Noruegueses fizeram média de 30,3 km/l em uma viagem que durou 28 horas e passou por três países
O motor 1.0 litro EcoBoost da Ford deu mais uma prova do porque foi eleito o Motor Internacional do Ano em 2013. Uma dupla norueguesa, a bordo de um Ford Focus equipado com o propulsor que gera 125 cv, viajou 1.619 km com apenas um tanque de combustível.
Knut Wilthil e Henrik Borchgrevink passaram por Finlândia, Suécia e
Noruega em um trajeto que durou 28 horas até ficarem sem gasolina em
Oslo, capital da Noruega.O motor 1.0 litro EcoBoost da Ford deu mais uma prova do porque foi eleito o Motor Internacional do Ano em 2013. Uma dupla norueguesa, a bordo de um Ford Focus equipado com o propulsor que gera 125 cv, viajou 1.619 km com apenas um tanque de combustível.
A média de consumo da dupla, que dirigiu de forma eficiente a maior parte do caminho, foi de 30,3 km/l – a Ford estima o consumo em 20 km/l. Os "pilotos ecológicos" mantiveram uma média de velocidade de 60 km/h e, evitaram ao máximo apertar o pedal de freio e ligar o ar-condicionado. E vale lembrar que o tanque de combustível tem capacidade para 55 litros.
EcoBoost 1.0 litro
O primeiro a receber o EcoBoost 1.0 foi o médio Focus, nas versões hatch e station wagon. O propulsor, dotado de turbo para conseguir chegar à potência indicada, pesa apenas 95 kg e tem dimensões muito enxutas – consegue ser equilibrado em cima de uma folha de papel tamanho A4! O baixo peso da unidade é capaz de tornar mais leve qualquer carro no qual ele for aplicado, além de melhorar o comportamento dinâmico, com menos massa na dianteira do carro.
Além disso, conta com avançadas soluções tecnológicas, como dois circuitos de arrefecimento, para que todo o motor chegue à temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente e com uniformidade. Isso permite que a fase de menor eficiência seja quase suplantada e o 1.0 litro perca apenas 7% das capacidades na fase fria, metade do percentual de outros motores. A Ford até dispensou as árvores balanceadoras normalmente usadas para curar a maior vibração dos propulsores três cilindros. No lugar delas, um volante do motor com distribuição de massa propositalmente irregular cumpre a função e economiza no peso total do propulsor.
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