e um aerofólio sobre a tampa do porta-malas. Discrição nunca foi o forte dos projetos da Saleen, e este Focus parece seguir o mesmo estilo “espalhafatoso” dos outros projetos de Steve. Como sua filha, Molly. Uau.

O interior, diferente do modelo vendido no Brasil, parece discreto demais para ser criação de Steve, com muito menos do que as costumeiras 55 inscrições de seu nome lá. Ao invés disso, apenas os encostos de cabeça trazem alguma indicação de quem personalizou o carro. Isto e um botão para o NOS perto do rádio são as únicas alterações estéticas. Outra coisa que você encontrará se chama plástico. Muito, muito plástico. No mais, o interior do exemplar das fotos está em bom estado para seus 82 mil km rodados (51 mil milhas no odômetro).
Em 2005, apenas 200 S121 N2Os foram construídos, sendo aquele o único ano de produção do carro. Naquele tempo, com a moda “Velozes e Furiosos”, o Focus customizado era tudo o que o mercado automotivo jovem queria. Hoje em dia, parece chamativo demais. Pensando melhor, também o era há seis anos.
Na época de seu lançamento, seu preço girava em torno de 27 mil dólares. Seu dono provavelmente cresceu, amadureceu, e o colocou à venda, pedindo módicos 9 550 dólares. Por um Saleen. Claro que ele não tem o mesmo pedigree dos Mustangs customizados pela equipe, mas é um modelo oficial produzido pelo mesmo cara que deu ao mundo o S7, e que construiu o fabuloso Ford GT. A história conspira a favor desse carro. E, convenhamos, ele só estava seguindo a tendência do momento.

Fonte: jalopnik.
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

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