Japonês surpreendeu na classificação da prova 1 em Houston e volta a largar da ponta após 2 anos; Dixon sai em um bom 3º lugar e Kanaan é o 13º
Apagado desde a conquista do segundo lugar na etapa do Anhembi,
em maio, Takuma Sato voltou a dar sinais de força neste sábado em
Houston, ao surpreender os favoritos e conquistar a pole position para a
primeira bateria do fim de semana, equivalente à 17ª etapa da temporada
2013 da Indy.
O japonês, que neste ano venceu sua primeira prova na categoria, em Long Beach, vai largar da posição de honra no grid pela terceira vez em sua carreira, sendo a primeira em um período de mais de dois anos. As duas anteriores vieram em 2011, sendo a última delas na extinta pista canadense de Edmonton. Para AJ Foyt, o resultado foi ainda mais marcante, pois representou o fim de um jejum de 14 anos. A pole mais recente de sua escuderia fora obtida em julho de 1999, por Billy Boat, em Atlanta.
Competidor do grupo 2 em um classificatório que deveria ter acontecido originalmente na sexta-feira – e realizado num formato improvisado de meia hora, que intercalou a ordem final de dois segmentos diferentes de pilotos -, o representante da Foyt anotou 1min00s4535 na melhor de suas seis passagens, melhor marca do fim de semana (especialmente porque a esdrúxula chicane improvada na sexta, a partir de barreiras de pneus, já não existe mais).
De acordo com o método estabelecido desde o problema apresentado no piso do circuito de Reliant Park, o piloto mais bem colocado do grupo 1, Will Power, será o segundo colocado no grid e também marcará um ponto extra na tabela. Líder de dois dos três treinos livres, incluindo um estranho ensaio extra de dez minutos realizado na manhã deste sábado, o australiano da Penske registrou 1min01s1524 em sua divisão, terminando com sobras como o mais veloz.
Scott Dixon, o segundo melhor do G1, parte em terceiro com o #9 da Ganassi. Para o neozelandês, o resultado foi bastante positivo, visto que seu principal concorrente na luta pelo título, Hélio Castroneves, foi a grande decepção de seu segmento e terminou em penúltimo, o que significou um 21º lugar na grelha de partida.
É verdade que o líder do campeonato também teve certa dose de azar nesse processo: integrante do primeiro grupo, o competidor do Penske #3 teve pouco tempo de pista para andar, tudo graças a um acidente de Tristan Vautier, logo no início do treino, que provocou uma longa paralisação das atividades.
Para evitar que a divisão encerrasse em bandeira vermelha, a direção de provas autorizou uma volta rápida extra para cada piloto. Foi nesse momento que Castroneves desperdiçou a oportunidade, pois fez uma volta ruim em 1min02s2823 e despencou de quinto para 11º na ordem. O paulista ainda herdou o posto de Graham Rahal, punido por uma troca não autorizada de motor, e vai abrir a 11ª fila.
Apesar de todos os problemas enfrentados ao longo do fim de semana – e que levaram a sessão a começar com 40 minutos de atraso, inclusive – a batida de Vautier na curva 10 foi a única registrada em todo o classificatório. A lista dos dez primeiros foi completado por Simon Pagenaud, Simona de Silvestro (a segunda melhor colocação de largada da suíça no ano), James Hinchcliffe, Luca Filippi (que obteve o primeiro top-10 em três participações na categoria), Ernesto Viso, James Jakes e Marco Andretti.
Recém-contratado pela Ganassi, Tony Kanaan iniciou sua despedida da KV com um 13º lugar no grid. Na realidade, o baiano posicionou seu Dallara-Chevrolet #11 em 15º, mas foi beneficiado com duas penalidades, aplicadas a Sébastien Bourdais e Dario Franchitti, também por substituição de motor. A primeira bateria em Houston está marcada para este sábado, a partir das 16h30, horário de Brasília. A prova terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.
Grid de largada – Houston (primeira bateria):
(*) Punido com a perda de dez posições, por troca de motor antes do acúmulo de quilometragem mínima.
O japonês, que neste ano venceu sua primeira prova na categoria, em Long Beach, vai largar da posição de honra no grid pela terceira vez em sua carreira, sendo a primeira em um período de mais de dois anos. As duas anteriores vieram em 2011, sendo a última delas na extinta pista canadense de Edmonton. Para AJ Foyt, o resultado foi ainda mais marcante, pois representou o fim de um jejum de 14 anos. A pole mais recente de sua escuderia fora obtida em julho de 1999, por Billy Boat, em Atlanta.
