Qual a maneira mais fácil de se aliviar 40kg em um automóvel? Capô de fibra de carbono, remoção dos bancos traseiros, troca dos vidros por policarbonato? É, somando estes três, você consegue tirar um pouco mais de 40 quilos – dependendo do carro.
Pouca gente olharia para baixo. E às vezes, as melhores soluções são justamente as menos óbvias e mais simples. Juntamos quatro modelos de rodas, típicos representantes dos japas JDM, alemães preparados, muscle cars pro-touring e os old school. E as diferenças são brutais.
Rays Engineering – VOLK TE37
A roda. E tragicamente, é simplesmente uma das rodas de performance mais caras do mundo, a 3400 dólares o jogo de 18×9 polegadas – medida que buscamos como parâmetro neste comparativo. São forjadas a quente em uma única peça de alumínio de graduação aeronáutica 6061, a uma pressão de 5 toneladas por centímetro quadrado (!). O segredo da leveza (ridículos 8,02kg em uma unidade de 18×9″ !), além do material, é o desenho da peça, toda chanfrada de maneira a distribuir cargas e stresses por toda a peça – evitando pontos de tensão excessivos.
BBS RCj
Absolutamente clássica – são literalmente, mais de 40 anos de tradição. A melhor amiga de carros esportivos alemães. Casa bem com Audi, Mercedes, BWM, Porsche… até em um DKW deve ficar bom. Lamentamos a falência que a BBS pediu ao final de 2010, e rezamos para que ela se mantenha firme e forte, mesmo que seja administrada por outro grupo de investidores. Cada unidade 18×9″ pesa pouco mais que a TE37: 8,16kg.
Vintage Wheel Works V48
Êpa. Este desenho vocês conhecem – é da Minilite, roda de magnésio muito usada em ralis europeus, em carros como Minis, Porsches e Alfa Romeos. A fábrica original ainda existe e continua a produzir seus modelos, mas em uma gama limitada de tamanhos. Empresas como a Vintage Wheel Works fazem réplicas num leque mais abrangente, mas em duas peças de alumínio – material mais pesado que o magnésio. O peso de cada unidade de 18×9,5 polegadas é razoável: 11,79 quilos.
Cragar Black D Window
É difícil olhar estas rodas e não pensar na Nascar. Ela é usada em muscle cars, SUVs, jipes que sobem pedregulhos quase verticais e tratores. Só não é usada como peso de papel porque sua massa equivale à massa de Júpiter: são massivos 18,14 quilos em uma unidade de 17×9 polegadas. É o preço a se pagar por uma peça hiperdimensionada e quase indestrutível.
Resumo da Ópera? Confira o drama abaixo:
18×9 – Volk TE37 – $3400 - 8,02 kg – 32,08 kg
18×9 - BBS RCj – $2600 - 8,16 kg – 32,64 kg (+ 0,56 kg)
18×9,5 – Vintage Wheel Works V48 – $1640 – 11,79 kg – 47,16 kg (+15,08 kg)
17×9 - Cragar Black D Window – $ 460 – 18,14 kg – 72,56 kg (+40,48 kg)
Temos um empate técnico entre as clássicas BBC RCj e as eternas Volk TE37, mas o custo do jogo das rodas orientais praticamente paga um jogo de pneus tipo Track Day (nos EUA). A culpa é do frete para as américas e o alto custo de vida no Japão: quase todos os produtos industrializados que não são eletrônicos custam uma fortuna por lá. Desta forma, você só usa um jogo de TE37 se você realmente fizer questão – eu acho elas muito mais bonitas que as BBS, mas nada mais pessoal do que gosto, não é mesmo?
Do quatrilho, a V40 representa o melhor custo benefício – se o seu carro for um V8 das antigas, como o meu (imagine elas em um Honda Civic… not). Com 3,77kg a mais por corner que as Volk a um preço 50% menor, e o visual matador que não ofende o mais xiita dos fãs dos muscle cars (mentira, estes malas não aceitam diâmetro maior que 15 polegadas), fica difícil não ser tentado por elas.
Já a Cragar Black D Window recebe o título de custo x malefício. Um jogo de TE37 paga quase 30 unidades delas, mas é bom que você tenha um furgão decente para carregar 536,21 quilos de puro ferro, de chapa fina como um big mac.
Importante: dez quilos a mais por roda, são muito mais que dez quilos. Pense na inércia rotativa (exponencial) que os freios precisarão desacelerar, ou que o motor precisará empurrar. Pense na inércia que a suspensão precisará absorver (o conjunto de rodas e pneus representa quase toda a massa não-suspensa), a cada desnível no solo – o resultado é menor fidelidade ao piso, menos aderência em chão ruim.
Se o seu inglês está afiado, assista a esta aula do pessoal da HRE – fabricante de rodas excelentes (e caríssimas)
Com um jogo de Volk TE37, BBS RCj, ou qualquer roda com peso equivalente, você ganha potencial de aceleração, frenagem e aderência em asfalto ruim. E o que você perde? Muito dinheiro. Mas para a namorada, você diz que foi um investimento.
Para encerrar, queria ouvir de vocês: qual o modelo de roda que habitam os seus sonhos?
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
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