10 de mar. de 2011

Tudo o que é preciso saber sobre ar condicionado



Nessa época do ano em que quando não faz calor chove muito, ter o ar condicionado em boas condições no carro é imprescindível. Ou melhor, ar condicionado não poderia faltar em nenhum carro comercializado em clima tropical. Mas como mantê-lo nos trinques?

Dica inicial: não é apenas nesta época que você deve se lembrar dele. O equipamento merece cuidados durante todo o ano, para evitar que nas épocas mais quentes ele dê defeito e seu mecânico de confiança fique ainda mais sobrecarregado.
Vamos também dar uma olhada mais técnica no funcionamento básico do sistema de ar condicionado. Isso pode lhe tirar de eventuais ciladas de concessionárias que não tratam o consumidor como deveriam.

Como funciona?

O ar condicionado não tem apenas a função de prover conforto térmico aos passageiros. Ele controla a umidade, a ventilação e a qualidade do ar da cabine – além de tirar um pouco da potência do motor, de 7,5 a 15 cavalos. Por causa disso, é sempre bom desligar o sistema antes de subir uma ladeira com um carro um-ponto-nada.
O princípio do funcionamento é a mudança de estado físico do fluido refrigerante R134-a (até 1995 era usado o R12, que polui a camada de ozônio) e a pressão dele ao longo do sistema de refrigeração. O trabalho começa quando você aciona o ar condicionado de dentro do carro. Nesta hora o compressor, que está ao lado do motor e ligado a ele através de uma correia, é acionado por sua embreagem magnética e começa a pressurizar o fluido, aspirando e comprimindo constantemente.
Em estado gasoso e quente, o fluido parte para o condensador, alojado na dianteira do veículo à frente do radiador do motor. Ali haverá uma troca térmica com o ar, que retira calor do fluido refrigerante e reduz sua temperatura com a ajuda de um ou dois eletroventiladores. Ao sair do condensador, o fluido se torna líquido, mas mantém a pressão elevada.
Na etapa seguinte o fluido passa pelo “filtro secador”(garrafa desidratante), cuja função é reter partículas e impurezas, impedindo que as mesmas danifiquem outros componentes do sistema de refrigeração, além de absorver a umidade presente no fluido. Em seguida o R134-a é enviado para a válvula de expansão (orifício calibrado) onde, após ele ser disperso como um spray, sua pressão sofre uma queda brusca e, com isso, a sua temperatura cai.

Aí vem a parte boa. O fluido refrigerante enfim pode resfriar algo, e parte para o evaporador, que fica dentro do painel do carro (nos ar condicionados Split domésticos, é ele que fica para dentro do imóvel). Os dutos do evaporador são resfriados e o eletroventilador (que faz aquele barulho chato dentro do carro) lança uma massa de ar que foi retirada do habitáculo (recirculação) ou do ambiente externo. Essa massa de ar, por estar mais quente que o evaporador, trocará sua temperatura e umidade com ele.
O ar resfriado passa pelos dutos de ventilação, pelo filtro de partículas (anti-pólem, isso se o carro tiver) e vai para a cabine. Enquanto isso, o fluido vai para o acumulador, onde a parte liquida se separa da gasosa e o ciclo recomeça. Nas próximas vezes que o ciclo se repetir, o sistema se tornará mais eficiente, e o interior carro cada vez mais fresco.

O que você deve saber para aproveitar ao máximo?

- Após dar partida no motor, espere alguns segundos para ligar o ar condicionado. Evite ligar o carro e o ar condicionado ao mesmo tempo, pois isso sobrecarrega o motor e o sistema elétrico.

- Ao ligar o sistema com o ambiente quente, deixe o vidro aberto em 4 dedos e com o ventilador em velocidade intermediária e a recirculação ativada, pois dessa forma o ar frio expulsa o ar quente. Quando começar a refrescar feche os vidros e ative a entrada de ar externo. Em um engarrafamento, o melhor é manter a recirculação enquanto o ar não estiver viciado.
- Leve o carro para fazer a manutenção preventiva do ar condicionado uma vez por ano, ou a cada 15.000Km.
- Troque o filtro de cabine (anti-pólem) a cada 10.000km (7.000km se rodar muito por estradas de terra), ou quando sentir cheiro de mofo no ar – e você começar a espirrar. Caso isso ocorra, peça também uma limpeza nos dutos da ventilação.
- Para retardar a necessidade de limpeza do evaporador, desligue o ar condicionado e ligue o ventilador alguns minutos antes de desligar o carro
- Não importa a temperatura ou a velocidade do ar, o ar condicionado só para de roubar potência do motor quando está totalmente desligado.
- O compressor do ar condicionado é dimensionado de acordo com a faixa de giro do motor. Nem sempre quando se instala o sistema no aftermarket isso é levado em consideração, o que pode sobrecarregar o sistema, principalmente em se tratando de carros 1.0. O sistema de ar condicionado que vem de fábrica rouba menos potência que os instalados no aftermarket, e costumam dar menos defeitos.

- Direcionar as saídas para cima evita que você entre em contato direto com possíveis impurezas presentes no ar e ajuda a refrescar a cabine por igual.
- Época de tempo frio? Ative o ar condicionado pelo menos uma vez por semana por 10 minutos, para impedir o acúmulo de sujeira e para não danificar o sistema. Pode ser na intensidade mínima.
- O fluido refrigerante não gasta nem envelhece. Se houver vazamentos o fluido escapa. Antes de ser recarregado, é necessária uma verificação em busca do local por onde ele escapou.
- No frio, quando os vidros embaçam, o ar condicionado pode ser usado junto com o ar quente. O sistema desembaça mais rápido, e caso em seguida o ar quente seja usado, como ele também retira a umidade do ar, o vidro não voltará a embaçar.
- Desencane de usar as velocidades mais altas do ar condicionado. Além de serem barulhentas, o ar não sai tão fresco como deveria. Assim você perde potência e combustível à toa.
- Na estrada, em velocidades mais altas, é interessante fechar os vidros e ligar o ar condicionado. Os vidros abertos geram arrasto aerodinâmico, fazendo o carro consumir tanto quanto se estivesse com o ar condicionado ligado. E com os vidros fechados você pode ouvir uma boa música em paz, em temperatura agradável.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.