Competidor do grupo 2 em um classificatório que deveria ter acontecido originalmente na sexta-feira – e realizado num formato improvisado de meia hora, que intercalou a ordem final de dois segmentos diferentes de pilotos -, o representante da Foyt anotou 1min00s4535 na melhor de suas seis passagens, melhor marca do fim de semana (especialmente porque a esdrúxula chicane improvada na sexta, a partir de barreiras de pneus, já não existe mais).
De acordo com o método estabelecido desde o problema apresentado no piso do circuito de Reliant Park, o piloto mais bem colocado do grupo 1, Will Power, será o segundo colocado no grid e também marcará um ponto extra na tabela. Líder de dois dos três treinos livres, incluindo um estranho ensaio extra de dez minutos realizado na manhã deste sábado, o australiano da Penske registrou 1min01s1524 em sua divisão, terminando com sobras como o mais veloz.
Scott Dixon, o segundo melhor do G1, parte em terceiro com o #9 da Ganassi. Para o neozelandês, o resultado foi bastante positivo, visto que seu principal concorrente na luta pelo título, Hélio Castroneves, foi a grande decepção de seu segmento e terminou em penúltimo, o que significou um 21º lugar na grelha de partida.
É verdade que o líder do campeonato também teve certa dose de azar nesse processo: integrante do primeiro grupo, o competidor do Penske #3 teve pouco tempo de pista para andar, tudo graças a um acidente de Tristan Vautier, logo no início do treino, que provocou uma longa paralisação das atividades.
Para evitar que a divisão encerrasse em bandeira vermelha, a direção de provas autorizou uma volta rápida extra para cada piloto. Foi nesse momento que Castroneves desperdiçou a oportunidade, pois fez uma volta ruim em 1min02s2823 e despencou de quinto para 11º na ordem. O paulista ainda herdou o posto de Graham Rahal, punido por uma troca não autorizada de motor, e vai abrir a 11ª fila.
Apesar de todos os problemas enfrentados ao longo do fim de semana – e que levaram a sessão a começar com 40 minutos de atraso, inclusive – a batida de Vautier na curva 10 foi a única registrada em todo o classificatório. A lista dos dez primeiros foi completado por Simon Pagenaud, Simona de Silvestro (a segunda melhor colocação de largada da suíça no ano), James Hinchcliffe, Luca Filippi (que obteve o primeiro top-10 em três participações na categoria), Ernesto Viso, James Jakes e Marco Andretti.
Recém-contratado pela Ganassi, Tony Kanaan iniciou sua despedida da KV com um 13º lugar no grid. Na realidade, o baiano posicionou seu Dallara-Chevrolet #11 em 15º, mas foi beneficiado com duas penalidades, aplicadas a Sébastien Bourdais e Dario Franchitti, também por substituição de motor. A primeira bateria em Houston está marcada para este sábado, a partir das 16h30, horário de Brasília. A prova terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.
Grid de largada – Houston (primeira bateria):
Pos. | Piloto (Nac./Equipe) | Tempo | Voltas |
1º. | Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda) | 1min00s4535 | 6 |
2º. | Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) | 1min01s1524 | 4 |
3º. | Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda) | 1min00s6057 | 10 |
4º. | Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda) | 1min00s6184 | 10 |
5º. | Simona de Silvestro (SUI/KV-Chevrolet) | 1min01s5527 | 4 |
6º. | James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet) | 1min01s2123 | 9 |
7º. | Luca Filippi (ITA/BHA-Honda) | 1min01s6520 | 3 |
8º. | Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet) | 1min01s3274 | 8 |
9º. | James Jakes (ING/RLL-Honda) | 1min01s3678 | 9 |
10º. | Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) | 1min01s7907 | 4 |
11º. | Mike Conway (ING/RLL-Honda) | 1min01s5154 | 8 |
12º. | Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda) | 1min01s8065 | 4 |
13º. | Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet) | 1min01s5409 | 9 |
14º. | Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet) (*) | 1min01s4911 | 3 |
15º. | Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet) | 1min01s8305 | 4 |
16º. | Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda) | 1min01s6329 | 10 |
17º. | Oriol Servià (ESP/Panther-Chevrolet) | 1min01s9043 | 3 |
18º. | Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda) | 1min02s1588 | 3 |
19º. | Sebastián Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet) | 1min02s1175 | 10 |
20º. | Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda) (*) | 1min01s7201 | 3 |
21º. | Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) | 1min02s2823 | 5 |
22º. | Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) | 1min03s5193 | 6 |
23º. | Tristan Vautier (FRA/Schmidt Peterson-Honda) | sem tempo | 0 |
24º. | Graham Rahal (EUA/RLL-Honda) (*) | 1min01s7134 | 10 |
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.