por Márcio Maio
Auto Press
Falar em exclusividade no setor
automotivo, que inventou a produção industrial em série, pode soar como
contradição. Mas a proposta da Maserati para o seu sedã Quattroporte no
Brasil parece ser justamente essa.
A fabricante de automóveis de luxo
traz apenas a versão de topo do modelo para o país – e pelo redondo e
imodesto valor de R$ 1 milhão. Mas o consumidor pode, por encomenda,
personalizar o automóvel de tal forma que é bem possível que seu carro
se torne realmente único no país. Mesmo porque a sexta geração do
Quattroporte, lançada em janeiro do ano passado na Europa e em maio por
aqui, teve apenas 11 unidades vendidas no território nacional. Desde
quatro modelos de rodas entre 19 e 21 polegadas, oito tons de
carroceria, cinco cores de pinças de freio e cinco tipos de madeiras
para o interior, muitas são as combinações possíveis para quem decide – e
pode – levar um Quattroporte para a garagem.
Para tirar os 1.900 kg do Quattroporte
da inércia, a Maserati instalou o novo motor V8 biturbo de 3.8 litros a
gasolina, o mais moderno propulsor já utilizado em um carro da marca.
Capaz de entregar impressionantes 530 cv de potência a 6.800 rpm e 72,4
kgfm de torque a 2250 giros, a unidade de força faz o carro chegar aos
100 km/h em apenas 4,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 307
km/h. O conjunto é gerenciado pelo câmbio automático de oito marchas da
alemã ZF, que despeja a potência nas rodas traseiras e possui cinco
modos de operação: Auto Normal, Auto Sport, Manual Normal, Manual Sport e
I.C.E,. que melhora a eficiência do consumo de combustível.
No exterior, a tradicional grade oval da
Maserati, com o tridente da marca cravado em seu centro, cria uma
identificação quase instantânea com a fabricante. O visual, aliás, é um
atrativo à parte no carro. O sedã premium tem silhueta que lembra a de
um cupê – embora esbanje espaço interno para os ocupantes traseiros – e
detalhes que reforçam seus traços esportivos. Como os dois pares de
ponteiras de escape em aço escovado e as três tomadas de ar instaladas
atrás das rodas dianteiras, que iniciam as linhas laterais do
Quattroporte.
Pelo preço de R$ 1 milhão, o sedã
ostenta dispositivos tecnológicos que até impressionam, mas não parecem
justificar esse inusitado valor. O carro traz sistema de navegação
equipado com tela “touch screen” de 8,4 polegadas, câmera de ré e é
capaz até de reconhecer redes de internet sem fio. Os passageiros de
trás contam com duas telas de 10,2 polegadas de LCD instaladas nos
encostos dianteiros e a versão completa, que é a disponível no Brasil,
conta também com equipamento de som com 15 alto-falantes espalhados pelo
carro. Na questão da segurança, o Quattroporte GTS sai com seis airbags
– dois frontais, dois laterais e dois de cortina.
Primeiras impressões
Abuso do poder econômico
Rio de Janeiro/RJ – Tudo em torno da
Maserati exala riqueza. Inclusive o local escolhido pela marca para a
realização de seu “test drive”, para poucos veículos imprensa
especializada e possíveis compradores do seu topo de linha, o sedã
Quattroporte. Foi escolhido para o evento o imponente Iate Clube do Rio
de Janeiro, que fica no tradicional bairro carioca da Urca. De lá,
cercado de “humildes” embarcações da alta burguesia, partiu o teste. Com
direito a escolta de dois seguranças que, sem a mesma sorte, fizeram o
percurso a bordo de um despojadíssimo Fiat Mille.
A configuração é a única disponível no
Brasil, a GTS, que traz um potente propulsor V8 3.8 litros biturbinado. O
motor impressiona não apenas pelo desempenho, mas principalmente pelo
ronco que emite desde a partida. A ignição é feita ao lado esquerdo, a
partir de um botão, e a transmissão automática de oito marchas explora
bem a unidade de força, com trocas suaves e no “timing” certo. Para quem
prefere uma direção mais esportiva, o Quattroporte permite a troca de
marchas a partir de generosas borboletas localizadas no volante.
