Várias montadoras já enveredaram por segmentos que rompiam totalmente com sua tradição.
Ferrari FF: aposta ousada da marca italiana numa shooting brake com tração integral com quatro lugares e porta-malas espaçoso |
A Maserati já provou grande disposição para se arriscar. Ao contrário da compatriota italiana, anunciou um utilitário para o próximo ano. O modelo deve ser desenvolvido sobre a plataforma do Jeep Grand Cherokee e receberá motor V8 ou V12 – emprestado, justamente, da Ferrari. Veja abaixo outros casos em que o risco de quebrar paradigmas foi assumido por outras fabricantes.
Mini Countryman: o primeiro da marca com quatro portas
Sinônimo de carros compactos, a inglesa quis expandir seus limites com esse modelo de mais de 4 m. Como se não bastasse, colocou tração integral, estilo aventureiro e prometeu uma variante de duas portas.
PORSCHE CAYENNE
Os mais puristas chiaram quando a marca decidiu fazer sua incursão no segmento de utilitários esportivos. Mas o modelo fez tanto sucesso que a Porsche se aventurou a diversificar ainda mais e lançar o cupê de quatro portas Panamera.
Aston Martin Cygnet: compacto entre os cupês tradicionais
James Bond terá de se adaptar. A partir deste ano, a marca inglesa fabricará seu primeiro compacto, sobre a plataforma do Toyota iQ. O Cygnet chega ao Brasil no segundo semestre, com motor 1.3 de 98 cv.
LAND ROVER FREELANDER 4X2
A marca inglesa não se importou de jogar lama no seu histórico de modelo só com tração integral e abriu espaço na linha 2011 do Freelander para uma versão 4x2. Por enquanto, a opção está restrita à versão com motor a diesel, que não vem para cá.
VW Amarok: marca estreia no segmento de picapes médias
A primeira picape média do grupo alemão acaba, também, com o conceito de que para ser picape tem de ser bruta. O modelo tem condução e conforto de carro de passeio, mas ainda precisa provar sua confiabilidade.
PEUGEOT HOGGAR
O nome do bugue futurista apresentado como conceito no Salão de Genebra de 2003 serviu à picape compacta derivada do 207, que marcou a entrada da fabricante no segmento. Ainda não emplacou, vende menos do que a Courier.
Fonte:revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com
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