por JULIO CABRAL
futurologia ou por chute. O caso é que os sedãs nipônicos vivem encastelados, blindados pela confiabilidade e por um pós-venda dos melhores.
É por isso mesmo que a Nissan deixa claro que o Sentra é mais japonês do que tudo. Essa demarcação de território começou na apresentação. Slide após slide,os especialistas da marca dividiram o segmento entre os nipônicos (Toyota Corolla e Honda Civic), marcas tradicionais (Chevrolet Cruze, Ford Focus e Volkswagen Jetta) e não tradicionais (Citroën C4Lounge, Hyundai Elantra e Renault Fluence). Será que o Sentra se afirma como sucesso oriental e foge da sina de aposta não tradicional?
Colocamos o Nissan para encarar o Civic, o atual líder do segmento. Basta olhar por poucos segundos para reparar que o Sentra cresceu e apareceu. Ao contrário do que parece, esse traje clássico não é fraque para desfilar e sim um uniforme de guerra. A imagem é uma das armas na batalha da América do Norte. Naquele fronte, sedãs médios-grandes encabeçam a fileira dos mais vendidos. Estão lá Toyota Camry, Honda Accord, Ford Fusion e Nissan Altima. Os médios estão ali para fazer o papel de dupla de ataque. Esse dueto é afinado na Toyota, Honda e, agora, até na Ford, mas nem tanto entre os Nissan. O Altima sempre vendeu mais que o Sentra e, por isso mesmo, a saída foi aproximá-los. O laço nem precisa ser confirmado por DNA, dê uma olhada na linha de caráter que surge na dianteira sinuosa e segue direto até a traseira. A Honda fez o mesmo na reestilização precoce do Civic nos Estados Unidos, onde o modelo adotou toques de Accord como os cromados e as lanternas espichadas.
Por isso mesmo, enquadramos ele contra o Civic LXR de R$ 74.490. No custo-benefício, o Sentra top leva vantagem sobre o rival intermediário. Além do preço menor, tem itens indisponíveis no Honda, tais como ar-condicionado com duas zonas, GPS com tela sensível ao toque, partida sem chave, sensores de estacionamento, teto solar, retrovisores rebatíveis eletricamente e interno eletrocrômico, leds nos faróis e lanternas e rodas aro 17. Em segurança, a distância é ampliada, são seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina), contra dois do rival. Recheio farto é macete de concorrente não tradicional. Ficaram de fora apenas os controles de estabilidade e de tração.
Mesmo sem tal arsenal, o Civic ficou mais recheado e traz os itens triviais desse segmento, entre eles ar digital, couro e câmera de ré, mas de exclusivo traz a função um toque para todos os vidros (só o do motorista no Sentra) e as borboletas no volante. O Nissan possui câmbio CVT sem relações definidas de marcha, porém poderia investir na simulação
de marchas, como fez o Renault Fluence.
É uma ausência que sacramenta a opção pela serenidade. Os japoneses levam a sério essa luta contra índices de ruído, vibração e aspereza e no Nissan não é diferente. A suspensão amortece bem as irregularidades. Rodando a 120 km/h, o coeficiente de penetração aerodinâmica de apenas 0.29 abafa o ruído do vento, enquanto o motor gira mansinho a menos de 2 mil giros.
Mecânica
Agora, se você é do tipo que busca uma pegada esportiva, pode achar o Sentra muito certinho. O casamento do CVT (60% de componentes novos) e do 2.0 16V de 140 cv é feliz. Lembra daquele barulho esgoelado que os scooters fazem ao subir ladeiras? É por causa da união entre motorzinhos e câmbio continuamente variável. Essas notas esganiçadas
raramente são atingidas pelo 2.0 16V, enquanto o 1.8 16V do americano é mais dado a isso.
Os 20 kgfm a 4.800 rpm são esticados pelo câmbio que responde de maneira rápida e, mesmo quando os giros vão lá em cima, é só o tempo para retomar. Não incomoda mais do que uma redução.
Se não perturba os sentidos, o conjunto também não estimula eles. O Civic extrai mais do seu 2.0 16V de 155 cv e tem torque semelhante (19,5 kgfm aos mesmos 4.800 giros). Além de mais potente, o Honda é um tico mais leve, 1.294 kg contra 1.348 kg, o que lhe dá uma relação peso-potência de 8,3 kg/cv contra 9,6 kg/cv. Isso ajuda a explicar a diferença de desempenho. O Civic foi de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos face 11,4 s do Sentra. A vantagem se repete nas retomadas, o Honda retoma de 60-100 km/h em 5,8 s contra 7 s do
Nissan. Em frenagem, o equilíbrio se reestabelece. A placidez do Sentra começa a pagar dividendos no posto. No ciclo urbano, o mexicano marcou 8,1 km/l de etanol, enquanto na estrada ficou em 10,8 km/l, bem melhor que o Civic e seus 5,6 km/l e 9,7 km/l entre cidade e rodovia. Mesmo com a função Econ (que suaviza respostas e troca marchas mais cedo) e gráficos coloridos que indicam o modo mais econômico de dirigir, o Honda se saiu pior que o Nissan, que conta com a ajuda de dois indicadores: um de consumo instantâneo e outro
que exibe a pressão aplicada sobre o acelerador.
de 2006 tinha relação mais direta de 13,7:1. A suspensão traseira por eixo de torção também não acompanha a dianteira da mesma forma que faz o conjunto traseiro Multilink do Honda.
Ainda assim, numa disputa de sedãs médios a esportividade pura fica em segundo plano, não é à toa que o Honda ficou mais civilizado. O Sentra leva vantagem nos critérios racionais como equipamentos, economia e custo-benefício. O Civic continua a ter uma tocada prazerosa e está mais esperto graças ao novo 2.0. Porém isso não dá a ele a
vitória, ainda que sua liderança não seja ameaçada. A Nissan deseja vender 1.300 Sentra mensais, o dobro de antes, mas bem distante dos mais de 5 mil Civic vendidos por mês. Ser a terceira via dos japoneses é o suficiente para o modelo, que é nipônico
até na modéstia. Nem precisava tanto.
CORRENDO POR FORA | |
---|---|
O Focus sedã aprendeu bem com os japoneses e ficou mais equipado. Parece ter seguido a linha da humildade também, almejando apenas o g4 entre os sedãs – a liderança fica para o hatch –, até 2.500 carros/mês. Não será difícil, pelo visto. O Ford tem acerto de suspensão invejável e desempenho de sobra. Seu motor duratec 2.0 16v flex com injeção direta e câmbio de dupla embreagem o levaram aos 100 km/h em 9,1 segundos. o pacote, contudo, tem o seu preço. São R$ 81.990 pedidos pelo Titanium, enquanto o SE sai por R$ 74.990. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.