3 de mar. de 2011

Pode o belíssimo protótipo Le Mans da Aston Martin bater os rivais a diesel?


A Aston Martin Racing passou o final de 2010 e o começo de 2011 desenvolvendo um seis cilindros turbinado, com injeção direta, para seu novo protótipo Le Mans com cockpit aberto. Será que ele tem chance contra o esquadrão movido a diesel?


A Aston apresentou seu AMR-One, um carro completamente novo para 2011 na categoria LMP1. Diferente do carro usado até o ano passado, baseado no Lola B08/60 – e do novo R18 da Audi com cockpit fechado  – o novo Aston tem um cockpit aberto, um motor de seis cilindros 2.0 radicalmente menor que o V12 6.0 anterior, e uma pintura de corrida Gulf Oil que já deve lhe garantir parte da torcida.

Uma transmissão pneumática Xtrac semi-automática de seis velocidades trata de entregar a potência ao chão. Sob ela está um novo chassi de fibra de carbono projetado e fabricado pela Aston Martin Racing.
O novo Aston estreia na primeira prova da Le Mans Series 2011, mês que vem, no Circuit Paul Ricard na França, antes das provas nos Estados Unidos (Petit Le Mans), Bélgica (Spa), França (Le Mans), Itália (Ímola), Inglaterra (Silverstone) e China (circuito a ser definido). Um belo calendário, apesar da equipe ter cancelado os planos de levá-lo aos Estados Unidos para as 12 horas de Sebring no final deste mês. Os testes devem começar “no início de março”, ou seja, agora.

A equipe irá construir seis unidades do AMR-One, distribuídas entre a equipe de fábrica no Intercontinental Le Mans Cup (ILMC), que inclui as 24 horas de Le Mans, e outro time dedicado a eventos alternativos.
E quanto ao novo motor? Os organizadores da Le Mans Series dizem que as mudanças nas regras vão colocar os carros movidos à gasolina em paridade com os diesels da Audi e Peugeot, que tiveram nos últimos anos uma clara vantagem na LMP1. É ver para crer.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: