Saiba tudo sobre o menor SUV da Porsche, que chegará ao Brasil em maio
Agora, a Casa de Stuttgart quer inovar novamente, e com um novo SUV. Mas, enquanto o Cayenne compartilha a plataforma com o VW Touareg, o Macan (nome que deriva da palavra tigre, na Indonésia) é feito sobre a base do Audi Q5. Além disso, o Porsche difere muito mais de seu “irmão” que o Cayenne da Volkswagen. Para se ter ideia, basta dizer que menos da metade dos componentes do Audi equipam o novo utilitário.
O novo utilitário — que será produzido na fábrica da Porsche em Leipzig, na Alemanha — tinha a sua primeira aparição mundial marcada para o Salão de Los Angeles, mas nós pudemos conferir as primeiras impressões com o modelo (sem qualquer disfarce) bem antes do evento americano.
Na lateral, destaca-se a traseira bastante inclinada, o que confere à carroceria um formato mais próximo do de um cupê (quase como o do BMW X6). Atrás, as lanternas são mais afiladas e horizontais que no Cayenne.
Voltando à dianteira, chama a atenção o estilo inusitado do capô, que se estende por toda a parte frontal, incluindo os para-lamas, e traz recortes para os faróis. De acordo com a fabricante, esse recurso proporciona um melhor fluxo de ar dentro do cofre, contribuindo para o arrefecimento do motor.
A intenção pode ter sido boa, mas, na prática, a menor altura do carro, aliada ao já citado desenho “estilo cupê” da traseira prejudicam o conforto para quem viaja no banco de trás, principalmente o espaço para as cabeças.
Com o carro em movimento, foi possível perceber que a suspensão (multibraço na dianteira e na traseira) trabalha muito bem, assim como a direção com assistência elétrica.
Com um propulsor com esses valores e uma posição mais baixa de dirigir, não é difícil ficar entusiasmado ao volante do Macan. O acabamento — como era de se esperar — é esmerado e tem muitas semelhanças com o do Cayenne.
Durante o nosso percurso, preferimos dispensar o trecho de terra disponível, pois a própria Porsche afirma que os compradores do Macan raramente utilizarão o modelo nessas condições. Mesmo assim, o técnico que conduz o carro durante a nossa avaliação lembra que o veículo tem muitas qualidades para enfrentar diversas situações off-road.
DESEMPENHO
A versão Turbo do Macan conta com um novo motor V6 com injeção direta e 400 cv que promete uma boa dose de esportividade
DIMENSÕES
Com o mesmo entre-eixos do Audi Q5, o Macan é mais comprido, largo e baixo, o que lhe confere um perfil dinâmico e ousado
CAPÔ
Cobre toda a parte dianteira e melhora o fluxo de ar dentro do cofre do motor. Os faróis possuem LEDs, mas as luzes diurnas não estão integradas ao conjunto
PESO
Mesmo com o uso intensivo de alumínio em sua estrutura, o Macan deve pesar cerca de 1,8 tonelada, como o Q5
MOTORES
A gama de propulsores turbo terá de 258 cv a 400 cv. Posteriormente, também está prevista a chegada de motores 4 cilindros superalimentados
Audi Q5 e Porsche Macan lado a lado
Audi Q5: a gama Q5 conta com uma boa variedade de motores e opções com tração integral permanente. As configurações com maior destaque são as versões diesel com 313 cv à disposição e a híbrida (gasolina/elétrica), com 245 cv.
Porsche Macan: as versões do Porsche Macan equipadas com motores a gasolina terão de 340 cv a 400 cv à disposição e serão bem mais potentes que o Audi. A tração integral contará com acionamento elétrico.
ESPAÇO INTERNO
Audi Q5: além de oferecer uma cabine muito espaçosa (tanto para as pernas quanto para a cabeça dos ocupantes) e requintada, o Audi Q5 ainda conta com um porta-malas bastante amplo, versátil e fácil de ser carregado
Porsche Macan: No Macan, quem viaja atrás tem bom espaço para as pernas, mas não tanto para a cabeça, devido ao desenho da traseira do veículo. Também por isso, o porta-malas não é tão espaçoso para a utilização familiar
Audi Q5: racionalmente, ele transporta seus passageiros de maneira mais confortável, mesmo não sendo um SUV grande. Mas, emocionalmente, perde na dirigibilidade e no prazer ao conduzir para o Macan.
Porsche Macan: ele não é melhor, mas sim mais esportivo que o Q5. O primeiro contato com o veículo indica que ele pode se tornar o SUV mais ágil de sua categoria, mesmo não sendo o mais prático.
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