O V8 induz a acelerações mais incisivas
no pedal, talvez uma tentativa de “libertar” os 530 cv de potência que o
propulsor ostenta. Pena que o trajeto proposto para a avaliação, todo
em perímetro urbano, não tenha permitido a experiência de uma direção
mais esportiva. Pelo menos, foi possível constatar que a suspensão atua
de maneira impecável, aliviando os ocupantes dos impactos das
buraqueiras das ruas brasileiras. De dentro do carro, a impressão que se
tem na maior parte do tempo é de que se transita em uma superfície
absolutamente lisa.
O veículo alia a esportividade de um
motor biturbo ao luxo e conforto de um sedã que vai além da categoria
premium. Como se pode esperar de um Maserati que não sai da
concessionária por menos de R$ 1 milhão, a cabine tem acabamento de
altíssimo nível. Painel e o console central esbanjam vários detalhes em
madeira e o ar-condicionado do veículo é quadrizone, permitindo ajustes
individuais de temperatura. O sistema multimídia traz uma tela de 8,4
polegadas sensível ao toque emoldurada em alumínio escovado e de fácil
utilização. Um charme extra – e que também reforça o requinte e o luxo
do automóvel – fica por conta do tradicional relógio de ponteiros no
centro do painel, uma marca da fabricante italiana.
Ficha técnica
Maserati Quattroporte GTS
Motor: A gasolina,
dianteiro, longitudinal, 3.798 cm³, oito cilindros em “V”, com quatro
válvulas por cilindro, dois turbocompressores e duplo comando do
cabeçote. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de oito marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 530 cv a 6.800 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 4,7 segundos.
Velocidade máxima: 307 km/h.
Torque máximo: 72,4 kgfm a 2.250 rpm.
Diâmetro e curso: 86,5 mm x 80,8 mm. Taxa de compressão: 9,5:1.
Suspensão: Dianteira tipo Double-wishbone com braços de alumínio e traseira tipo Double-wishbone com cinco braços multilink.
Pneus: 245/40 R20 na frente e 285/35 R20 atrás.
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas com ABS e EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares, com 5,26 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,48 de altura e 3,17 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.900 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 530 litros.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Turim, Itália.
Lançamento mundial: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado digital quadrizone, trio elétrico, direção com assistência hidráulica, ABS, EBD, airbags frontais, laterais e de cortina, central multimídia com comandos no volante e tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, rádio/CD/DVD/MP3/SD/USB/iPod/Bluetooth, leds de iluminação diurna, sensores de estacionamento, volante e bancos dianteiros aquecidos e duas telas de 10,2 polegadas de LCD nos encostos dianteiros.
Preço: R$ 1 milhão.
Transmissão: Câmbio manual de oito marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 530 cv a 6.800 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 4,7 segundos.
Velocidade máxima: 307 km/h.
Torque máximo: 72,4 kgfm a 2.250 rpm.
Diâmetro e curso: 86,5 mm x 80,8 mm. Taxa de compressão: 9,5:1.
Suspensão: Dianteira tipo Double-wishbone com braços de alumínio e traseira tipo Double-wishbone com cinco braços multilink.
Pneus: 245/40 R20 na frente e 285/35 R20 atrás.
Freios: Discos ventilados nas quatro rodas com ABS e EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares, com 5,26 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,48 de altura e 3,17 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.900 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 530 litros.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Turim, Itália.
Lançamento mundial: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado digital quadrizone, trio elétrico, direção com assistência hidráulica, ABS, EBD, airbags frontais, laterais e de cortina, central multimídia com comandos no volante e tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, rádio/CD/DVD/MP3/SD/USB/iPod/Bluetooth, leds de iluminação diurna, sensores de estacionamento, volante e bancos dianteiros aquecidos e duas telas de 10,2 polegadas de LCD nos encostos dianteiros.
Preço: R$ 1 milhão.
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